Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

AABB - Associação Atlética Banco do Brasil




A história da AABB Fortaleza remonta ao ano de 1941, mais precisamente no dia 5 de abril. Fundada por um grupo de funcionários do Banco do Brasil, sua primeira sede surgiu na rua dos Tabajaras, Praia de Iracema

Foto provavelmente feita na primeira sede do clube, na rua dos Tabajaras.
Acervo Sônia Lúcia Machado Braga

Com o crescimento do clube crescia o aumento do número de sócios, a casa que havia sido alugada já não mais atendia à demanda.


Clube da AABB em 1963 - Acervo Sônia Lúcia Machado Braga

Acervo Sônia Lúcia Machado Braga

Parquinho da AABB em 1965 - Acervo Sônia Lúcia Machado Braga

A nova sede passou, então, para a Avenida Heráclito Graça. Até que no dia 4 de maio de 1955, foi assinada a escritura da compra de um terreno na Praia do Meireles e logo iniciada a construção da sede social.


Parquinho da AABB em 1965 - Acervo Sônia Lúcia Machado Braga

Carnaval de 1959 - Acervo Sônia Lúcia Machado Braga

Em 03 de julho de 1955, a Associação Atlética Banco do Brasil, lança a pedra fundamental de sua nova sede no Meireles.
Em maio de 1958, é inaugurado em Fortaleza, o edifício sede do clube do Banco do Brasil, a AABB, na Avenida Antônio Justa nº 2311, no Meireles.

O grande conjunto Big Brasa tocando em uma festa de debutantes na AABB.

No dia 27 de maio de 1962, é eleita Miss Ceará 1962, em festa realizada no Náutico Atlético Cearense - NAC, Rita Nóbrega de Melo, representante da AABB.

Miss Associação Atlética Banco do Brasil – Rita Nóbrega de Melo que foi Semifinalista no Miss Brasil Internacional/Mundo/Universo 1962 e eleita Miss Simpatia. 



Miss AABB 1963

A escolhida como representante do Clube AABB naquele ano, foi Sônia Lúcia Machado Braga.
A miss AABB tinha 19 aninhos, 1,63 de altura e 54 quilos. Cabelos e olhos castanhos:

Ficha do concurso - Arquivo pessoal de Sônia Lúcia Machado Braga

Sônia Lúcia recebendo a faixa de Miss AABB em 1963
Arquivo pessoal de Sônia Lúcia Machado Braga

A linda Miss AABB desfilando no Náutico em 1963 no concurso Miss Ceará.
Arquivo pessoal de Sônia Lúcia Machado Braga

As 7 candidatas ao Miss Ceará de 1963 em desfile no Náutico Atlético Cearense. 

1º- Miss Fortaleza Esporte Clube – Vera Maria Barros Maia
2º- Miss América Futebol Clube – Célia Fátima Silva de Oliveira
3º- Miss Clube Náutico Atlético Cearense – Eliana Pessoa Ramalho
4º- Miss Associação Atlética Banco do Brasil – Sônia Lúcia Machado Braga
5º- Miss Clube Iracema – Sílvia Regina Sousa Costa
6º- Miss Comercial Clube – Ana Maria Boblitz
7º- Miss Juazeiro do Norte – Carmen Melo Amaral
Arquivo pessoal de Sônia Lúcia Machado Braga

Poesia para a Miss AABB 1963 Sônia Lúcia Machado Braga

Reportagem sobre a Miss AABB 63 - Acervo Sônia Lúcia Machado Braga

Sônia Lúcia (Miss AABB 63) entrega a faixa para miss AABB 1964 Ivone Maria
Acervo Sônia Lúcia Machado Braga

O quadro da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB sagra-se campeão cearense de futebol de salão em 06 de outubro de 1973, com a vitória sobre a equipe do Sumov, no Ginásio Paulo Sarasate.


Final dos anos 70



O Clube nos anos 80 - Crédito Sampaio

Final dos anos 80

A AABB abre em 28 de janeiro de 1992, o I Salão de Humor de Fortaleza (Nacional).

A Sede da AABB Fortaleza foi vendida a empresa paulista TECNISA por R$ 45 milhões e no lugar construído um edifício residencial.

Campeonato de Xadrez no Clube da AABB em 1994 - Acervo História do Xadrez Cearense

Foto de 2003 - Arquivo pessoal

A AABB funcionava na Avenida Beira Mar há mais de 50 anos, mas os elevados impostos inviabilizaram a permanência do clube no atual local.


Foto de 2003 - Arquivo pessoal


"Em 05 de abril de 1941, um grupo de abnegados funcionários do Banco do Brasil plantou essa semente que, bem regada, logo germinou e, com o passar dos tempos, transformou-se numa frondosa e frutífera árvore.
            Nessa trajetória de mais de seis décadas, muitos caminhos foram desbravados, outras sementes lançadas em solo fértil, e muitos frutos colhidos.
            Os tempos mudaram, e as águas que irrigavam o terreno dessa planta escassearam. E, a custo de muito sacrifício e abnegação, transpondo as pedras do caminho, os associados que formam a atual Diretoria tentam mudar o cenário e plantar nova árvore em terreno mais produtivo, a fim de que voltemos a colher os frutos sazonados de então.
            Ao fazermos uma retrospectiva da vida das AABB e do que elas representam para nós, começamos pelo dias da nossa posse no Banco do Brasil, às vezes nos mais distantes rincões do País. Junto à documentação trabalhista que assinávamos para a admissão, estava a proposta para filiação à AABB. E quanto nos orgulhávamos em ser sócios, pois já conhecíamos esse Clube da nossa cidade de origem, e por ele nutríamos muita admiração. O valor da mensalidade era irrisório, e o Banco contribuía com igual valor, além de rateios semestrais e verbas extras para projetos de melhorias.
            Fim de tarde. O expediente foi por demais estafante. Ouvia-se uma voz: vamos à AABB “bater um racha” e tomar uma gelada, para renovarmos as nossas forças para amanhã. Todos concordavam. E lá chegávamos. Conversas amenas entre colegas, planos para melhoria da sede, planejamento de eventos sociais para o fim-de-semana. Na rústica sede, formada por um quiosque de palha, um bar acanhado com um freezer e uma quadra de cimento para a prática de futebol de salão, deleitávamos até que o sinal da luz convidava-nos a nos recolhermos aos nossos lares.
            A AABB Fortaleza também teve seus momentos áureos. Quantas vezes, nas manhãs ensolaradas de domingo, chegávamos à sua sede e ficávamos na fila de espera para nos acomodarmos em uma mesa, de preferência próxima à piscina. As festas também eram muito frequentadas. Os espaços físicos tiveram de ser ampliados, para atender aos mais de 2.000 sócios, afora os seus dependentes.
            Os tempos mudaram e trouxeram dificuldades não só para as AABB, como para todo o segmento de clubes sociais. Todavia, felizmente, após passar por muita sedes provisórias, e aproveitar os tempos de bonança, AABB instalou-se na Beira Mar, numa área nobre e de reconhecida valorização, fruto de confiáveis e arrojadas administrações que permearam toda a vida do Clube, até hoje.
            Mesmo com as dificuldades financeiras para gerir esse grande patrimônio, assunto já bem difundido em nosso meio, não arrefecemos os ânimos e aguardamos novos tempos que, com certeza, despontarão para o Clube, tão logo seja concluído o processo de venda parcial da sua sede.
            E nesse clima de confiança e esperança que convidamos a conhecer nosso clube e os serviços que oferecemos.
            Um cordial abraço!" 
Humberto F Lopes
Vice Pres. Financeiro


Adeus meu clube do coração ♥

Com a venda do terreno da AABB, em janeiro de 2009 começa a construção do Landscape Beira Mar:

Vista pela Avenida Beira-Mar

Vista pela Rua Joaquim Nabuco

Vista pela Avenida Abolição

No local onde antes esteve o meu querido clube, hoje (2013) se encontra o Landscape Beira Mar em fase final da obra.

Boa Notícia: A nova Sede (Sede Urbana) da AABB está em construção na rua Soriano Albuquerque, 1179, no Joaquim Távora. Vi o projeto, ficará linda! ;)

Sede Urbana - Joaquim Távora

Sede Urbana - Joaquim Távora

x_3bc4a7c1
Fontes: Portal da História do Ceará, Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo, Site Oficial do Clube e Site da Tecnisa

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Grécia em Fortaleza

Numa visitar ao Passeio Público, a gente fica maravilhado ao se deparar com belíssimas esculturas como essas:


Olha que chique essa Vênus de Milo





Uma esfinge em pleno Passeio Público...



Por fim eu selecionei essa Arte greco-romana



É ou não uma visão magnifica?

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ideal Clube



Quando o Ideal Clube foi fundado, em 1931, Fortaleza tinha cerca de 120 mil habitantes. Seus 12 fundadores, Antônio da Frota Gentil, Clóvis de Alencar Matos, João da Frota Gentil, Joaquim Markan Ferreira Gomes, José Meneleu de Pontes Filho, Luiz Gonzaga Flávio da Silva, Maximiniano Leite Barbosa Filho, Meton Alencar Gadelha, Mirtil Meyer, Otávio Menescal da Frota, Pedro Augusto Sampaio e Raul Conrado Cabral, vinham de famílias que, por várias gerações, ocupavam posições de destaque na sociedade cearense. Com uma visão empreendedora, os 12 fundadores empenharam-se no ousado projeto que mudaria a vida social de Fortaleza: a fundação de um clube social moderno. A primeira sede do Ideal foi uma chácara no bairro Damas, longe, na época, do centro da cidade, e construída à margem da estrada de Parangaba.


Sede Damas onde tudo começou

O primeiro presidente do Clube, Pedro Sampaio, conta, em discurso registrado nos arquivos do Clube, que o Ideal surgiu “à sombra de um telheiro rodeado de frondosos cajueiros e com a água fresca de um tanque feito de cimento, que Luiz Gonzaga da Silva, um dos 12 fundadores, fizera construir para ‘recreio’ seu e de sua família”. Diziam que o tanque era encantado, uma espécie de fonte da juventude. Também contava a lenda que em outros tempos Iracema, a mais famosa personagem de José de Alencar, gostava de descansar debaixo daqueles cajueiros quando voltava do seu banho matinal na lagoa de Parangaba. As pessoas passaram a acreditar que o local transmitia a força juvenil da índia tabajara. Achavam um lugar tão agradável que resolveram fazer ali um clube social, que foi inaugurado com a realização de um grande baile, no dia 3 de outubro de 1931.



Ideal Clube, criado em 1931. A atual sede foi construída entre 1940 a 1946

ORIGEM DO NOME IDEAL CLUBE

Nesse mesmo discurso, o médico Pedro Sampaio comenta também sobre a escolha do nome do clube, e diz que “os banhistas saíam do tanque sentindo-se rejuvenescidos, proclamando as excelências da água milagrosa e com exclamações como: isto é maravilhoso. É uma delícia. É o ideal! E, de tanto repetir essa expressão, o clube recebeu o nome de Ideal.” Antes ainda de fixar residência na atual sede do Meireles, o Ideal Clube foi instalado na praia de Iracema, na Rua dos Tabajaras, sendo a sua filial de praia até 1935, mas com a sede das Damas continuando a funcionar. Somente a partir da construção do restaurante na praia de Iracema é que a primeira sede do Clube foi substituída pela atual. A inauguração da sede atual e definitiva, no bairro Meireles, data de 31 de dezembro de 1939, marcado por um grande Baile de Réveillon.


Ideal Clube - Anos 40

IDEAL É SEDE DOS GRANDES ACONTECIMENTOS SOCIAIS DO CEARÁ
Nos anos 50, Fortaleza já tinha 300 mil habitantes e uma vida social intensa. As famílias elegantes se reuniam em festas cheias de glamour. Eram tempos dos concursos de beleza, e o Ideal sempre sediou os mais importantes, inclusive a escolha da Miss Ceará. Até hoje o Ideal Clube privilegia a beleza feminina, em festas como o Baile de Debutantes, os concursos Glamour Girl e Garota Ideal, que permanecem entre os mais tradicionais do Estado.



Palco há 75 anos das mais importantes festas e reuniões sociais, o Clube é símbolo de elegância e charme, resistindo às adversidades e adaptando-se aos novos conceitos de uma administração moderna. Em 1996, quando foi realizada em Fortaleza a XI Reunião da Cúpula do Mercosul, os presidentes dos países membros, e suas equipes, participaram de almoço oferecido no Ideal pelo então governador Tasso Jereissati. Este foi considerado um dos maiores acontecimentos da história do Clube. A festa de entrega do Troféu Sereia de Ouro é outro acontecimento social que o Clube sedia, desde 1971. É uma promoção do Sistema Verdes Mares, que premia todo ano personalidades cuja contribuição para o desenvolvimento do nosso Estado influi sobre a cultura, a ciência, a política, a responsabilidade social e as artes.

Ideal nos anos 50


Foto de 1954 - Arquivo Joanna Dell'Eva
O esporte é parte importante da história do Clube, que sempre incentivou sua prática nas diversas modalidades, tendo em suas equipes atletas de destaque, com participação em campeonatos locais, nacionais e internacionais. O Clube também sempre foi um fomentador da cultura em nosso Estado, realizando eventos de grande relevância, como o Prêmio Ideal Clube de Literatura, que é o maior concurso literário do estado atualmente, a Feira Ideal Clube do Livro, a Jornada Nordestina de Literatura, além de excelentes cursos oferecidos ao longo do ano nas diversas áreas do conhecimento.

Fotos Históricas


Ideal Clube - Anos 60


Desfile do Concurso Miss Elegante no Ideal - Marciano Lopes

Festa de 15 Anos de Eveline Barros Leal, no Ideal Clube em 1975.

Arquivo do blog

Bloco Meu Ideal é Você

 Baile do Ideal Clube





Ideal Hoje