segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rodoviária Engenheiro João Tomé


Construção da Rodoviária em 1972 - Arquivo Alex Mendes

Em 23 de março de 1973, é inaugurado o Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, de Fortaleza, projeto do arquiteto Marrocos Aragão, no antigo bairro da Gameleira, entre o Bairro de Fátima e o Parreão, com a presença do Ministro Mário David Andreazza.

Foto de 1973. Vemos o término da construção. Acervo José Sales Lima Verde

Arquivo Nirez

Foi construída sob administração de César Cals Oliveira Filho, Governador na época.
Hoje está privatizada.

Postal década de 70 - Acervo Fortalbus

 
 Acervo Fortalbus


Pena que já não se concentrem lá todas as linhas e como antigamente, os ônibus voltam a ter rodoviárias particulares como a Empresa São Benedito, que inaugurou uma na Avenida Domingos Olímpio, sem as mínimas condições, fazendo ponto, os ônibus, na própria avenida, atrapalhando o trânsito, assim como na Rua Castro e Silva, no início da Avenida Tristão Gonçalves e Avenida do Imperador, onde os ônibus que fazem as linhas de Redenção, Maranguape, etc, estão fazendo ponto.


Postal anos 70


Isto sem se falar na
Rodoviária dos Pobres, em Antônio Bezerra, muito perseguida mas muito mais racional, por ficar na linha norte. Perdeu o sentido a nossa rodoviária.



 

Rodoviária na déc. 80 -  Acervo Fortalbus


Rodoviária de Fortaleza na década de 90 - Acervo Fortalbus

A Rodoviária Engenheiro João Tomé tem 39 anos e em 1999 passou por reformas para levar mais conforto aos viajantes. A Rodoviária de Fortaleza fica localizada na região central da cidade, a 3 km do centro de Fortaleza e a 5 km da Praia de Iracema. Circulam pela Rodoviária aproximadamente 8000 passageiros diariamente e cerca de 200 linhas de ônibus de 35 empresas. A Rodoviária oferece ainda serviço de guarda-volumes, correios, lojas, restaurantes e estacionamento.

Postal A Moderna Rodoviária Eng. João Thomé de Saboya


O terminal Rodoviário Eng. João Tomé começou a ser administrado pela Socicam em abril de 1999. Imediatamente foram iniciadas as reformas e obras de adequação do terminal, compreendendo melhorias na área de embarque e sanitários, para dar mais conforto aos usuários; realocação das bilheterias e construção de novas instalações, reformulação e modernização do comércio existente, com a abertura de novas opções de alimentação, serviços e produtos; aumento de vagas e a informatização do estacionamento.

Década de 90 - Acervo Fortalbus

 
Acervo Fortalbus


 

Acervo Fortalbus


As obras civis abrangeram a restauração das estruturas e instalações hidráulicas e elétricas, impermeabilização das lajes, projetos de paisagismo e jardinagem, implantação de rampas de acesso para deficientes físicos, adequação das plataformas e vias de acesso ao terminal, melhora das condições de segurança.

Acervo Fortalbus

A Socicam construiu e opera, desde 2000, o Terminal Antônio Bezerra.



 
Acervo Diário do Nordeste

RODOVIÁRIA JOÃO TOMÉ:
Av. Borges de Melo, 1630
Bairro de Fátima
CEP: 60415-510 -
Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3230 1111

 


Créditos:  http://www.socicam.com.br, Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Nirez e fotos dos amigos do Blog Fortalbus

3 comentários:

  1. Eu frequento muito essa rodoviária, desde a infância, antes devido a idas e vindas do meu Pai a trabalho e também para receber ou se despedir de amigos, hoje mais por motivos pessoais. Mas confesso que tenho andado lá com certo temor, a estrutura do teto de concreto anda com muitas infiltrações, é notório o processo de infiltração de muitos invernos, que deixam marcas por todo lado.

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  2. Ultimamente, venho percebendo comentários sobre o tratamento dado a casa do português: é um prédio tombado, mas totalmente abandonado, servindo de "albergue" para pobres. Digo isso pela forma como tratamos nosso prédios importantes. Se reformas nos prédios tombados são importantes, por mais que não mais os usemos; quanto mais naqueles que são significativos, como a Rodoviária no estilo modernista, e que ainda necessitamos dela. Refiro-me às consequências de insalubridade e falta de zelo a nossa História.

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  3. Gostaria de saber como foi construído essas pilastras imensas que servem de teto para a rodoviária.

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