Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Memórias da Praia de Iracema - Parte II



Jangada do Dragão do Mar


Fachada da Vila Morena quando servia ao United States Office U.S.O dos americanos na Segunda Guerra Mundial. Foto de 1944


Fachada do Comercial Clube na década de 1950 quando Fortaleza era conhecida pela cidade dos clubes


O então majestoso edifício do Iracema Plaza Hotel em seus anos dourados. Foto do início da década de 1950


O famoso Restaurante do Ramon¹ que na verdade era apenas uma latada em frente ao mar. Foto de 1932


Pavilhão Atlântico restaurante e café que antecedia a ponte metálica onde as pessoas ficavam aguardando os embarques ou desembarques. Foto de 1926


Ponte Metálica em atividade-1940


Ponte metálica vista da terra para o mar vendo-se seus guindastes, barcos, pessoas e trilhos de trem - Foto do início da década de 1930


Ponte Metálica vista do mar para a terra com seus barcos que levavam pessoas e cargas aos navios que ficava à distancia. Foto de 1927


Primeira sede do Náutico Atlético Cearense na praia Formosa. Foto de 1929


Resultado da resposta do mar à construção do porto do Mucuripe. Foto de 1949 


Um dos dias de  festa na Praia de Iracema. Foto de 1951 onde se vê o Iracema Plaza Hotel 


Vista aérea da praia de Iracema vendo-se o espigão, a ponte metálica, a ponte dos ingleses e o bairro da praia de Iracema. Foto da década de 1950 


Reclame da Revista Bataclan

¹ O comerciante Ramon Romero de Castro foi proprietário de um restaurante na Praia de Iracema com o nome de Restaurante Beira-Mar, na Rua dos Pacajus nº 71, inaugurado em 1926, que na verdade era da firma Ramon & Barbosa, que tinha como sócio Antônio Barbosa, mas ficou conhecido por Restaurante do Ramon.

Ramon Romero de Castro era espanhol vindo do Pará e iniciou sua vida em Fortaleza dirigindo o restaurante Art Nouveau, de José Rola, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira.

Em 25 de setembro de 1945 - Uma furiosa ressaca marinha derruba dezenas de casas na Praia de Iracema, inclusive o famoso Restaurante do Ramon, na Rua dos Pacajus nº 71.


Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez


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Fotos do Acervo Nirez

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Memórias da Praia de Iracema - Parte I



Alguns ainda não sabem, mas a prefeitura de Fortaleza fará uma linda exposição sobre a bela Praia de Iracema. A exposição tem como tema "Corações e Mentes da Praia de Iracema". A ideia é falar do lado poético, da boemia e também das movimentações / discussões políticas que muitas vezes se deram por lá. 
Para comemorar, visto que estou ansiosa e muito empolgada com essa exposição, farei uma singela homenagem a Praia de Iracema. As fotos a seguir são do arquivo do querido Nirez. E os fatos históricos são do Portal da História do Ceará.

A chamada piscininha lagoa que se formou após as pedras de proteção da praia próximo ao Estoril. Foto da década de 1960


A descoberta do banho de mar pela população em meados da década de 1930


Antiga Av. Epitácio Pessoa hoje rua almirante Tamandaré onde fica o galpão Alfandega. Foto de 1923


Antiga Avenida Beira-Mar hoje antecedendo a estátua Iracema Guardiã. Foto de 1935 


Apêndice da Ponte Metálica onde ficavam os guindastes para embarque e desembarque-de produtos. Foto de 1915


As fachadas das casas que olhavam para o mar foram castigadas pelas ressacas. Foto de 1950


Avenida Almirante Tamandaré em foto de 1975 feita por Nirez para comparação com a anterior


Avião da Latecoere pousa na Praia de Iracema em 1927 e é cercado por curiosos


A Vila Morena após a Segunda Guerra a abrigar o Estoril bar e restaurante que abrigava a intelectualidade fortalezense. Foto de 1948


Casinha que serviu de sede do serviço telegráfico em 1931 e que resistiu ao tempo. Foto de 1969


Dia de corrida de jangadas - Regata Dragão do Mar na década de 1950


Dia de exibição de aviões supersônicos na praia de Iracema. Foto de 21/09/1973 


Fatos Históricos

*22 de junho de 1889 - Desembarca no viaduto em construção na Praia do Peixe, em Fortaleza, vindo no paquete Alagoas, o Conde D`Eu, em visita ao Ceará, sendo recebido pelas autoridades civis, militares e eclesiásticas.

*19 de março de 1920 -Instalada em Fortaleza a Confederação dos Pescadores do Ceará, que rege as 18 Colônias de Pescadores existentes no Estado.
Em Fortaleza as colônias existentes eram: Z-1 (Praia do Peixe ou Iracema), Z-2 (Mucuripe) e Z-12 (Praia dos Arpoadores).


*1922 - A primeira estação radio-telegráfica de Fortaleza instalou-se na Praia do Peixe (Praia de Iracema) ( ainda existe a casa onde ficava a estação ( tendo seus escritórios no prédio da Fênix Caixeiral, na Praça Marquês do Herval (atual Praça José de Alencar), na Rua General Sampaio, esquina com Rua Guilherme Rocha, onde hoje fica o edifício do SUS.

*1924 - Inaugura-se, na Praia do Peixe, o Cine Beira Mar.

*07 de maio de 1925 - Muda de denominação a principal praia de Fortaleza quando, por Decreto, a Praia do Peixe passa a chamar-se Praia de Iracema.

*03 de novembro de 1942 - Morre, no Rio de Janeiro, a escritora cearense Adília de Albuquerque Morais, uma das primeiras cronistas da imprensa cearense.
A mulher que deu o nome de Praia de Iracema à antiga Praia do Peixe.
Nascera no Icó.



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Empresa Redenção - 75 anos de competência


A trajetória de sucesso inicia-se em 1934, quando José Guilherme da Costa passou a transportar passageiros entre os municípios de Fortaleza e Redenção num caminhão misto de três cabines. O tempo era de pioneirismo, pois as carroçáveis representavam as únicas pistas do sistema rodoviário e, nessas condições, operar no transporte de passageiros significava uma grande aventura em termos de investimento.


José Guilherme da Costa comprou, em 1936, um ônibus para servir aos moradores da região de Acarape e Redenção que necessitavam se deslocar à Fortaleza. Durante 11 anos ele foi o proprietário, motorista e cobrador da linha e também atuava como mecânico.




Sr. José Guilherme da Costa e seu ônibus Ford, Pacatuba 1937

A empresa Redenção Transporte & Turismo Ltda. é pioneira no setor de transporte coletivo de passageiros no Ceará. Sua trajetória de sucesso iniciou-se em 1936, quando o patriarca José Guilherme da Costa adquiriu o primeiro ônibus do Estado, um FORD V-8, para servir à linha Redenção/Fortaleza. Esse ônibus tinha capacidade para 40 passageiros e rádio. Esse ônibus fazia a linha Fortaleza/Redenção diariamente com um horário, considerado também pioneiro na operação de uma linha regular de Fortaleza para o interior do estado. As viagens duravam cerca de três horas. A pontualidade era tanta que os moradores do bairro do Mondubim costumavam acertar seus relógios pela passagem do coletivo.



Ônibus a gasogênio da Empresa Garcia


O veículo trafegava somente no verão, pois com as chuvas as estradas ficavam intransitáveis por um período de cinco a seis meses. Às cheias do Rio Guaiuba também contríbuia para impedir a passagem de veículos durante o inverno. Nesses períodos, o ônibus passava por manutenção, que era feita pelo próprio fundador. Os reparos na estrada também eram feitos pelo mesmo.




A Empresa Redenção é uma das mais antigas empresas de transporte em atividade no estado. Pioneira no ramo de transportes coletivos, a Redenção é sem dúvida parte da história cearense, testemunha de quem participou da evolução dos transportes no estado.

Entre 1944 e 1946 houve um grande racionamento de combustível ocasionado pela II Guerra Mundial, com isso o fundador teve também a missão de adaptar o ônibus para receber o gasogênio, aparelho que produzia gás combustível a partir do carvão vegetal.
Assim, rompeu mais dois anos, com muito sacrifício e muita luta não interrompendo os horários da linha Redenção/Fortaleza.




A Evolução
Em 1948, a Empresa obtém o prolongamento da linha Fortaleza/Redenção até Baturité e o irmão do fundador, Ludgero Guilherme da Costa, entra como aliado para explorar o novo trecho.

Continuando sua trajetória de crescimento a Redenção recebeu concessões para atuar em novas linhas e posteriormente ganhou outras através de licitações (instituídas a partir da Constituição de 1988). 


Foto de 1951

Ford Alemão -Foto de 1954

Com a parceria, a empresa inicia uma fase de expansão. Mais tarde, em 1955, registram a firma com o nome fantasia Redenção.

Em 1957, com nove veículos, a empresa explorava cinco linhas: Redenção, Baturité, Quixadá, Acaraú e Santana do Acaraú. No mesmo ano inaugura a linha Fortaleza/Boa Viagem, servida pela empresa semanalmente. Ainda em 1957, adquire o mais luxuoso e confortável ônibus da época, um possante FNMFenemê”, carroceria CAIO com capacidade para 50 passageiros.



Papa-Filas - Foto de 1960

O “Papa-Filas” chegou as estradas cearenses através da Redenção no ano de 1960, quando o mesmo entrou em operação na linha Fortaleza/Baturité. O veículo da marca Scania-Vabis podia transportar de uma vez, mais de uma centena de passageiros, 78 sentados e 40 em pé. Custou cerca de oito milhões de cruzeiros, porém o veículo, colocado em caráter experimental, não foi totalmente aprovado devido ao estado precário em que se encontrava a rodovia.

Ônibus carroceria Grassi Mercedes-Benz LP-321

Formalizado a criação do consórcio em 1966, passou a operar as linhas concedidas às duas firmas, com o nome de Empresa Redenção. Dessa forma, a Redenção se expandiu rapidamente servindo a diversas cidades do interior cearense, constituindo-se na maior Empresa Rodoviária do Estado. Ludgero e José Guilherme Costa conseguiram isso graças ao esforço próprio e a visão administrativa. Na década de 70 a Empresa Redenção operava em mais de 60 municípios cearenses, estendendo uma de suas linhas até Picos, no Estado do Piauí.



Veículos adquiridos em 1978


No ano de 1978, adiciona à sua frota 25 ônibus novos ônibus de chassis Mercedes-Benz. Destes, 4 modelos plataforma O355, 6 monoblocos O355, 6 chassis OH, 8 chassis LPO e 1 chassi OF. Todos eles com as melhores carrocerias fabricadas no Brasil. Continuando sua trajetória de crescimento, a Redenção recebeu concessões para atuar em novas linhas e posteriormente ganhou outras através de licitações (instituídas a partir da Constituição de 1988).



Marcopolo III na Praia do Mucuripe



Monobloco O364 em frente ao Othon Palace


Durante cinquenta anos, José Guilherme da Costa esteve à frente da presidência da Redenção, quando veio a falecer em 1986, a Empresa passou as mãos de José Andrade, um de seus filhos. Com o fim do “Consórcio Empresa Redenção”, nasce a Empresa Redentora em 1987, graças a iniciativa do consorciado do empresário Ludgero Guilherme. O tradicional logotipo em forma de “R” passa a ser utilizado apenas nos carros da Redentora.


Paradiso 1400 e Diplomata 350 da Empresa Redentora


A Redenção deixa de operar no Maciço de Baturité, onde se localiza Redenção, linha originária da empresa, continuando a servir outros municípios do Estado como Acaraú, Jericoacoara, Senador Pompeu e Santana do Acaraú. Redenção e Redentora passam a compartilhar as mesmas linhas até 1993, quando ocorre a divisão. Ludgero Guilherme Costa veio a falecer no ano de 1988.

Sob direção dos descendentes, Redenção e Redentora traçam caminhos diferentes. Mais tarde, a Redentora que também se tornou uma das maiores operadoras de transporte no Estado, veio transferir para a São Geraldo em 1998, as linhas interestaduais para Picos (PI). Em 2001, transfere as linhas de Fortaleza para Arneiroz, Baixio, Boa Viagem, Marrecas, Mombaça, Parambu, Pedra Branca e Tauá para a Expresso Asa Branca. As linhas intermunicipais do Maciço de Baturité e as metropolitanas foram transferidas para a Fretcar. A Redentora encerrou suas atividades em 2004.


Ao longo de quase 75 anos de existência, a Redenção escreveu uma importante página na história do transporte coletivo de passageiros no Ceará, desbravando o sertão cearense e colaborando com o desenvolvimento de muitos municípios, lembrada com muito carinho com aqueles que outrora cruzou as estradas cearenses a bordo de um Redenção, e que ainda hoje continua prestando bons serviços aos seus clientes.

Atualmente atende, com uma frota de luxo na área de fretamento para excursões, eventos e transporte de funcionários.

Fachada da Empresa

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