Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 23 de julho de 2009

Fortaleza



Mapa de Fortaleza - 1730



Planta exata de Fortaleza - 1859








FOTOS DA DÉCADA DE 60


A origem de Fortaleza remonta-se no século XVII, quando os portugueses conquistaram estas terras e construíram o Forte São Sebastião, que foi arrasado anos mais tarde pelas tribos indígenas que habitavam na zona muito antes dos seus conquistadores.No ano de 1649 uma expedição holandesa conquistou as terras do Ceará e ocupou a antiga fortaleza arrasada pelos índios, a reconstruiu e chamou-lhe de Forte de Schoonenborch. No ano de 1654 esta fortaleza foi reconquistada pelos portugueses, que foram os que mudaram seu nome e começaria então a ser conhecida por sua atual denominação, Forte de Nossa Senhora da Assunção.A partir de então começou a surgir um pequeno povoado arredor de Fortaleza e seus habitantes viviam principalmente da agricultura e da pesca.
 


Sua excelente situação geográfica, banhada pelo Oceano Atlântico está rodeada de áreas naturais, fez que em poucos anos a população se multiplicasse de maneira considerável.No começo do século XVIII a população foi elevada a categoria de Vila, graças a seu bom desempenho econômico motivado em boa parte pela exportação de algodão à Inglaterra.No ano de 1823 D. Pedro I à eleva a categoria de Cidade e foi conhecida em um princípio como Fortaleza de Nova Bragança, logo passaria a denominar-se Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção e finalmente Fortaleza.Atualmente esta grande Metrópole, com mais de 2 milhões de habitantes, se converteu em um dos destinos turísticos mais importantes de toda a Região Nordeste do Brasil. Os turistas são atraídos por seu rico patrimônio histórico e monumental, com templos e edifícios belíssimos, e por seu fascinante calçadão repleto de praias e todos os serviços comerciais necessários.É conhecida por suas excelentes infra estruturas hoteleiras e por sua animada vida cultural, em toda a Cidade existem numerosos centros culturais e locais onde se realizam todo o tipo de atos e representações no decorrer de todo o ano. Além disso, merece especial destaque os numerosos bares, restaurantes e locais animados. Com um ambiente noturno que podemos encontrar em seu extenso calçadão.

Lugares Históricos :

Forte de Nossa Senhora da Assunção -

O Forte de Nossa Senhora da Assunção, originalmente conhecido por Forte de Schoonemborch, foi construído pelos holandeses Matias Beck no ano de 1649 sobre a colina Marajaitiba, na Avenida Alberto Neponucemo, lugar onde existiam as ruínas de uma antiga fortaleza portuguesa denominado O Forte de São Sebastião. Anos mais tarde, em 1654 foi ocupado pelos portugueses, os quais batizaram-no com seu atual nome. Atualmente é sede do ¨Comando da 10ª Região Militar¨ e foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional.




A Catedral Metropolitana de fortaleza encontra-se situada na Praça da Sé , no centro da cidade, é a igreja mais importante do município e a terceira maior catedral do Brasil. Foi construída pelo arquiteto francês George Maunier no lugar onde estava localizada a antiga Igreja da Sé, entre os anos de 1938 e 1978, inspirada na catedral alemã de Colônia. Ela se distingue por seu estilo arquitetônico, principalmente o gótico e o romano. Destaca sua majestosa fachada principal, com duas magníficas torres construídas em ambos lados. Nela realizam-se os principais eventos religiosos do Estado de Ceará.



Igreja Nossa Senhora do Rosário

A igreja Nossa Senhora do Rosário localiza-se na Rua do Rosário, Praça dos Leões, e é a igreja mais antiga da cidade. Foi construída pelos escravos no ano de 1730 e reconstruída em meados do século.

Entre os anos de 1821 e 1854 foi a principal igreja da cidade, em seu interior chama a atenção seu altar de madeira, que é conservado desde sua construção.


Mercado dos Pinhões 

O Mercado dos Pinhões atual é na verdade apenas a metade do antigo Mercado do Ferro, inaugurado a 18 de abril de 1897, vindo da França e desmontado em 1938. Fabricado para abrigar o mercado de carnes, é hoje um dos mais novos tempos da cultura de Fortaleza.
Agora denominado Mercado das Artes, revela em si importantes iniciativas do resgate histórico: a restauração e conservação de um patrimônio arquitetônico e sentimental para a cidade e a instituição de um centro de artes que busca, antes de tudo, atuar como uma efervescente usina de idéias e produtos culturais. Localização: Praça Visconde de Pelotas.


A Igreja Nossa Senhora da Conceição da Prainha foi construída a mando do Padre Carlos Augusto Peixoto no século XIX. É um dos mais belos templos em estilo gótico localizado na Avenida D. Manuel, no centro da cidade.






Igreja do Sagrado Coração de Jesus - A Igreja do Sagrado Coração de Jesus foi construída no centro da cidade, na Avenida Duque de Caxias. Foi inaugurada no ano de 1886 e reconstruída a meados do século XX pelos Padres Capuchinos.

O Santuário Sagrado Coração de Jesus foi erguido em 1961, depois do desastre que soterrou quase metade da igreja de mesmo nome. Hoje, a construção pede reparos.

A construção da Igreja Sagrado Coração de Jesus começou em 1878 e terminou em 1886. A obra foi encomendada pelo casal Albano para um de seus filhos, Antônio Xisto Albano, que estava na Europa se preparando para ser padre e chegou a ser nomeado bispo do Maranhão. Em 1901 ele convidou os capuchinhos para tomar conta da igreja. - A primeira construção se assemelhava à Igreja do Carmo. Em 1952, os engenheiros Luciano Pamplona e Valdir Diogo aumentaram a altura da torre e colocaram um imenso relógio trazido de Roma na fachada. Cinco anos depois, em 1957, a torre cedeu e soterrou a entrada da igreja. Não houve vítimas.


Paço Municipal - O Paço Municipal de Fortaleza, antigo Palácio Episcopal, encontra-se na Rua São José. Ao redor da Catedral Metropolitana está o Bosque Dom Delgado. Construída no século XIX, é sede da Prefeitura Municipal da Cidade desde 1973.

Construído na primeira metade do século XIX pelo negociante Antônio Francisco da Silva foi posteriormente vendido ao coronel Joaquim Mendes da Cruz Guimarães. Comprado em 21 de abril de 1866 pela Tesouraria da Fazenda,e doado à Igreja para a instalação o Bispado de Fortaleza no dia 28 de outubro de 1892.O edifício passa à propriedade do município em 1973, transformando-se em Paço Municipal.

Antiga Cadeia Pública



A Antiga Cadeia Pública localiza-se na Rua Senador Pompeu. É um edifício de meados do século XIX que se converteu no Centro do Turismo da Cidade, sede do Museu de Arte Popular e do Museu da Mineralogia, entre outras coisas.
Informações adicionais: Idealizada pelo engenheiro Manuel Castro de Gouveia em meados dos anos 50, o prédio da Antiga Cadeia Pública foi desativado em função da construção do Instituto Penal Paulo Sarasate, alguns anos mais tarde.
O prédio de linhas neo-clássicas foi reformado
e passou então a funcionar como Centro de Turismo de Fortaleza, tornando-se sede da Emcetur - Empresa Cearense de Turismo.Além de receber turistas e fornecer informações locais para os viajantes, o centro também abriga o comércio de artesanatos e produtos típicos do local. As celas servem como boxes, oferecendo espaço para que os artesão demonstrem suas peças e, no pavilhão, há espaços culturais: o Museu de Arte Popular e o Museu de Mineralogia.
O que mais me chamou atenção foi perceber que a cela onde ficavam os pressos está super preservada, inclusive com a fechadura antiga :O
Com certeza a segunda foto foi a que me chamou mais atenção por esse detalhe de época!
Isso me fez pensar...quantas pessoas já passaram por essa cela...o que essas grades escondem...
Casa José de Alencar -



A Casa José de Alencar foi o lugar
onde nasceu e viveu José de Alencar, considerado um dos maiores escritores românicos do Brasil. Localiza-se no Distrito de Messejana, na Avenida Washington Soares, edifício construído no ano de 1826 que

atualmente conserva seu estado original. Foi

declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional e atualmente é sede do Museu Arthur Ramos.






Teatro José de Alencar 


O Teatro José de Alencar encontra-se no centro de Fortaleza, Praça José de Alencar, foi inaugurado no dia 17 de junho de 1910. É considerado um dos teatros mais belos do país e um dos monumentos artísticos mais importantes da cidade declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional no ano de 1964.

Palacete Ceará

O Palacete Ceará encontra-se na Praça do Ferreira, Rua Guilherme Rocha. Foi construído no início do século XX, era utilizado como lugar de encontro para reuniões da alta sociedade do Estado. Desde o ano de 1946 é a sede da Caixa Econômica Federal.

Palácio da Abolição


O Palácio da Abolição encontra-se na Avenida Barão Studart, foi a antiga sede do Governo do Estado. Atualmente abriga o sepulcro com os restos mortais do Presidente Castelo Branco e também é a sede da Secretaria da Cultura e Esporte do Ceará.

Palácio da Luz 


O Palácio da Luz, antiga sede do Governo Estadual, foi construído no século XVIII na Praça dos Leões. Atualmente é a sede da Academia Cearense de Letras e da Casa de Cultura Raimundo Cela.


Museu do Ceará - O Museu do Ceará encontra-se instalado no Palácio Senador Alencar, um belo edifício do século XIX. Foi inaugurado no ano de 1933 e foi conhecido até o ano de 1950 como Museu Histórico do Ceará. Está situado na Rua São Paulo e conserva um importante arquivo histórico e antropológico.

O Museu do Ceará atual tem suas coleções originadas no acervo do primeiro museu do Ceará que pertencia ao médico Joaquim Antônio Alves.

Possui um dos mais importantes e maiores acervos do Estado, composto por mais de sete mil peças nos aspectos culturais, econômicos e sociais. Este acervo é resultado de compras e doações de particulares e públicas e inclui moedas, quadros, medalhas, artefatos indígenas, móveis, peças arqueológicas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000 com 950 exemplares. O Bode Io-iô, um animal boêmio da década de 1920 [1914 - 1931] e virou uma importante personagem na capital cearense, foi doado ao museu e tornou-se uma de suas raras peças.


Museu Arthur Ramos - O Museu Arthur Ramos, famoso antropólogo, encontra-se alojado na Casa José de Alencar, na Avenida Washington Soares do Distrito de Messejana. Conserva uma importante coleção de objetos, os quais mostram as origens e os costumes das pessoas que povoaram estas maravilhosas terras.

Possui um acervo de 3.000 a 5.000 peças, entre elas, mostra da cultura indígena do Ceará e peças de origem africana, coleção que pertenceu ao antropólogo Arthur Ramos.
Existem também telas e documentos do escritor José de Alencar.


Farol do Mucuripe - Museu do Jangadeiro O Farol do Mucuripe foi construído entre os anos de 1840 e 1846 em homenagem a Princesa Isabel.Foi declarado Patrimônio Histórico e atualmente no seu interior está instalado o Museu do Jangadeiro, conhecido também como Museu do Farol.

É um dos pontos turísticos mais belos e mais visitados da cidade. Se destaca pelos fantásticos planos panorâmicos que se pode observar dos seus arredores.


Mercado Central - O Mercado Central encontra-se na Rua Alberto Neponuceno, perto da Catedral. Foi inaugurado a princípios do século XIX.

Está localizado próximo à Catedral. Foi construído em 1818 para substituir dois outros de estrutura metálica, que não mais condiziam com o processo da cidade.
Com o crescimento de Fortaleza, o mercado já não comportava mais o movimento que lhe era imposto.
Em 1998 foi desativado para a construção do novo Mercado Central.

Centro Cultural Dragão do Mar - O Centro Cultural Dragão do Mar está localizado na Rua Dragão do Mar e é um dos centros culturais mais importantes de Fortaleza. Foi inaugurado no ano de 1998 com instalações de mais de 30.000m2, com Museu de Arte, Memorial da Cultura Cearense, Teatro, Ateliê de Arte, Planetário e o Cinema São Luiz.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é uma infra-estrutura completa para o exercício do lazer e da arte, objetivando democratizar o acesso à cultura, gerar novos empregos e movimentar o mercado turístico cearense.
São 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura.

Cine São Luiz -

Localizado em frente a Praça do Ferreira, sua construção foi iniciada em 1939 e concluída em 1958. Mistura elemento art-déco e linhas neoclássica, com capacidade para 1.500 pessoas, possui três lustres de cristal oriundos da Tchecoslováquia e uma escadaria revestida em mármore. O cinema cedia anualmente o festival de cinema e vídeo do Ceará - Cine Ceará. É o cinema mais luxuoso de todo o país.



A Praça do Ferreira é o coração de Fortaleza. Foi inaugurada no ano de 1929 e foi conhecida como a Praça Feira Nova.





Parque da Liberdade -


O Parque da Liberdade localiza-se no centro da cidade e antigamente era conhecido como Parque da Lagoa do Garrote.



Parque Ecológico do Cocó -


O Parque Ecológico do Cocó é a principal zona verde da cidade, localizado às margens do Rio Cocó e é considerado o maior parque urbano de toda a América do Sul. Estende-se por mais de 400 hectares, possui frondosos bosques e um extenso mangue onde convivem numerosas espécies de animais e plantas. Conta com zonas dedicadas ao esporte, com bares, restaurantes e teatro onde se realizam importantes apresentações culturais no decorrer de todo o ano.






Estação Ferroviária João Felipe -




A Estação Ferroviária João Felipe encontra-se na Praça Castro Carreira, no Centro da cidade. Foi inaugurada no ano de 1880 e destaca-se por ter uma bela fachada em estilo neoclássico. No ano de 1193 foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional.




Centro de Turismo - O Centro de Turismo da Cidade localiza-se na Rua Senador Pompeu, instalado em um belo edifício neoclássico de meados do século XIX. Atualmente é sede do Museu de Arte e Cultura Popular, o Museu de Mineralogia, o Teatro Carlos Câmara e um Centro Comercial com várias lojas de artesanato.

O Centro de Turismo do Ceará possui 104 lojas que garantem a oferta de peças de artesanato.




Ponte dos Ingleses A Ponte Metálica, também conhecida como ponte dos Ingleses, localiza-se na Praia da Iracema. Foi construída pelos ingleses no começo do século XX, é utilizada como ponto de embarque e desembarque para mercadorias e passageiros, até ser construído o Porto de Mucuripe. Atualmente abriga um observatório de golfinhos e um pequeno museu que nos ensina a história desta ponte.




Porto do Mucuripe -






O Porto de Mucuripe encontra-se na Avenida Vicente de Castro.





Morro do Mirante - Morro de Santa Terezinha O Morro do Mirante, conhecido também como Morro de Santa Teresinha, é o ponto mais alto de Fortaleza. Merecem especial destaque as fantásticas vistas da cidade que se dividem por seus arredores.

AS PRAIAS DE FORTALEZA


A grande maioria das praias espalhadas pela costa de Fortaleza são praias urbanas e estende-se pelos mais de 25 quilômetros que tem o seu calçadão, repleto de bares e excelentes restaurantes onde podemos saborear seus pratos típicos, especializados em peixes e mariscos. São praias de areia fina e água cristalina freqüentada pelos amantes de esportes náuticos, destacando a vela e o mergulho. Uma das mais importantes praias é a do Futuro, famosa em todo o Estado pelos locais noturnos, sempre animados. Conta com todos os serviços ao público necessários e com excelentes infra-estruturas hoteleiras e de lazer.


Praia da Barra do Ceará

Praia de Goiabeiras

Praia do Arpoador

Praia de Pirambu

Praia de Jacarecanga

Praia Formosa

Praia de Iracema

Praia do Meireles

Praia da Volta do Jurema

Praia do Mucuripe

Praia do Farol / Titãzinho

Praia do Futuro

Praia Caça e Pesca

Praia de Sabiaguaba

Praia Abreulândia



Nenhum comentário:

Postar um comentário