Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : As novas instalações da Ceará Rádio Club - Revista " Publicidade & Negócios " Maio de 1949 - nº 96
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 27 de abril de 2010

As novas instalações da Ceará Rádio Club - Revista " Publicidade & Negócios " Maio de 1949 - nº 96



As Novas Instalações da Ceará Rádio Club (texto original - com a grafia da época)



Em Fortaleza, uma das 5 emissoras mais bem instaladas do Brasil. Amplo auditório com 500 poltronas. Em breve estará funcionando mais um transmissor de ondas curtas.
Será a segunda emissora brasileira que utilizará efetivamente, ao mesmo tempo, três freqüências próprias. Um programa dedicado exclusivamente à propaganda do Ceará e do Brasil. O rádio é um serviço público. Cartazes do sul e artistas locais. Uma das 7 emissoras brasileiras de ondas curtas. Alcance e correspondência.
O volume de publicidade da Ceará Rádio Clube vem numa ascensão constante, passando de Cr$ 1.600.503,00 no balanço 44/45 para Cr$ 3.896.497,70 no balanço 48/49. Campanhas da PRE-9.
Mais de 1 milhão de cruzeiros conseguiu levantar a Ceará Rádio Clube numa campanha de 2 semanas em prol da Santa Casa de Misericórdia.
Precisamente no dia 13 de maio deste ano, a Ceará Rádio Clube inaugurou suas novas instalações, que ocupam dois pavimentos no mais moderno e imponente edifício de Fortaleza — Edifício Pajeú.
Reservou o primeiro andar para o auditório, que conta com cerca de 500 poltronas, deixando o segundo pavimento para administração, redação e discoteca.
O redator de PN, convidado a visitar as novas instalações da PRE-9, percorreu detidamente todas as dependências, que, a seu ver, se incluem entre as 5 mais bem cuidadas e modernas instalações de emissoras existentes no Brasil. A começar pelo auditório, construído segundo todos os requisitos da técnica: ótima acústica, nenhuma ressonância.
Mesa de controle, microfones, todo o material absolutamente novo, tudo RCA. 3 estúdios, utilizando normalmente 5 microfones. Depois, o capricho com que a emissora soube instalar cada uma de suas dependências — salas amplas, confortáveis, arejadas. Cada setor de atividade dispõe de sala própria. Temos assim, no segundo andar, as salas para a contabilidade, propaganda, direção geral, superintendência, redação, ensaios e, finalmente, discoteca. Esta conta com mais de 13 mil discos (todos os gêneros).

Des. Faustino Albuquerque, Governador do Estado, quando falava na inauguração do auditório.

Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, benzendo as novas instalações.

Solenidade da inauguração

A inauguração das novas instalações da Ceará Rádio Clube, como não podia deixar do ser, foi um acontecimento para o rádio brasileiro, dadas as características apontadas acima.

Revestiu-se de grande brilhantismo, reunindo, no auditório, o Desembargador Faustino de Albuquerque e Souza, Governador do Ceará, D. António de Almeida Lustosa, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, o Dr. João Daudt d'Oliveira, Presidente da Confederação Nacional do Comércio, além de outras altas autoridades e pessoas gradas. Inicialmente, D. António de Almeida Lustosa benzeu as novas instalações, usando, em seguida, da palavra, o Desembargador Faustino de Albuquerque e Souza, o Dr. João Calmon, Superintendente dos Associados no norte do país, e o Dr. Paulo Cabral, Diretor-geral da PRE-9.


Anunciando novas realizações para futuro próximo


Dr. João Calmon - que promete novas realizações

Trabalhador incansável, entusiasta do rádio, realizador como poucos, o Dr. João Calmon, nas suas breves palavras, não quis apenas rejubilar-se com o acontecimento. Não se contentou em contemplar o caminho já percorrido. Não se demorou nas dificuldades e percalços que teve de vencer para chegar àquele momento. Dentro de sua tranqüila modéstia, preferiu voltar os olhos para o futuro e comprometer-se com os ouvintes a novas realizações.

"— Não pretendemos — disse ele —, encerrar, agora, o nosso ciclo de realizações.

No momento em que inauguramos as instalações das Emissoras Associadas de Fortaleza, no belo Edifício Pajeú, é-nos grato anunciar que, dentro de poucos mesas, teremos nova inauguração, desta vez de um outro transmissor RCA Victor, de ondas curtas, que nos permitirá irradiar, simultaneamente, em três freqüências diferentes e não apenas em duas, como hoje.

Poderemos, então, transmitir, ao mesmo tempo, nas ondas de 250, 49 e 19 metros, um só programa ou três programas diferentes.


Mais de mil pessoas acorreram ao auditório da Ceará Rádio Club, no dia 13 de Maio

Para se ter uma idéia da importância dessa iniciativa, basta salientar que a Ceará Radio Clube, operando com três estações, duas RCA Victor e uma Marconi, será a segunda emissora brasileira que utilizará efetivamente, ao mesmo tempo, três freqüências próprias."
Um programa dedicado à propaganda do Ceará e do Brasil

Em seguida, o Dr. João Calmon justifica sua alegria ao anunciar a próxima inauguração do novo transmissor de ondas curtas, com estas palavras :

" — Servindo a um povo que deixa sua terra para vencer em outros Estados e em outros países, a Ceará Radio Clube, precisava realmente levar a voz da terra-mater aos mais longínquos rincões.


Já mantemos, na onda de 19 metros, um programa único no "broadcasting" nacional, de duas horas por dia, sem publicidade comercial e som subvenção de qualquer espécie, anunciado em cinco idiomas diferentes e dedicado exclusivamente à propaganda do Ceará e do Brasil."
Mais adiante, mostraremos a repercussão que este programa vem obtendo no estrangeiro, conforme o atesta a copiosa correspondência que de toda parte do mundo chega à Ceará Rad;o Clube. O programa é anunciado em português, francês, inglês, espanhol e sueco.


Mário Alves e as Irmãs vocalistas - Artistas Locais


O rádio como serviço público

Ainda do breve discurso pronunciado pelo Dr. Calmon ao microfone da Ceará Rádio Clube, no dia da inauguração de suas novas instalações, destacamos este trecho:

"— Confessamos, humildemente, que não há nenhum mérito de nossa parte nessa ininterrupta série de realizações. Se há alguém que mereça elogios é o generoso povo cearense, é o seu comércio compreensivo e de ampla visão, é a sua indústria tão arrojada e promissora, sustentáculos permanentes da Ceará Rádio Clube. Sempre encaramos o rádio como um serviço público e não como1 um negócio particular e por isso alegramo-nos em afirmar que, até agora, utilizamos integralmente os nossos lucros no melhoramento, sob todos os aspectos, da Ceará Radio Clube.

A única recompensa que desejamos é a continuação dessa aura de simpatia que nos cerca, inesgotável estímulo para o nosso trabalho em favor do Ceará e do Brasil."
Modestamente — e este é o traço predominante da personalidade de João Calmon —, concluiu ele:
" — E agora este repórter que vos fala, dando-vos rápidas notícias da Ceará Rádio Clube, agradece, em nome dos "Diários Associados" de Fortaleza, a vossa presença nesta casa do povo cearense e passa o microfone ao nosso jovem e brilhante diretor, Paulo Cabral." (Este, que já se tornou famoso pela sua invulgar capacidade de improvisação, derramou-se no seu discurso mais eloqüente."

Cartazes do sul e artistas locais

Agora, com amplo auditório próprio, já não depende a Ceará Rádio Clube do Teatro José de Alencar.
Mas, certo, não seria tarefa imediatamente fácil criar um novo hábito para o povo de Fortaleza: freqüentar auditório da estação de rádio, a preços que se elevam até 20 cruzeiros a entrada.


O Maestro Mozart Brandão dirige o Departamento Musical. Ni clichê, as duas orquestras da Ceará Rádio Club



A Ceará Rádio Clube, com esse objetivo, não contratou um apenas, mas vários cartazes, do maior renome, no sul do país, e levou-os aos seus microfones, tendo ao mesmo tempo o cuidado inteligente de prestigiar os seus artistas locais, criações dela.
O resultado se confirma nas fotos que apresentamos nesta reportagem, onde se vê o auditório, que tem lotação para 500 pessoas sentadas, comportando mais de mil espectadores.
O povo de Fortaleza, do Ceará e do nordeste ouviu nitidamente as vozes de Nelson Gonçalves, Luiz Gonzaga, Nilo Sérgio, Rosita Mir, Carmem Santos, que sucessivamente foram desfilando ao microfone da Ceará Rádio Clube.

Ao mesmo tempo, os artistas e conjuntos locais se esmeravam numa como que rivalidade com os artistas vindos do Rio e de São Paulo. Sobretudo, porque todos os que trabalham na PRE-9, fazem-no com entusiasmo e dedicação.


Aloisio Pinto - A figura mais expressiva da pianística cearense


E é justamente este espírito de equipe, a harmonia reinante entre direção, funcionários, artistas e colaboradores da Ceará Rádio Clube, o esforço permanente de superação, a vontade firme de fazer bom rádio, que dão a esta emissora um índice de audiência na cidade em que tem sua sede jamais alcançado no Brasil por outra emissora, em qualquer mercado.

Foto de 05 de Maio de 1955 - Luiz Gonzaga e seus dois músicos nos auditórios da Ceará Rádio Clube, que eram no Edificio Diogo - Foto do blog Forró em Vinil

Nem a Rádio Nacional possui no Rio de Janeiro índice tão permanentemente alto de audiência, quanto a Ceará Rádio Clube, em Fortaleza.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: