Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Catedral Metropolitana de Fortaleza
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quarta-feira, 10 de junho de 2009

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza é um monumento histórico. Em estilo gótico romano ou gótico moderado, a Catedral foi inaugurada em 1978, depois de ter passado quase quarenta anos para ser construída. Ela ocupa atualmente grande parte da Praça Pedro II (Caio Prado), no centro de Fortaleza, tendo capacidade para cinco mil pessoas.

Catedral da Sé antiga. Foi demolida em 1938, para a construção da atual Catedral.



O Templo destaca-se pela sua imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais. No dia 11 de setembro de 1938, a antiga Sé, construída em 1854, foi demolida. As razões da demolição eram convincentes: uma forte rachadura nas bases da construção pelo lado do mar; levou os engenheiros da década de 30, a darem o grito de perigo. 
Nesta época Dom Manuel da Silva Gomes era o Arcebispo de Fortaleza

Igreja da Sé foi inaugurada em 22 de Dezembro de 1978. Foto Jornal O Povo

No dia 15 de agosto de 1939, foi plantada a pedra fundamental, início simbólico da edificação desejada. O projeto é de autoria do engenheiro francês George Mounier. O Vigário da época era Monsenhor Luis de Carvalho Rocha. A Catedral provisória passou a ser a Igreja do Rosário. Aos 22 de dezembro de 1978, sua Eminência, Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, inaugurou a nova Catedral. Durante o período da construção muitos se empenharam: Arcebispos, bispo, clero, governantes, empresários e o povo em geral, que deram a sua parcela de contribuição.


Jornal Âncora de 1949, lembrando ao povo sobre a necessidade da contribuição para a construção da catedral.
 
Catedral de Fortaleza antes da reconstrução da atual Igreja da Sé


 Igreja da Sé em 1914


Foram formadas várias comissões com o objetivo de angariar fundos como foi o caso da Papeleta Amarela, transferida depois para a Santa Casa de Misericórdia. Por quase 30 anos destacou-se o trabalho silencioso do inesquecível Pe. Tito Guedes Cavalcante (in memorian). O trabalho dele foi marcado pela humildade e abnegação não querendo para si publicidade e nem glória, mas, somente servir a Deus e a Igreja na dedicação a todos sem distinção. À esquerda da nave central temos a Capela de São José, padroeiro do Estado do Ceará e da Catedral de Fortaleza. À direita temos a Capela dedicada a Nossa Senhora da Assunção, Excelsa Padroeira de Fortaleza. À esquerda do presbitério da Catedral encontra-se a Capela do Santíssimo Sacramento, onde os fieis e visitantes são convidados a parar um pouco e orar, em reconhecimento da presença viva de Jesus na Eucaristia.


Catedral em construção - Nirez

Construção da Catedral década de 70. José Garcia Martinez

Catedral em construção

Ainda sem as torres em 1967  - Acervo George Cintra

Foto de 1980

No centro do presbitério encontra-se o altar-mor trazido de Verona – Itália, presente de um amigo de Dom Delgado, ex-Arcebispo de Fortaleza. Como é comum, as grandes catedrais possuem criptas. A de Fortaleza também possui sua cripta. A princípio era subsolo-aterro. Ela é a única que desde a sua inauguração em 1962, consagrou seu espaço à juventude. 


A Cripta dos adolescentes, como foi denominada por D. Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo da época. Assim homenageia em seis altares, santos que morreram na adolescência: Tarciso, Domingos Sávio, Pancrácio, Luzia, Inês e Goretti. No altar central da Cripta está a imagem de Jesus adolescente, de braços abertos, expressando o acolhimento à todos os que visitam esta Igreja. Encontramos ainda a capela do Cristo Ressuscitado onde estão sepultados bispos e padres.  

8 comentários:

  1. Oi Newton, sempre atualizo o blog, ontem mesmo fiz um post, pode ir pra home do blog que vc verá!

    Abraços e fico contente de saber que vc tbm é um apaixonado por Fortaleza :)

    ResponderExcluir
  2. Sou jornalista e gostaria de conhecer você pessoalmente, para traçarmos um trabalho de publicar essa informações no meu blog:www.reportertotal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Leila gostaria de agradecer a grande contribuição que você dá a história de nossa cidade, o Fortaleza Nobre é hoje uma das melhores fonte para aprender, relembrar ou consultar sobre o assunto. Eu como Guia de Turismo recorro muitas vezes a suas pesquisas para aprofundar meus conhecimentos. Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse retorno não tem preço, fico imensamente feliz em saber que o Fortaleza Nobre está contribuindo com a cultura de nossa cidade. :)
      Muito obrigada e parabéns pela belíssima escolha na profissão. :)

      Excluir
  4. O Fortaleza Nobre é uma riquíssima fonte de informação histórica. Mt obrigado, Leila Nobre.

    ResponderExcluir
  5. Sou de fortaleza me criei perto da Catedral da Sé,me lembro que havia em varios pontos da cidade urnas onde onde o povo colocava dinheiro para construçao da Catedral.
    Muito obrigado. LEILA .












    ResponderExcluir
  6. Estudei na escolinha dentro da Sé...eram quatro ambientes...dois do lado da imagem de n s assunção e e outros dois da imagem de s José..em 1972...(Aurilio de Sá)

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: