Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Antigo Seminário
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Antigo Seminário




Quem aporta em Fortaleza e dirige a vista para a cidade, divisa bem na frente e próximo, paralelo a linha da praia, um alto e longo edifício assobradado, apresentando suas 28 janelas voltadas para o mar: é o Seminário.

Na sua extremidade oeste, erguem-se duas flechas esbeltas, que encimam uma pequena igreja, também do Seminário, a igreja de N. S. da Conceição da Prainha.


O prédio do Seminário edificado como está num outeiro recebe a brisa constante do oriente; ocupa uma área bastante extensa como convém a um internato; com seus vastos salões, seus pátios espaçosos e arborizados, satisfaz as mais rigorosas exigências da higiene física.

Desde 1864, ano em que foi fundado pelo Sr. D. Luiz Antônio dos Santos, 1º bispo do Ceará, funcionam aí as aulas do Seminário menor e maior, confiada a direção do estabelecimento aos padres da Congregação da Missão, auxiliados por distintos colaboradores do clero diocesano. 

Mantém o Seminário o curso secundário de humanidades e o curso superior de Filosofia e Teologia.

Não é pequena a contribuição por ele trazida durante 66 anos a instrução geral do Estado e do país; pois até estes últimos anos, em que havia carência de estabelecimentos de ensino secundário, tanto servia de colégio como de Seminário e não são poucos os seus antigos alunos que se tem destacado ou ainda se destacam nas letras, ciências, medicina ou jurisprudência. Atualmente só recebe por alunos os candidatos ao estado eclesiástico.


Fonte: Álbum Fortaleza 1931


x_3c298d39

Observação - Na época em que o álbum foi feito, o Seminário só tinha 66 anos, mas hoje, lá se vão 148 anos de muita história e tradição.

Um comentário:

  1. Leila Adoro o Seu blog, continue sempre descobrindo novas pesquisas sobre esta linda fortaleza, adoro História e passei ser um adimirador seu parabéns. Esse blog e nota 1000

    Ass: João Souza 2012

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: