Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Jacarecanga merece...
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



domingo, 31 de maio de 2009

Jacarecanga merece...



Jacarecanga é um bairro do município de Fortaleza, ao oeste do centro da cidade. A principal atração natural deste é o Riacho Jacarecanga. À margem esquerda e boca deste foi construído em 1749 uma fortificação militar Reduto de Jacarecanga, neste mesmo local nos dias de hoje localiza-se a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.
Com a expansão territorial de Fortaleza no século XIX, as margens do riacho Jacarecanga começa a ser consolidada e aqui em 1845, foi instalado o terceiro colégio mais antigo do Brasil, o Liceu do Ceará. No bairro localiza-se o Cemitério São João Batista (Fortaleza), o qual foi construído em 1866. Este bairro ainda sedia o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Das primeiras décadas até as décadas de 40 do século XX, o Jacarecanga viveu o seu apogeu, quando este era o bairro da elite de Fortaleza. Porém com a mudança da elite para a Aldeota e com a construção da estação de tratamento de esgotos na praia do Jacarecanga, este bairro sofreu uma grande desvalorização.
Bairro muito católico, abriga várias instituições religiosas: Instituto Bom Pastor, Capela das Filhas de Sant'Ana Rosa Gatorno, Igreja dos Navegantes(foto acima) e a Igreja de São Francisco de Assis.



O Cemitério São João Batista foi inaugurado no dia 5 de abril de 1866 para substituir o Cemitério de São Casemiro que ficava no local onde está construída a Estação João Felipe. Seu fechamento foi determinado em virtude do terreno sofrer influência de dunas móveis e por ficar próximo do núcleo urbano de então. Em 1880 foram exumados do cemitério São Casemiro os restos de pessoas ilustres como Pessoa Anta e Padre Mororó e transferidos para a cemitério São João Batista. O cemitério é administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e tem uma área total de 95 mil m².

Quem sai da praça do Liceu e se dirige ao cemitério São João Batista, Igreja dos Navegantes ou Escola de Aprendizes Marinheiros ou, ainda, à praia, certamente ficará na posição em que ficaram os fotógrafos tanto da foto antiga como da atual.

Na foto velha, que data do final da década de 40, vemos como era o bairro de Jacarecanga na época, com suas mansões, seus bangalôs, equivalendo à Aldeota. A primeira casa que vemos pertenceu ao secretário do governo do Estado, Brasil Pinheiro, seguindo-se a de Stênio Gomes e outros. O governador, na época interventor federal, era Francisco de Menezes Pimentel. Outros bangalôs podem ser vistos à distância.




A foto atual, fruto da objetiva de Osmar Onofre, foi tirada do mesmo ângulo, embora pareça de outro pela posição do meio-fio da calçada da direita, mas é que a calçada atual é mais larga que a antiga.; a casa que foi de Brasil Pinheiro ainda está lá, da mesma forma, com alteração apenas no muro da frente. As casas que se seguem também sofreram pouca alteração, a não ser na vizinhança, pois existem construções novas entre elas. Note-se que a casa que foi de Stênio Gomes da Silva sofreu visíveis alterações, tendo sido retirado o telhado de beira-e-bica de quatro faces. Outras alterações na foto atual são a presença do asfalto na pavimentação, a pintura do meio-fio que hoje é caiado, a ausência dos fios, postes e trilhos dos bondes. A região, mesmo na época dos bondes, foi servida pelos ônibus de Oscar Pedreira.



Créditos: Fred Guilhon e pesquisas na internet

23 comentários:

  1. Olá Leila, mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho de divulgar nossa nobre cidade. Me fala uma coisa, vc sabe alguma coisa sobre aquela igreja que tem a capela de santa Edwiges, ao lado da escola da Marinha, de fronte à praia da Leste-Oeste? Paece-me que nunca foi terminada. Lembro-me de quando criança. subia nas escadas do lado para descer nas escadas em frente a pista da praia, hoeje tem grandes portões. Abraços, Glautom-Manaus-AM

    ResponderExcluir
  2. Vou procurar falar sobre essa igreja pra vc, é só aguardar, ok?

    Abraços Glautom

    ResponderExcluir
  3. olha leila gostaria de saber como faço pra chega no bairro jacarenga? moro no bairro serviluz proximo ao cais do porto

    ResponderExcluir
  4. LEILA VOCE SABE ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ALBERTO CRAVEIRO HOJE TEM UMA AV QUE LEVA O SEU NOME
    AV ALBERTO CRAVEIRO
    meu nome é abreu te agradeço

    ResponderExcluir
  5. Oi Abreu!

    Vou procurar material para fazer uma
    postagem, já li algumas coisas e pelo
    o que sei, ele era dono de um terreno
    que ficava no Mata Galinha e que hoje
    é a Fazenda Esperança, mas não tenho
    certeza se esse Alberto é o mesmo que
    dá nome a Avenida, pode deixar que vou
    revirar a internet e os livros para achar
    a resposta rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leila desclpa mais o mata galinha que era antigamente é dias macedo onde eu moro

      Excluir
  6. A igreja de São francisco de assis, está para ser reformada o telhado, pois é muito antigo, fruto do trabalho do novo paróco (Pe. Bezerra) que substituiu o Pe. Mirto Lavor, pois este está com mais de 80 anos. Padre que teve grande serviços prestado a esta igreja por mais de 50 anos. Com relação a Pergunta feita por um dos seus leitores sobre a reforma da Igeja de Santa Edwirges, o Pe. Bezerra está com um projeto arquitetônico e marquete da nova reforma. FAlta só recurso, pois sai muito caro (em torno de 400 mil reais), a igreja de Santa Edwirges tem missa e novenário todo os dias 05 e em setembro começa os festejos de São Francisco de Assis. O piso da Igreja já está todo feito (concreto). Um abraço, VAldir Lucas. - val_lucas2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Valdir, muito obrigada pelas informações.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Para atualizar as informações sobre a Igreja de São Francisco de Assis - No processo de reconstrução da Igreja muitas melhorias já podem ser vistas, o custo é muito alto para a conclusão mais o povo do Jacarecanga aos poucos estão acalentando o sonho de ver sua matriz terminada. Em relação a Capela que existe de Santa Edwigens toda 5a. feira as 16;30 tem missa e todo dia 4 celebramos em homenagem ao nosso Padroeiro São Francisco. Ajudas serão bem vindas, telefone da secretaria da paroquia: 3238.0978.

    ResponderExcluir
  9. Leila, por favor, procure saber sobre tita lorda de arruda, era minha avó. No passado ela tinha uma casa maravilhosa e dava muitas festas aí em Jacarecanga, acho que hoje a casa ou é algo da prefeitura ou uma garagem de ônibus. Minha vó foi uma moradora muito conhecida aí nos anos 40, 50... Gostaría muito de ver fotos. Nossa família tinha um curtume bem conhecido aí na época. Tenho certeza que moradores antigos sabem quem é ela. Aguardo notícias, meu e-mail é carinhomaterno@gmail.com. Bjs
    Silvana maria arruda machado

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvana, bom dia querida!

    Vou atrás de alguma informação sobre sua avó, falarei com pessoas do bairro e com amigos historiadores, farei minha parte, pode acreditar.
    Não sei se irei obter êxito, mas qualquer informação que eu venha a conseguir, encaminharei imediatamente ao seu e-mail.

    Se vc souber de mais alguma coisa, o nome
    completo dela, o endereço da casa ou do curtume, iria ajudar muito.
    Caso saiba de mais alguma informação, favor mandar para fortalezanobre@r7.com

    Um forte abraço e torça por mim! :)

    ResponderExcluir
  11. Desculpa, o nome já está completo.
    Ela era casada com quem?
    Quantos filhos?
    Nome de alguns deles, essas coisas.

    ResponderExcluir
  12. Morei nesse lindo bairro em 1974,passei a metadse de minha vida,Vila São José,que só trago muitas lembranças e muita saudade.Hoje vejo alguns amigos de minha época,que hoje estão com seus acima de...alguns aninhos que foram vividos com muita alegria.aqui trago um grande abraço que assim conviveram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bom dia!

      Vc lembra de ter conhecido o Cezinha, o Sílvio e o Vítor? Eles eram filhos de Augusto César e Maliza.

      Abraços

      Excluir
  13. Tenho muitas saudades deste bairro que aprendir a amar... fez parte da minha família que moraram por muitos anos no Jacarecanga, minhas tias estiveram presente na história da Igreja dos Navegantes, seus nomes eram Tatinha, Rita e Dadá (falecidas, tenho várias lembranças, corria quando vinha o trem, até entãoestranho pra mim, um peixe frito na esquina e as brincadeiras na calçada da Igreja... abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mádson, bom dia!

      Muito bom recordar... :)

      Forte abraço e volte sempre!

      Excluir
  14. ola leila vc pode ate não se lembra de min mais eu fui uma das moradoras do casarão pois me lembro quando vc ia brincar conosco, quando entro entro no seu blog e vejo a foto do casarão tenho saldades da minha infância vc ate pode não lembrar de mim mais talvez lembre do meu irmão:Sergio que nos finais de semana quando tinha feira na praça do liceu ele,eu e meus irmãos ajudava na banca do Sivestre caso não saiba quem esta falando entre em contato comigo:crislaineshow@r7.com pelo facebook ta bjs tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislaine, boa tarde!

      Infelizmente, eu não estou lembrando, mas entrarei em contato sim, quero resgatar esses momentos de minha infância feliz, passada no Jacarecanga! :)

      Forte abraço e aguarde meu e-mail

      Excluir
  15. Leila nobre bom dia gostaria de saber se vc sabe me enforma como faco pra chegar no hospital c s f carlos ribeiro moro na messejana e tenho um consultar amanha e nao sei qual o onibus pego pra chegar ai no hospital e qual terminal preciso ir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdiana, boa noite!
      O ônibus Nossa Senhora da Graça/ Vila Santo Antônio, passa em frente. Vc precisa pegar o ônibus na Praça da Estação.

      Excluir
  16. Oi Leila.
    Você tem fotos atuais e antigas da casa onde morou Stênio Gomes ? Eu passei toda minha infância e achava as casas da Avenida Francisco Sá e também a casa onde morou o Sr. Acrísio Moreira da Rocha que fica na Rua Monsenhor Dantas perto do Riacho Jacarecanga. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: