Igreja Nossa Senhora da Saúde, que após a construção da atual matriz, recebeu o nome de Igreja de São Pedro dos Pescadores. Foto da década de 30 - Acervo Carlos Juaçaba
A Igreja Nossa Senhora da Saúde foi fundada pela própria comunidade de pescadores do Mucuripe. O padre José Nilson marcou a história do bairro por causa da relação próxima com a comunidade e da luta pelas melhorias do local.
"No século XVIII os moradores do local sofreram com a peste bubônica. Uma senhora do Rio de Janeiro trouxe a imagem de uma santa e eles rezaram pela cura. Passado o surto, foi creditado o fim do mal à santa e construíram uma capela em devoção a ela”, conta Rita Cosmo dos Santos, secretária da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde há 27 anos.
Igreja Nossa Senhora da Saúde, que após a construção da atual matriz, recebeu o nome de Igreja de São Pedro dos Pescadores - Cena do filme Quatro Homens e uma jangada de 1942
A primeira capela da Paróquia, erguida no Morro do Teixeira, foi soterrada pelas dunas. Em 1852, os moradores se mobilizaram e construíram um novo templo, agora, às margens da praia (Hoje é a Igreja de São Pedro). Mas, em 1932, por problemas estruturais, o prédio foi interditado.
As novenas da Igreja Nossa Senhora da Saúde
Alunos do Instituto de Humanidades visitam a capela de Nossa Senhora da Saúde no Mucuripe em 1913. Acervo - Nilson Cruz
Por conta disso, a comunidade erigiu nova igreja que permanece como matriz na Avenida da Abolição. Raimunda dos Santos, a Mundinha, 88 anos, participou da obra: “As mulheres e crianças recolhiam pedras próximas ao antigo farol e levavam para a construção. Ajudei a carregar as pedras para o alicerce”, conta.
Igreja Nossa Senhora da Saúde, que após a construção da atual matriz, recebeu o nome de Igreja de São Pedro dos Pescadores - Imagem de 1942
Em 1937, a então Igreja de Nossa Senhora da Saúde (Igreja de São Pedro) reabriu e, no último mês de dezembro, a igrejinha foi tombada como Patrimônio Material do Município.
O sempre querido Pe José Nilson - Acervo do Mucuripe Padre José Nilson de Oliveira Lima
Conforme Pe Alderi, “A igreja foi feita pela comunidade em mutirão. As mulheres traziam muitas carradas de areia”.
Durante cerca de 50 anos, quem esteve à frente da comunidade foi o Padre José Nilson de Oliveira Lima, falecido há dois anos.
Acervo do Mucuripe Padre José Nilson de Oliveira Lima
Esquecimento
Conforme conta o padre Alderi, antes da chegada do antigo pároco, a comunidade do Mucuripe era esquecida e nenhum religioso ficava mais de dois anos no comando da paróquia. Em maio de 1950, padre Zé Nilson foi enviado ao Mucuripe por Dom Antônio de Almeida Lustosa, com a previsão de ficar somente dois anos, como seus antecessores. No entanto, o religioso acabou ficando por 50 anos na defesa da comunidade. “Ele estava sempre junto aos pescadores. Pescava com eles e escutava suas histórias”, revela o padre Alderi.
O querido Pe José Nilson-Acervo do Mucuripe Padre José Nilson de Oliveira Lima
Um símbolo da interação entre pároco e comunidade era uma das histórias sempre contadas por Pe José Nilson. De acordo com padre Alderi, certa vez, José Nilson recebeu um presente inusitado de uma das paroquianas: um tijolo. Conforme a história, o padre estaria preocupado em ampliar a igreja, mas não sabia como. Então, ao entregar o presente, a senhora teria dito que aquele seria o primeiro tijolo para a reforma. “Aquilo foi um estímulo para a vida dele”, revela Alderi.
Senta que lá vem história...
Cortejo indo em direção ao Morro do Teixeira -Cena do filme Quatro Homens e uma jangada de 1942
A devoção a nossa senhora da saúde no Mucuripe é, sem dúvida um ato de fé. Conta a história que corre de boca em boca, pelos antigos moradores, que no século XVIII Fortaleza sofria os horrores da peste bubônica e no Mucuripe a doença fez tantas vítimas que não dando tempo de enterrá-las no Cemitério São João Batista, devido à distância, passaram a sepultá-las nos morros, principalmente no do Teixeira. A dor dos habitantes, pela perda dos entes queridos, não podia mais ser avaliada, quando chegou ao bairro uma senhora vinda do Rio de Janeiro com uma pequena imagem de Nossa Senhora (não identificada pelos depoimentos dos moradores).
Enterro no Morro do Teixeira - Cena do filme Quatro Homens e uma jangada de 1942
Diante do desespero das famílias e do quadro desolador que via à frente, ela implorou a Nossa Senhora da Saúde a cura do mal. Em troca prometeu construir uma capela para que todos pudessem agradecer a graça concedida. A peste foi em pouco tempo debelada e assim foi erguida a primeira capela de Nossa Senhora da Saúde, no Morro do Teixeira. Iniciando assim o novenário sendo celebrado com grande festa, nos dias 29 de agosto até o dia 08 de setembro. Com o tempo, a capela foi soterrada pela areia e os moradores construíram outra capela em homenagem a Nossa Senhora da Saúde, que teve sua Pedra fundamental lançada no 1º de agosto de 1852. (hoje é capela de São Pedro, na Avenida Beira mar).
Com a quantidade dos fieis aumentando, não se sabe ao certo, mas surgiu um desentendimento entre a comunidade e as autoridades eclesiásticas, provavelmente devido à administração dos rendimentos e da dedicação quase fanática à pequenina imagem que ali era venerada. Com efeito, o arcebispo Dom Manuel anunciou a interdição da igreja (a capela foi interditada em 11 de dezembro de 1930). Quando foram pegar a imagem para levá-la a Catedral de São José (Igreja da Sé) esta havia desaparecido sem se conhecer seu paradeiro por um longo tempo.
Com a interdição da capela, as missas passaram a ser celebradas em frente à casa do senhor Pedro Rufino, pai de dona Nicota. Nesse período surgiu a necessidade de uma igreja maior, pois quanto mais surgiam dificuldades mais o povo demonstrava sua fé e esperança.
Igreja Nossa Senhora da Saúde anos 50 - Acervo Nara Gabrielle
Foto da década 60/70 - Acervo do Mucuripe Padre José Nilson de Oliveira Lima
No dia 29 de junho de 1931, foi lançada a pedra fundamental da atual Igreja de Nossa Senhora da Saúde, cerimônia oficiada pelo monsenhor Otávio de Castro. Seu primeiro vigário foi o padre Luís Braga Rocha, que só assumiria em 8 de setembro.
O primeiro vigário da igreja, foi o padre Luís Braga Rocha - Arquivo Revista Central
Iniciaram assim em regime de mutirão a construção da Igreja-Matriz, onde os moradores chegaram a carregar pedras na cabeça para auxiliar a construção. A obra levou quatro anos para ficar pronta inclusive com a Casa Paroquial, hoje secretaria paroquial, de frente para o mar, com sua frente virada para a Avenida Abolição, sendo abençoada uma nova e maior imagem da virgem a 06 de setembro do mesmo ano, imagem que continua na igreja até hoje. A pequenina imagem, a original, que ficou desaparecida por anos, foi devolvida, restaurada e colocada aos pés da imagem de Jesus ressuscitado no altar mor da Igreja.
Parquinho que todo ano fica instalado na Praça da Igreja
11/Dezembro/1930 - Por decreto desta data, o Arcebispo D. Manuel da Silva Gomes declara interditada a capela do Mucuripe e excomungados os indivíduos que arrombaram a porta do referido templo e dele retiraram a imagem de Nossa Senhora da Saúde.
29/junho/1931 - Lançada a pedra fundamental da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Volta da Jurema, cerimônia oficiada pelo monsenhor Otávio de Castro.
29/agosto/1931 - Criada a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde do Mucuripe, cujo primeiro vigário foi o padre Luís Braga Rocha, que só assumiria em 8 de setembro.
01/Agosto/1957 - Reaparece, tão misteriosamente como havia desaparecido há 30 anos, da Igreja do Mucuripe, a imagem de Nossa Senhora da Saúde.
A praça fica no bairro do Mucuripe, rodeada pela Avenida da Abolição, Rua Manuel Jesuíno, Rua Nossa Senhora da Saúde e uma travessa sem nome.
É a praça que tem no centro a Igreja de Nossa Senhora da Saúde.
O novo nome é uma homenagem ao Governo Estadual, que tem à frente o engenheiro César Cals de Oliveira Filho.
Ex-presidente Bill Clinton, esteve em Fortaleza em agosto de 2012, comprou artesanato na Praça da Confiança (antiga Praça Nossa Senhora da Saúde) no Mucuripe
Feira de artesanato na Praça da Confiança (antiga Praça Nossa Senhora da Saúde) no Mucuripe
11/março/2000 - O padre José Nilson de Oliveira Lima, da Comunidade do Mucuripe, recebe o título de Cidadão de Fortaleza, em solenidade realizada na Igreja de Nossa Senhora da Saúde.
Acervo do Mucuripe Padre José Nilson de Oliveira Lima
15/04/2010 - O padre José Nilson faleceu aos 88 anos, vítima de falência múltiplas dos órgãos. Era vigário da Igreja Nossa Senhora da Saúde desde 1950.
Foto Joserley Carlos
Igreja Nossa Senhora da Saúde
Av. da Abolição, 3929
Mucuripe, Fortaleza – CE
CEP: 60165-082
(85) 3263-1538
Fontes: Blog da Igreja, Revista do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) de 1955 e o de 1991, Livro Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo, Jornal Diário do Nordeste, Site da Arquidiocese de Fortaleza e jornal O Povo
I was curious if you ever considered changing the structure of your blog?
ResponderExcluirIts very well written; I love what youve got to say. But
maybe you could a little more in the way of content so people could connect with
it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 images.
Maybe you could space it out better?
Also visit my blog post :: forex day trading systems
Spot on with this write-up, I really believe that this
ResponderExcluirsite needs a great deal more attention. I'll probably be back again to see more, thanks for the information!
My web blog: online trading brokers
Hey There. I found your blog using msn. That is a very neatly written article.
ResponderExcluirI'll make sure to bookmark it and return to read more of your helpful information. Thanks for the post. I will definitely comeback.
Also visit my web blog make money with binary options
Hurrah, that's what I was looking for, what a information! present here at this weblog, thanks admin of this web page.
ResponderExcluirFeel free to visit my blog ... Why Not Check Here
Excellent blog here! Also your site loads up fast!
ResponderExcluirWhat web host are you using? Can I get your affiliate link
to your host? I wish my website loaded up as quickly as yours lol
Herre iis my webpage - Navigate To This Website
Hi to all, the contents existing at this wweb page are really amazing for people knowledge, well, keep
ResponderExcluirup the nice work fellows.
my website You Could Try Here
I don't know if it's just me or if everybody else experiencing poblems with yolur site.
ResponderExcluirIt appears as though some of the written text in your conntent
are running off thhe screen. Can somebody else please provide feedback and let me know if this is happening
to them too? This may be a problem with my web browser
because I've had this happen before. Thank
you
Here is my website - Click To Find Out More
Just desire tto say your article is as astounding.
ResponderExcluirThe clarity in your submit is jus nice and that i could think
you're an expert in this subject. Fine together with your permission allow
me to seize your RSS feed to stay updatted with coming near near post.
Thanks 1,000,000 and please carry onn the gratifying
work.
Have a look at my web blog :: You Can Try This Out
É uma igreja muito bonita sempre que estou por aqui participo da santa missa lá hoje domingo de 🌿 02 de Abril 20023 eu participei da santa missa.
ResponderExcluirSou Joana Rodrigues paz e para todos.
Esta igreja fez parte da minha vida profissional, pois trabalhei na Rua Jeime Benévolo, 37 (foi demolido para expansão do TRE) e o ano era 1996 na época dos vendedores de cartões telefônicos. Relembrar é viver novamente as coisas boas. (Lidiomar Martins)
ResponderExcluir