Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Gentilândia - Palacetes, Sobrados e Casarões
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sexta-feira, 16 de abril de 2010

Gentilândia - Palacetes, Sobrados e Casarões

Na Av. Visconde de Cauípe, margeando o espaço da Gentilândia, foram construídos palacetes, sobrados e casarões de variados estilos arquitetônicos. Seguem algumas fotos ilustrativas da época dos grandes casarões que representavam toda uma família.


Av. Visconde de Cauípe, a partir da rua Paulino Nogueira em direção ao centro da cidade, vendo-se ao fundo o bonde na linha do Benfica.

Do lado direito: o muro da casa de propriedade da Imobiliária Frota Gentil e onde moraram Sr. Aziz Kalil, avô do Sr. Tasso Jereissati, posteriormente o Sr.José Albuquerque Monteiro e por último o Casal Heitor e Nancy de Albuquerque Gentil, quando o imóvel junto com os outros dois desta quadra foram vendidos para a UFC; o muro seguinte é o da casa de José Campos Paiva e Dna. Beatriz Gentil Campos; o próximo é o do Palacete do Cel José Gentil Alves de Carvalho. Do lado esquerdo: O Muro da Chácara do Dr. Edgar Cavalcante de Arruda; o muro seguinte é o do Colégio Santa Cecília de Dona Almerinda de Albuquerque, depois vendido às Irmãs Damas da Instrução Cristã, 1938.

Agora o Palacete dos Nepomuceno, 2006 Arquivo Elmo.  


Palacete da Família Gentil, 1947. Arquivo Nirez.


Palacete de João Gentil, filho do Cel. José Gentil, em 1940 - Arquivo Nirez.


Casa alpendrada que pertenceu ao Dr. Eliezer Studart da Fonseca e depois ao Dr. Heitor Fiúza Pequeno, 1941. Arquivo Nirez.


Mansão do Dr. João Tomé de Sabóia,1932. Arquivo Nirez.

Por último, duas fotos do Chalé que pertenceu ao Sr. Francisco Queiroz Pessoa.
(Atual Cultura Germânica da UFC).
In. Bezerra (1931).


Fonte: Fortaleza de Ontem e de Hoje

3 comentários:

  1. TODAS AS FOTOS SÃO BELÍSSIMAS E POSSO PERCEBER O CUIDADO QUE OS MORADORES TINHAM PARA COM A ESTÉTICA DAS CASAS...DA CIDADE COMO UM TODO.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: