As dunas do Mucuripe e o trilho do trem - Arquivo IBGE
O ramal do Mucuripe foi aberto em 1891, a partir da estação de Parangaba, no tronco da Estrada de Ferro de Baturité. O ramal funciona até hoje, atendendo à CFN. Trens de passageiros acabaram já há muitos anos.
Foto de 1989 - Detalhe para o trem passando e por não existir ainda nenhum prédio na frente da mira do fotógrafo Chico Albuquerque
A estação do Mucuripe foi inaugurada como ponta do ramal do Mucuripe, trecho de apenas 15 km, em 1891. Já o que Rios Frota diz é que o ramal foi inaugurado em 28/01/1941, e sua extensão é de 24.869 m. Ali nunca houve operação de trem de passageiros no ramal, salvo algumas composições em caráter especial, para receptivo de autoridades, etc.
![](http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/fotos/mucuripe9821.jpg)
Uma locomotiva GE U5B como trem de lastro da RFFSA com 11 containers em Mucuripe, em 1982 (Acervo RFFSA).
Em 1982, foi inaugurado um novo e mais amplo pátio ferroviário, com instalação da balança para vagões, bem como a iluminação em todo seu pátio operacional. Daí saem os trilhos para o porto do Mucuripe. A CFN (hoje Transnordestina Logística) opera normalmente no ramal.
![](http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/fotos/mucuripe051.jpg)
A estação de Mucuripe em 2005. Foto Carlos Alberto Martins da Matta
O velho porto do Mucuripe encontra-se hoje espremido em meio ao crescimento urbano (como em todo o Brasil), mas será dragado para que aporte embarcações maiores, bem como também existe um projeto para fazer circular no ramal um trem específico para passageiros, usando a malha já existente.
![](http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/fotos/mucuripe091.jpg)
Pátio de Mucuripe em maio de 2009. Foto Ney Robinson R. Frota
Inauguração: 07.09.1891 com trilhos
Uso atual: estação da CFN
Foto de Luíz Maron
Foto de R. Nascimento Rocha
Google Earth
![](http://i277.photobucket.com/albums/kk56/nobremaciel/assinatura_1.gif)
(Fontes: Ney R. R. Frota, 2009; Carlos Alberto Martins da Matta, 2005; RFFSA; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) e http://www.estacoesferroviarias.com.br
Leila, esse é o espírito: decorar gastando quase nada! Volta sim, que tem muita coisa legal!
ResponderExcluirSobre seu Blog, eu amei!!! Também tô fazendo o mesmo: voltando no tempo.Hehehehe. E nos dois sentidos,no Blog e na história. Té que enfim encontrei uma pessoa apaixonada pela Fortaleza antiga assim como eu. Já devorei diversos livros, principalmente com fotos. E cada vez me encanto mais. Estarei por aqui sempre que tiver novidade.
Bjus
Vevé
Amei as dicas do blog, muito útil e o melhor, super fácil, qualquer um pode se aventurar e quem sabe, até ganhar um dinheirinho fazendo trabalhos manuais. huahuhauhauhaha
ResponderExcluirEu tbm já devorei inúmeros e foi exatamente pelos livros que retratavam a Fortaleza antiga, que tive a ideia de criar o blog. Muito bom encontrar alg com o mesmo amor por Fortaleza, assim, teremos vários motivos para viajar juntas rumo ao passado dessa linda cidade.
Apareça sim, será um grande prazer!
Beijossssssssss
Olá, Onde posso encontrar o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960? Excelente trabalho. Obraigada.
ResponderExcluir