Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Náutico Atlético Cearense


O clube ainda na Praia Formosa. 
Esta fotografia é de 1929, ano de sua fundação. 

"Olhem o detalhe no canto esquerdo da foto, uma bomba de puxar água manual para tirar o sal da água do mar." Nirez

Em 09 de junho de 1929, às 10 hs, é inaugurado o Náutico Atlético Cearense, na Praia Formosa, ou Praia do Magarefe, em terreno de Manuel Borges Teles (Manuelito Borges) sendo, no mesmo dia eleita sua primeira diretoria, que tinha na presidência Pedro Coelho de Araújo, seguido de Júlio Coelho de Araújo (vice-presidente), Ademísio Barreto Vieira de Castro (primeiro secretário), Fernando Fernandes de Melo, Raul Farias de Carvalho (tesoureiro), Wandemberg Gondim Colares, Wilson Secundino do Amaral (Wilson Amaral), José Pompeu de Arruda, Renato Serra, Tomé Coelho de Araújo e José Brasil. Esta fotografia é de 1929, ano de sua fundação.

Primeira sede do Náutico na praia Formosa. Foto de 1929 - Arquivo Nirez

Postal Praia do Meireles onde vemos a sede provisória do Náutico

Turma do Náutico rumo a lagoa de Messejana. Carlos Juaçaba

Em 1944 é comprado o terreno da nova sede na Praia do Meireles e em 11 de janeiro de 1948, dá-se o lançamento da pedra fundamental:




"Quando da compra do primeiro terreno do clube, a Avenida Abolição ainda não havia sido aberta. O terreno delimitava-se pelas avenidas Beira-mar e Desembargador Moreira e pelas ruas Antonio Justa e Barbosa de Freitas.
Quando da compra do segundo terreno do clube, a Rua Barbosa de Freitas ainda chegava até a Avenida Beira-mar, dividindo assim ambos os terrenos. O segundo terreno chegava até a Rua Nestor Leite Babosa, que o separava do terreno onde se instalava o  mercadinho São José, atual supermercado Pão de Açúcar.
Para a união dos dois terrenos, o clube teve que ceder uma parte do seu terreno à Prefeitura Municipal de Fortaleza, já prevendo a abertura da Avenida Abolição. Tal cessão resultou na criação da Praça Matias Beck, na bifurcação entre a Avenida Abolição e a Rua Antonio Justa."     Igor Fracalossi

Náutico sendo construído em 1948. Acervo de Paulo Miranda Moreira de Sousa



Diretores do Náutico em 1948. Acervo de Adriano Barros Leal



"Em 1952, inaugura-se o edifício principal, projetado pelo arquiteto Emilio Hinko e compra-se um segundo terreno, aumentando para quase o dobro a área livre do clube." 
 Igor Fracalossi

Crédito: Isabela Sampaio.

Postal Náutico em construção.

Crédito: Igor Fracalossi


No dia 19 de julho do ano de 1952, inauguram-se as novas instalações do Náutico Atlético Clube, nas Avenida da Abolição nº 2427, Avenida Desembargador Moreira e Avenida Beira-Mar, na Praia do Meireles, prédio com planta do arquiteto Emílio Hinko.


Festa de inauguração da nova sede no Meireles.

Já na sede da Praia do Meireles (ainda sem muro em volta)


O Clube Náutico é de arquitetura genovesa. Já foi parcialmente tombado. 
Foto dos anos 50



O Náutico é o clube mais antigo de Fortaleza. A data de fundação remete a 5 de junho de 1929. Nessa época, a sede do Náutico ficava na Praia Formosa, situada em um terreno em frente à Cadeia Pública e a Estação Ferroviária. Em 1944, com a construção do Porto do Mucuripe, o mar avançou em várias praias de Fortaleza, acabando com a Praia Formosa. O clube foi transferido para a Praia do Meireles (hoje Praia do Náutico), considerada na época distante da cidade e, por ser deserta, o preço do terreno era barato.

Inauguração do Parque Aquático



“O Parque Aquático do NÁUTICO ATLÉTICO CEARENSE, que é composto de um harmonioso conjunto de quatro piscinas, será inaugurado pelo grande desportista JOÃO HAVELANGE, Presidente da C.B.D. e campeão de natação e polo aquático no passado, laureado em tantas competições regionais e internacionais(...) quando o Náutico Atlético Cearense estará comemorando, com grandioso programa, o seu 30º aniversário de fundação. (...) a monumental festa de aniversário do Náutico Atlético Cearense apresentará também espetáculos do Balé Aquático. Saltos ornamentais e exibições de Aqualoucos poderão abrilhantá-la. O presidente João Havelange, podendo comparecer, inaugurará o parque aquático, atravessando a nado a piscina olímpica”. 

(Jornal O Povo, Fortaleza, 26 de maio de de 1959) 

Projeto de ROBERTO VILAR RIBEIRO, O parque aquático do NÁUTICO ATLÉTICO CEARENSE foi inaugurado em 1959 com uma grande celebração esportiva, guardada até hoje na memória de seus protagonistas. A edição de 2 de junho de 1959 do jornal O Povo pronunciava: “(...) As festividades terão inicio com a ascensão da pira pelo primeiro sócio do Náutico, sr. RAUL CARVALHO. Um grupo de atletas de vários clubes partirá do primitivo local onde nasceu o clube alviverde, na Praia Formosa, conduzindo numa corrida de revezamento, o fogo simbólico(...)”. “Segundo Mirtes Freitas, em “A cidade dos clubes”(2005), além dos procedimentos cívicos, os eventos esportivos em torno da piscina estenderam-se por seis dias, de 3 a 9 de junho, encerrando-se com grande banquete. Para MANINHO BRÍGIDO, o evento foi o mais marcante em sua trajetória na natação e ainda traz uma lembrança engraçada, quando ele e a equipe dos Diários foram obrigados a fazer exames médicos para poder entrar na piscina do Náutico.” Lembrança engraçada, quando ele e a equipe dos Diários foram obrigados a fazer exames médicos para poder entrar na piscina do Náutico.”

História dos Esportes Aquáticos, Registros e testemunho dos primeiros anos, Organizador: Cláudio Ferreira Bastos, Edições Livro Técnico.
Agradecimento: Adriano Nac


Ginásio poliesportivo

Durante a gestão de Meton César de Vasconcelos, inicia-se as obras do Ginásio poliesportivo.

Em 1992, inaugura-se a expansão do edifício principal, projetada pelo arquiteto Neudson Braga.






Fotos históricas:


Inauguração do Restaurante do Náutico Atlético Cearense em 1952
Arquivo Joanna Alice Dell'Eva

Garçons em frente ao famoso espelho do Náutico em 1952
Arquivo Joanna Alice Dell'Eva
Náutico em foto da década de 60 - Acervo Pedro Leite


Piscina do Náutico - Foto de 1958 da Aba Film


Década de 50






Náutico atlético Cearense - Anos 50
Acervo Carlos Juaçaba

Inauguração das quadras de vôlei do Náutico- Acervo Carlos Juaçaba


Praia do Náutico década de 50


A nova sede foi inaugurada, oficialmente em 1950.


Foto dos anos 50 - Arquivo IBGE


Festa Black-Tie em comemoração a eleição da Miss Ceará em 06 de maio de 1956 no Náutico. Vemos o empresário Antônio Guimarães, o Capitão dos Portos Geraldo Juaçaba (à direita) e o comandante da Escola de Aprendizes acompanhados das esposas.
Acervo Carlos Juaçaba


Foto do desfile da Miss Ceará 1957,  Lia Guimarães Pires de Castro em 11 de Maio de 1957.
Apesar dela representar os Clubes Elegantes, ela era do Clube Massapeense. Foi a candidata mais alta do Miss Ceará e Miss Brasil.- Acervo Totonho Laprovitera

Anos 60


Baile Infantil do Náutico na década de 60. Acervo da página Museu da Pessoa Comum. 
Foto de Lina Cavalcante

Grupo das Presidiárias no Náutico Atlético Cearense. Carnaval da década de 60. Acervo da página Museu da Pessoa Comum. Foto de Mariana Marques


Náutico em 1960 
Foto da exposição Viva Fortaleza

Náutico em 10 de julho de 1960. Acervo Alexandre Montenegro



O Clube foi fundado por um grupo de 11 jovens comerciários e bancários, na antiga Praia Formosa, hoje Praia de Iracema. O projeto arquitetônico é do húngaro Emílio Hinko e hoje o Clube do Náutico é considerado um patrimônio da cidade de Fortaleza.


Foto do interior do clube - Anos 60

Atualmente o Clube Náutico Atlético Cearense conta com uma excelente estrutura para prática de esportes como natação, nado sincronizado, polo aquático, futsal e jiu-jitsu. Também mantém equipes em esportes como natação, basquete, tênis e vôlei.


Postal dos anos 60




O clube em 15/12/1971 - Arquivo O Povo

O Clube Náutico está localizado na Avenida da Abolição, Nº 2727, Bairro Meireles, em Fortaleza, CE.


Postal piscina com trampolim






Fonte: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo