Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : MAGUARI ESPORTE CLUBE
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sábado, 30 de janeiro de 2010

MAGUARI ESPORTE CLUBE


Sede do Maguary Esporte Clube, na Rua Barão do Rio Branco, palco de festas memoráveis

O chamado “Clube dos Príncipes” foi uma das mais tradicionais e simpáticas agremiações diversionais de Fortaleza. Iniciou-se como clube de futebol, em 24 de junho de 1924, com o nome Maguari Sporting Club. Proporcionou momentos inesquecíveis de alegria e emoção ao competir com as principais entidades desportivas da época: Ceará Sporting Club, Fortaleza Sporting Club, Ferroviário Atlético Club e América Football Club. Sua segunda sede localizava-se no então bucólico e aristocrático Bairro do Benfica, com suas vivendas suntuosas e chácaras sombreadas por frondosos mangueirais. Seu primeiro endereço foi na Avenida Visconde de Cauipe, 2081, hoje Avenida da Universidade, e em frente ao antigo Educandário Santa Maria.
Waldir Diogo de Siqueira, Mário de Alencar Gadelha, Egberto de Paula Rodrigues, aliados a um grupo de amigos, transformaram o antigo clube numa agremiação elegante, com sua nova sede social inaugurada em 20 de abril de 1946, erigida em um amplo terreno, no número 2955, da Rua Barão do Rio Branco.

A construção dessa simpática e aconchegante sede, com seus muros jovialmente arqueados, foi assinada pelo famoso arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman - o construtor do Ideal Clube. Ali, praticava-se o esporte amador e ocorriam atividades festivas que marcaram a vida da cidade, principalmente nos alegres Anos Dourados, na década de 50, com seu entusiasmo prolongando-se pelos anos seguintes. Muitas de suas animadas festas carnavalescas terminavam às dez horas da manhã seguinte - acontecimentos inusitados para a pequena Fortaleza, de 213 mil habitantes.
O Maguari presenteou o Brasil com a primeira cearense que conquistou, o então disputadíssimo título de Miss Brasil. Emília Correia Lima representou, em 1955, a mulher brasileira, destacando-se no concurso de beleza internacional em Long Beach, por seus traços clássicos e postura discreta.
Entre os nomes que marcaram aqueles tempos de pujança social do clube “cinta–negrino”, ou “faixa-preta” – como, carinhosamente, era chamado o Maguari, por conta da tarja negra que ornava sua camisa esportiva - são sempre lembrados: Raimundo de Alencar Pinto, Lauro Maciel, Remo Figueiredo, Mário de Alencar Araripe, pai do diretor Raimundo César de Alencar Araripe, que durante muitos anos, dirigiu a Escola Técnica Federal do Ceará, e de Ary Gadelha de Alencar Araripe, atual Presidente do Conselho Deliberativo do Náutico Atlético Cearense; de Américo Barreira, pai do presente diretor-secretário do Náutico, Luiz Carlos Aires Barreira Nanan; Lúcio Bonfim, Afonso Deusimar, Mauro Jander Braga de Sousa, Francisco Irajá Vasconcelos, Mauro Botelho, Valfredo Monteiro, o jornalista João Clímaco Bezerra; a família Mesquita, representada por Aldo Mesquita, Kerginaldo Mesquita, Valdo Mesquita e Heraldo Mesquita; Waldir Diogo de Siqueira Filho, atual conselheiro do Náutico; Vicente de Souza, pai de Fernanda de Souza, a primeira glamour–girl de Fortaleza, e muitos outros associados. Entre a sua brilhante equipe de tenistas, contava o clube com os irmãos Reno Figueiredo e Viena Maria Figueiredo Ponce de Leão, filhos do diretor Narcílio Bezerra Figueiredo. Campeões brasileiros de tênis, o primeiro chegou a conquistar a Taça Davis. Viena Ponce de Leão é a esposa de Antônio Ponce de Leão Filho, outro baluarte deste esporte. Outros nomes destacaram-se nas quadras do Maguari: Henrique de Oliveira; os filhos do diretor Luciano Granjeiro, Lício e Lucy Granjeiro; Stélio Ribeiro do Vale e seu irmão Stênio Ribeiro do Vale. Em 1976, o porteiro Manuel cerrou, para sempre, as portas do saudoso clube. Uma Assembléia Geral presidida por Lauro Maciel e sob a supervisão do tesoureiro Newton de Castro Alves, tratou de sua liquidação. No ano seguinte, sua sede se tornaria repartição pública, propriedade da Coelce.

O Maguary Esporte Clube, um dos muitos clubes elegantes de Fortaleza, foi fundado por iniciativa dos irmãos José, Raimundo e João Freitas Barbosa e por Armando Guilherme da Silva e Hugo Sanders.

Sua primeira sede ficava localizada no bairro do Alagadiço (atual São Gerardo), na Rua Bezerra de Menezes nº 25. A segunda era situada no então aristocrático bairro do Benfica, na avenida Visconde de Cauípe, nº 2081, hoje avenida da Universidade.

Posteriormente, um grupo de amigos, transformaram o antigo clube numa agremiação elegante, com sua nova e terceira sede social inaugurada em 20 de abril de 1946, em um amplo terreno, no número 2955 da rua Barão do Rio Branco, imóvel situado entre as ruas Padre Roma e Deputado João Pontes, no bairro de Fátima.

Naquela sede do Maguari praticava-se esporte profissional, (principalmente futebol) e amador. Ocorriam atividades festivas que marcaram a vida da cidade, principalmente nos alegres anos dourados, com o entusiasmo dos frequentadores prolongando-se pelos anos seguintes.
Em 14 de agosto de 1975, o clube encerrou suas atividades e sua sede foi vendida para a Coelce. José Leite Jucá foi o último presidente do clube e embora tenha sido contra a venda do imóvel , foi voto vencido.


Sede do Maguary Esporte Clube. Fundada em 1946, a sede antiga do Sport Club Maguary foi palco de bailes carnavalescos, desfiles de miss e disputas esportivas. O prédio, projetado pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, foi vendido à Coelce (atual Enel) em 1976 e, em seguida, a administração passou para a Fundação Coelce de Seguridade Social (Faelce).
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 2955 – Fátima.


47 comentários:

  1. Gostaria de saber como conseguir uma camisa do Maguary,moro no interior de Sp,mas conheço Fortaleza,gostaria de saber o preço.Aguardo resposta.Meu e-mailppaulaneves.das@hotmail.com
    Aguardo resposta
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, o Maguari já foi extinto.¬¬ O time foi quatro vezes campeão cearense, agremiação que abandonou as disputas do Campeonato Cearense de Futebol em 1946 e foi definitivamente extinto nos anos 70. Quem tem uma camisa do clube, deve guardar como relíquia...não sei se aceitaria vender, sorry!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. òtima materia, sou moraor do bairro de fatima desde que nasci e tenho orgulho de dizer que moro aqui. Meu avô e pais já comentaram comigo varias historias principalmet dessa epoa das grandes festas que aconteciam na sede da barão do rio branco. E tenho tambem orgulho de dizer que um tim e que era sediado aqui no Bairro é detentor de 04 titulos estaduais e que no começo do seculo passado chegou tambem a ter uma grande torcida.
    QUanto a pergunta da nossa amiga Paula, o time de futebol profissional d Maguary foi reativado e reinscrito junto a federação cearense de futebol em 2009, resgatando inclusive as cores tradicionais do time qe são preto, branco e laranja e nesses anos de retorno esta disputando a 3ª divisão do campeonato cearense, torço muito para que este cresça novamente, tenha uma nova sede(de preferência de volta ao Bairro de Fatima onde se consagrou perante a sociedade cearense)e volte a disputar novamente a 1ª divisão do certame local, já que até hoje mesmo depois de sua saida do cenário local continua sendo o quarto maior ganhador de titulos do futebol local atras apenas dos três grandes da capital Ceara, Fortaleza e Ferroviário.

    Obs.: Leila,
    Gostaria de ter acesso a fotos da sede do clube naqula época se você puder me repassar as ue você possui ficaria muito grato. Meu e-mail é daviddb9@ibest.com.br
    Atenciosamente,
    David Braga

    ResponderExcluir
  4. Oi David, nossa, até eu fui pega de surpresa...Quer dizer que o time foi reativado?!?!?!?! Que bela notícia!
    Vamos torcer que a sede possa voltar
    a ser no seu lugar de origem.

    Mandarei as fotos para vc!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonado pelo Maguary(vitorioso esquadrão de futebol), por sua marcante história nos gramados e deslumbrante história na nobre séde social. Familiares, paternos e maternos por várias vezes acompanhados de amigos, frequentavam com estusiasmo contagiante sua sede histórica. Alcancei o elenco da segunda edição, pois o da primeira edição... meus avós, pais e tios mais adultos. Em relação a saudosa sede após meados de 1975, para todos nós, já não houve diferença de idade... a tão querida agremiação, infelizmente encerrou as atividades naquele "imemorável" momento. Mas desde 01/01/2009, o futebol e suas categorias de base felizmente foram reativados, para a sua terceira e definitiva edição, numa competente iniciativa do Dr. Aguiar Júnior e colaboradores fidedignos em concretizar firmemente o retorno do nossso querido e simpático "Clube dos Príncipes". A séde com os tradicionais esportes amadores é questão de tempo. O desporto cearense(incluindo mídia), é pra se orgulhar de ter surgido na sua história, uma agremiação, que conquistando de imediato a simpatia popular, sem falsa modéstia e sem soberba, qualquer adversário balançava as estruturas ao enfrentá-lo, em plena arte do fascínio nos gramados. Não se trata de clubismo, somente reconhecimento. Graça e Paz a todos! Raimundo Júnior.

    ResponderExcluir
  6. Eis esta coletânea de informações, tratando da indiscutível grandeza, pertinente a agremiação com belo registro no cenário desportivo local e fascinante história... Sport Club Maguary.

    O Maguary “já nasceu vencedor”. Mesmo considerando a ausência nos gramados, por dois períodos, somando longos intervalos de vinte e seis anos, entre 1945/1971 aos trinta e quatro anos, entre 1975/2009, que resulta sessenta anos, ainda continua mantendo expressiva marca no “ranking” cearense. Quantas conquistas teriam enriquecido bem mais, a vitoriosa trajetória desta simpática e querida agremiação.

    Entretanto, a sede social "histórica", congregada as diversas modalidades amadoras (Rua Barão do Rio Branco, n° 2955-Fátima), até aquela data de 1975, sempre acolheu prazerosamente os frequentadores, oriundos da sociedade alencarina, extensivo a convidados e visitantes. Recebendo carinhosamente o título de "Clube dos Príncipes", conheceu, pois, a sua princesa Emília Correia Lima – Miss Maguary/Miss Ceará/Miss Brasil, em 1955, numa época marcante dos “anos dourados”.

    Na sua edição inicial, no certame da primeira divisão de futebol, compreendendo de 1927 a 1945, pois, 1925 e 1926, participou de amistosos e torneios, das 19 (dezenove) temporadas oficiais disputadas, em 17 (dezessete) delas, finalizou campanha entre os três primeiros colocados.

    Assim, ocupou seis vezes a terceira colocação (1927-31-33/34-41/42), sete vezes a segunda colocação (1928-30-32-35-37/38-45), ou seja, vice-campeão, principalmente quatro vezes a primeira colocação (1929-36-43/44), ou seja, o título máximo - CAMPEÃO. Vale salutar que dentre os quatro títulos, contempla um BI-CAMPEONATO INVICTO E ARRASTÃO, nas duas campanhas. Então detentor da segunda maior torcida do estado.

    Na sua segunda edição, uma honrosa 3ª colocação, ao final daquele campeonato cearense de 1972, marcando o retorno com forte indício de que repetiria a mesma “performance” da edição anterior, além do título que se sagrou, como o primeiro campeão do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o “Castelão”, vencendo o Torneio Breno Vitoriano, em dezembro/1973, realizado para comemorar a inauguração da grande praça esportiva.

    Com o recente retorno ao futebol profissional cearense em 2009, mediante reconhecida iniciativa e empenho reunido do grupo de competentes idealizadores, liderados pelo dinâmico empreendedor, o Dr. Aguiar Júnior, agora firmando inteligente parceria com o "MTDF", enseja-se que através dos gramados, onde obteve brilhante êxito, sirva de passaporte para resgatar todo o complexo denominado "Maguary na íntegra", que envolve o time de futebol – a sede social – os esportes amadores.

    Nesta terceira edição, por tempo indeterminado, logrando sucesso, nas etapas que humildemente sujeitar-se-á, logo alcançará o acesso ao merecido lugar que lhe pertence, na primeira divisão de futebol, aguardado para novas conquistas. Avante Maguary!

    Grato pelo extenso espaço.
    Raimundo Júnior.

    ResponderExcluir
  7. Oi Raimundo Júnior!

    Eu que agradeço sua disponibilidade em colocar tantas informações maravilhosas e porq não dizer, valiosas. Estou me deleitando em suas palavras, obrigada!!!

    Um caloroso abraço e gostei muito dos seus importantes comentário, eles deram um toque
    mais que especial a postagem.

    ResponderExcluir
  8. Leila: Apresento a minha gratidão por suas palavras. Benção e Paz de Nosso Senhor, para você e toda a sua família. Parabéns, por suas materias divulgadas, resgatando a história de nossa querida cidade. Saudações, Raimundo Júnior.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Raimundo! :)
    Lhe desejo o mesmo, de coração!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leila! Manifesto sincero pedido de desculpa a todos, por não ter expressado, no texto postado, sobre o querido Maguary, algo referente as *vitoriosas* modalidades amadoras e seus atletas de renome.

    Embora considerando longo o texto, para os espaços de interagir ou simplesmente postar, é admissivel, que não representa a grandeza da querida agremiação no todo. Tendo postado o respectivo conteúdo, em alguns "links", sobre a matéria "a volta do Maguary", o esporte profissional foi referenciado, por tratar-se exclusivamente da modalidade "futebol de campo".

    Mas felizmente, para a satisfação geral de todos nos interessados, está bem esplanado na sua criativa página, traduzindo uma riqueza de informações, tratadas com dedicação e zelo, a respeito dos esportes amadores, envolvendo os atletas de renome, que "enobreceram" as modalidades amadoras em disputa, honraram o seu sentimento pelo esporte praticado e a conseguinte ênfase à agremiação que representaram tão bem, "fascinaram" a cada conquista, abrilhantada por inesquecíveis vitórias.

    É tanto! Que hoje, "nem que seja breves momentos", pessoas reunidas em eventos de alguma natureza festiva, simplesmente um encontro entre familiares, parentes, amigos, colegas, no trajeto, nas respectivas residências, restaurantes, instituições etc., nunca deixarão a saudável lembrança, quem presenciou e quem tomou conhecimento, seja através de pessoas "mais adultas" ou por meio de canais da comunicação... mídias - TV, rádio, jornal, acesso eletrônico, espaços de interagir.

    Enfim... são lembranças, que marcaram aqueles belos dias, para posteridade.

    Grato, pelo espaço.
    Graça e Paz, extensivas aos familiares!
    Raimundo Júnior e Família.

    ResponderExcluir
  11. Essas lembranças são maravilhosas!!!

    Nossa, tempos bons que marcaram profundamente quem teve a oportunidade de acompanhar de perto ou simplesmente, de ouvir as inesquecíveis histórias contadas por quem presenciou tudo...

    Amei mais esse comentário, muito bem explanado!!! :)

    Obrigada

    Um caloroso abraço

    ResponderExcluir
  12. Leila procurando algumas coisas na internet encontrei essa página.!!

    Apenas para lhe posicionar hoje o Maguary possui canais de comunicação nas redes sociais.

    @scmaguary
    sportclubmaguary.blogspot.com
    scmaguary@blogspot.com
    www.mtdf.com.br
    Facebook - procure por Mtdf Maguary

    Caso precise de informações ou algo referente ao Maguary, me encaminhe um email daniel.maguary@gmail.com seria um prazer responder suas duvidas.

    ResponderExcluir
  13. Oi Daniel, boa tarde!

    Muito bom saber que temos
    canais de comunicação com
    esse que foi um grande club
    cearense e que esse retorno
    tenha tanto ou mais sucesso
    que no passado!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá, Leila!
    E admiradores do S.C. Maguary:
    Saudações!

    Ainda sobre uma explanação em postagem de 08/04/2011-01:33h, refere-se ao torneio “Breno Vitoriano”, realizado para comemorar a inauguração do Estádio Gov. Plácido Aderaldo Castelo - Castelão, em 1973. É considerada uma das maiores conquistas do Clube dos Príncipes, que se sagrou o "1º campeão do Castelão".

    Torneio Breno Vitoriano/1973

    17/11/1973 – Sábado - 14:00h.
    Estádio Carlos de Alencar Pinto(Ceará S.C.)

    Preliminar: Maguary 2 x 1 Tiradentes
    - I. Nilsinho e II. Ibsen x III. Marco Aurélio

    Principal: América 1 x 1 Quixadá
    - II. Navarro X I. Antenor

    24/11/1973 – Sábado - 13:30h.
    Estádio Carlos de Alencar Pinto(Ceará S.C.)

    Preliminar: Maguary 3 x 2 Quixadá
    - I. Dedé, II. Nilsinho e III. Berico X IV. Jupi e V. Antenor
    (Obs.: Não relata a ordem de marcação dos gols)

    Principal: Tiradentes 3 x 1 América
    - Wilter X Célio=3
    (Obs.: Não relata a ordem de marcação dos gols)

    01/12/1973 – Sábado - 14:00h.
    Estádio Vicente Giffoni (Antº Bezerra)

    Tiradentes 2 x 1 Quixadá
    - I. Cioba e II. Sessenta X III. Antenor
    (Obs.: Não relata a ordem de marcação dos gols)

    02/12/1973 – Domingo - 15:00h.
    Estádio Gov. Plácido Aderaldo Castelo(Castelão)
    América 0 x 1 Maguary *
    - Dadá

    *Preliminar de Fortaleza 2 x 1 Bahia,

    Partida válida pelo campeonato nacional.
    - Amilton Melo '54 e Zé Carlos '84 x Fito '61
    Obs.: Que corresponde a...
    (FEC: 9m-2ºT, ECB: 16m-2ºT, FEC 39m-2ºT)

    Jornal O Povo, Edição de 03/12/1973, Segunda-feira, 2º Caderno, Coluna: RESUMO

    (O segundo de oito informes nesta coluna)

    Com a vitória de On-
    tem à tarde, no Caste-
    lão, frente ao América,
    o Maguari foi o primei-
    ro clube a conquistar
    um troféu naquela pra-
    ça de esportes. O clube
    Cintanegrino ficou com
    a Taça Breno Vitoriano.
    O tento do Maguari foi
    marcado por Dadá, que
    no final da partida, per-
    guntava para os dirigen-
    tes cintanegrinos se não
    tinha direito a uma fo-
    tografia.

    Obs.: O atleta se referia à fotografia,
    mas de toda a equipe, para a posteridade,
    pela conquista histórica.


    Fonte da pesquisa, em14/07/2001 :
    Biblioteca Pública Gov. Menezes Pimentel
    Hemeroteca – Setor Provisório
    Microfilmagens nºs 432 e 433: Jornal O Povo.

    Lembrete: O Maguary se sagrou o "1º bi-campeão do Estádio Presidente Vargas - PV, entre 1943/1944, invicto e arrastão nas duas campanhas.

    Grande abraço e parabéns pelo novo Blog,
    Novo Link - Ceará Nobre,
    Valorizando a rica e belíssima história do nosso estado.

    Parabéns!
    Raimundo Júnior.

    ResponderExcluir
  15. Oi amigo Raimundo Júnior!

    Sou muito grata pelos comentários tão enriquecedores que o amigo sempre nos brinda,
    deixando a postagem com mais informações valiosas
    que contam a trajetória do Maguary, só tenho mesmo
    que lhe agradecer pela brilhante contribuição ao blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. P.S.:
    Me permita(am) duas correções...
    I. Ordem da partida principal de 24/11/1973,
    Mandante x Visitante...
    América 1 x 3 Tiradentes
    II. Data da pesquisa... 14/07/2011.

    Grato a todos pela compreensão.
    Raimundo Júnior.

    ResponderExcluir
  17. soube que o maguari ta sendo ativado novamente..spero que sim pois não aguento ver so cear, fortaleza e ferroviario... vamos maguari de volta...esperamos .

    ResponderExcluir
  18. Estamos (eu e mais dois amigos) fazendo um documentário sobre o Maguari para conclusão do nosso curso de jornalismo na FAC. A defesa é agora no mês de Junho,se os amigos quiserem acompanhar a defesa é pública.

    Meu email jjuniorffreitas@hotmail.com

    Grato
    Júnior Freitas - Amante do Esporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço, Júnior! :)

      Se der, eu vou sim, pode deixar!

      Forte abraço

      Excluir
  19. Oi, gosto de ver este blog porque me leva a recordar muita coisa da munha infancia. E este Clube Maguary, então, ia muito pra lá no fds tomar banho de piscina! saudades!

    ResponderExcluir
  20. Gosto de muito ver este blog porque me leva as lembranças de infancia. Este clube do Maguary eu frequentava com meus pais no fim de semana, ia muito tomar banho de piscina! Saudades

    ResponderExcluir
  21. Estou emocionada com todas essas informações sobre o Maguary, cresci escutando histórias de um ex-jogador, meu Avô, Luis de França Sales, jogou no Maguary e era muito orgulhoso de ter feito parte dessa história. Ele tinha um sonho de rever seu time jogando, mas infelizmente não esta mais aqui para ver o Maguary novamente jogando. Gostaria se foose possivel receber alguma foto do time daquela época, para quem sabe guardar esse lembrança de meu Avô. meu e-mail é: marianabarreira@hotmail.com E quem souber onde posso conseguir a camisa, por favor me avisem, é muito importante.
    Leila Nobre, não te conheço, mas obrigada por não deixar essas memórias se acabarem.
    Grata,
    Mariana Sales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, boa tarde!

      Eu não sei exatamente de ql época vc se refere, mas lhe mandarei algumas fotos antigas para q as guarde com carinho!

      Um forte e caloroso abraço e eu que agradeço por seu comentário e suas gentis palavras! :)

      Excluir
    2. Desempenho da famosa equipe "cintanegrina" ou formoso esquadrão "cintanegrino", no certame de futebol cearense da 1ª divisão, de 1927 a 1945 e 1972.

      MAGUARY...
      "Um gigante adormecido."
      Frase: Daniel Picolli - SP)
      *Parceria Maguary/MTDF
      Meu Time de Futebol.
      ---------------------------------

      HISTÓRICO

      Sport Club Maguari

      24/06/1924...17/02/1946


      Maguari Esporte Clube

      20/01/1972…14/08/1975


      Sport Club Maguary

      …01/01/2009…
      --------------------------


      "Performance" no certame de futebol
      da 1ª divisão de 1927 a 1945 e 1972.
      _____________________________________

      Associação Desportiva Cearense

      1927...3º
      (1º..2º)- Fortaleza, Fluminense-CE

      1928...Vice
      (1º..3º)- Fortaleza, Ceará

      1929...CAMPEÃO
      (2º..3º)- Fortaleza,Guarany de Fortaleza

      1930...Vice
      (1º..3º)- Orion*, Ceará

      1931...3º
      (1º..2º)- Ceará, Orion

      1932...Vice
      (1º..3º)- Ceará, Fortaleza

      1933...3º
      (1º..2º)- Fortaleza, Ceará

      1934...3º
      (1º..2º)- Fortaleza, América

      1935...Vice
      (1º..3º)- América, Ceará

      1936...CAMPEÃO
      (2º..3º)- Fortaleza, Ceará

      1937...Vice
      (1º..3º)- Fortaleza, Ceará

      1938...Vice
      (1º..3º)- Fortaleza, América

      1939...(x)
      (1º,2º,3º): Ceará, Estrela do Mar**, Ferroviário

      1940...(x)
      (1º,2º,3º): Tramways-CE***,Ferroviário, Ceará


      Federação Cearense de Desportos

      1941...3º
      (1º..2º)- Ceará, Fortaleza

      1942...3º
      (1º..2º)- Ceará, Ferroviário

      1943...CAMPEÃO (invicto e arrastão)
      (2º..3º)- Ceará, Ferroviário

      1944...BI-CAMPEÃO (invicto e arrastão) (2º..3º)- Fortaleza, Ferroviário

      1945...Vice
      (1º..3º)- Ferroviário, Fortaleza
      *Título inicial do F.A.C..
      _____________________________________

      Federação Cearense de Futebol

      1972...3º)
      (1º..2º)- Ceará, Fortaleza

      1973...(x)
      (1º..2º..3º)- Fortaleza, Ceará, Ferroviário

      1974...(x)
      (1º..2º..3º)- Fortaleza, Ceará, Ferroviário

      1975..(x)
      (1º..2º..3º)- Ceará, Fortaleza, Ferroviário
      ____________________________________

      Pela 3ª Divisão

      2009...(X)
      (1º..2º..3º)- Pacajuense, Caucaia, Nova Russas

      2010..(x)
      (1º..2º..3º)- Crateús, Pacatuba, Juazeiro

      2011...(x)
      (1º..2º)- Uruburetama, Barbalha

      2012...(x)
      (1º..2º)- Ascenso a 2ª divisão 2013, ainda em disputa. Infelizmente o Maguary não prosseguiu na competição.
      Avante Maguary!
      _____________________________________


      * Orion: Equipe dissidente do Fortaleza (atletas e comissão técnica), durante 1929-30-31.

      ** Estrela do Mar: Equipe representante da “Marinha”(aprendizes marinheiros), durante 1938-39.

      *** Tramways: Equipe representante da “Companhia Light”, atual COELCE, durante 1939-40. Extinção à véspera das disputas de 1941.

      **** Tetra-Artilharia: Mundico...
      1935 - América
      1936 - Maguari
      1937 - Fortaleza
      1938 - Fortaleza

      Fonte:
      I. Federação cearense de futebol
      (04/11/2005)

      www.futebolcearense.com.br/_fcf.php?op=1&cam=A

      www.futebolcearense.com.br/_fcf.php?op=1&cam=B


      Artilharia “Cintanegrina”...
      1929 - Barroso, 10 gols
      1936 - Mundico, 09 gols
      1939 - Luizinho, 19 gols
      1944 - Ubaldo, 12 gols
      1945 - Jombrega, 08 gols

      Fonte:
      II. “Blog” – História do Futebol


      Importante...
      1915 a 1919:
      Liga Metropolitana Cearense de Futebol,
      conquistadas todas a edições, pelo Ceará Sporting Club, Sob Ato administrativo nº 11/2008.

      Fontes:
      pt.wikipedia.org/wiki/Liga_Metropolitana_Cearense_de_Futebol

      http://memoriafutebolcearense.blogspot.com.br/

      http://www.campeoesdofutebol.com.br/especial15.html

      Memória do Futebol Cearense
      memoriafutebolcearense.blogspot.com


      "O Maguary consolidou o seu retorno, ao convívio do futebol profissional cearense, mas pela 3ª divisão, SEM NUNCA TER SIDO REBAIXADO!"
      Aguiar Júnior-Presidente

      Raimundo Júnior

      Excluir
    3. Ainda sobre a realização do Torneio Breno Vitoriano

      *O Homenageado

      O Cel. Breno Vitoriano, então presidente da FCF, ao ser homenageado, "não aceitou, mas preferiu que prestassem homenagem ao poeta Olavo Bilac".

      Fonte:
      Jornal O Povo, Edição de 14/11/1973, Quarta-feira, 2º Caderno.
      -Microfilmagens Biblioteca Pública-

      Nesta mesma nota, informa como segue...

      O torneio começará sábado no campo do Ceará Sporting, gentilmente cedido pelo alvinegro, sem cobrar um centavo,
      colaboração que a mentora(FCF) não teve da SUDEF.

      Raimundo Júnior.

      Excluir
    4. Considerações:

      (Obs.: termos de domínio geral -público- exceto particular)


      1ª fase: 24/06/1924 a 17/02/1946**... “Sport Club Maguari”;

      **Final do campeonato cearense de 1945 – Maguari 1x3 Ferroviário
      (1º título coral).


      2ª fase: 20/01/1972 a 14/08/1975... Maguari Esporte Clube.


      Maior rival:
      Ceará Sporting Club

      Denominação da partida frente ao maior rival:
      “Clássico alvinegro” ou “Clássico preto e branco”

      Importância do clássico:
      O maior clássico do Norte/Nordeste até 1944*

      *O Ceará não participou do certame, em 1945, cumprindo suspensão imposta pela FCD-Fed. Cea. de Desp., por ter alegado proteção da “gestora” ao Maguari . (reincidência do C.S.C.)

      Maiores conquistas:
      -Bicampeão 1943/44, INVICTO e “ARRASTÃO” nas duas campanhas.
      -Torneio Breno Vitoriano 1973

      Importância das maiores conquistas:
      1º bicampeão do Estádio Presidente Vargas (PV)...
      Ênfase inicial, por Aguiar Júnior - Presidente

      1º campeão do Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão)...
      Ênfase, por Sr. Nirez - Historiador (Miguel Ângelo de Azevedo Nirez)
      Livro Cronologia Ilustrada de Fortaleza, 2001 - Volume I


      Diversas conquistas:

      Inicio na 1ª divisão cearense de futebol, por convite especial da “A.D.C.”, atual F.C.F. – 1927;

      Torneio início: 1929 no Campo do Prado(área ETFCE/CEFET, atual IFCE) e no PV, 1942, 1944/1945-BI;

      04 títulos estaduais: 1929, 1936 no Campo do Prado (área atual IFCE) e no PV, 1943/1944-BI;

      Séde social histórica, inaugurada na Rua Br. do Rio Branco, nº 2955-Fátima, Fortaleza, CE – 1946;

      Detentor da 2ª maior torcida do estado, até o início de 1946;

      Concurso de Miss Brasil: Por Emília Barreto Correia Lima – Miss Maguari/1955;

      Retorno ao futebol profissional cearense – 1972;

      Torneio Breno Vitoriano – 1973;

      Novo retorno ao futebol profissional cearense – 2009;

      Parceria firmada com o Projeto/”Site” MTDF-Meu Time de Futebol: Divulgação nacional – 2011;

      Programa “Maguary na Rádio Globo”, AM 620 KHZ: Divulgação local e transmissão de partidas – 2011;

      Mais de 104.000 admiradores em todo o Brasil, cadastrados via Internet no ”Site” MTDF – 2012;

      Linha arquitetônica preservada, de todo o prédio “Sede Histórica”, sob Ato de Tombamento – 2012;

      Retomada da sede histórica, após Ato de TOMBAMENTO e reocupação prevista... 2014 ou 2015;

      Alcance da “era centenária”, iniciando em 2014 para 2024.


      Novas conquistas “planejadas”:

      I. 3ª divisão cearense de futebol 2013, disputa por uma das vagas de ascenso à 2ª divisão cearense de futebol – 2014;

      II. 2ª divisão cearense de futebol 2014, disputa por uma das vagas de ascenso à 1ª divisão cearense de futebol – 2015;

      III. Copa Unimed/Fares Lopes 2014, disputa por única vaga de acesso à competição a nível nacional, “Copa do Brasil” – 2015;

      IV. 1ª Divisão Cearense, disputa pelo quinto título estadual – 2015;

      V. Participação na Copa do Brasil – 2015;

      VI. Participação no Campeonato Brasileiro, inicialmente série D – 2015.

      Avante Maguary-MTDF!

      Satisfação,
      Raimundo Júnior.

      Excluir
    5. Olá, Mariana! Não sei nem se verás esta mensagem, mas preciso falar de qualquer forma.

      Me chamo Caio Salgueiro, sou estudante de Jornalismo da UFC e estou realizando meu TCC sobre o Maguary, um livro-reportagem sobre a história do clube. Caso veja, você poderia entrar em contato comigo, por favor? Gostaria muito de entrevistar você ou seu avô para o meu livro.

      Meus contatos:
      e-mail: caiomoraessm@gmail.com
      Instagram: @caiosalgm

      Atenciosamente,
      Caio

      Excluir
  22. Olá, Leila e admiradores do Maguari(y),
    em sua bela e fascinante história.

    A seguir, o fenomenal BI-CAMPEONATO, Invicto e "arrastão" nas duas campanhas, conquistado pela querida agremiação Sport Club Maguari, sagrando-se o primeiro bi-campeão do Estádio Presidente vargas, o "PV", entre 1943/1944.
    ---- ---- ---- ---- ----

    Sport Club Maguari
    "Clube dos Príncipes"

    Campanha irrepreensível do antológico bicampeonato 1943/1944, INVICTO E “ARRASTÃO” NAS DUAS CAMPANHAS.

    Sport Club Maguari
    - O IMBATÍVEL -


    1943
    -1º Turno
    28/03 2x1 Ferroviário
    18/04 1x0 Ceará
    09/05 2x1 Fortaleza
    30/05 5x0 Fluminense-CE

    -2º Turno
    06/06 1x0 Fortaleza
    20/06 4x1 Ferroviário
    11/07 1x0 Ceará

    -3º Turno
    25/07 5x1 Fortaleza
    08/08 3x0 Ferroviário
    22/08 0x0 Ceará

    1944
    -1º Turno
    04/06 8x0 Luso
    15/06 8x0 “Peñarol”-CE
    29/06 6x1 Fortaleza
    06/07 7x1 Ferroviário
    20/07 6x4 Ceará

    -2º Turno
    13/08 2x1 Ceará
    20/08 6x1 Ferroviário
    07/09 3x0 Fortaleza
    10/09 4x0 Luso

    Fonte:
    Ceará World Championship

    http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/ce1943.htm

    http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/ce1944.htm

    Avante Maguary!
    Saudações e satisfação,
    Raimundo Júnior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas preciosas informações amigo Raimundo Júnior! :)

      Forte abraço

      Excluir
  23. Maguary...
    No futebol cearense,
    em três edições;
    em três fases;
    em três momentos.

    Sport Club Maguari
    24/06/1924 .. 17/02/1946

    Maguari Esporte Clube
    20/01/1972 .. 14/08/1975

    Sport Club Maguary
    .. 01/01/2009 ..

    Detalhe importante:
    Na época, início dos anos '70, por ocasião ao 1º retorno do Maguari - Clube dos Príncipes, precisamente em 20/01/1972, ainda haviam inúmeros torcedores entusiasmados a seu favor, acompanhando as partidas da equipe cintanegrina, remanescentes da torcida/"galera", de 17/02/1946, quando dia seguinte, foi desativado o deptº de futebol, após a perda do tri-campeonato, para o Ferroviário(1º título coral). Era o então detentor do título de imbatível bi-campeão cearense 1943/1944, invicto e "arrastão" nas duas campanhas, além da 2ª maior torcida do estado.

    Devido a arqui-rivalidade com o Ceará Sporting Club e a perda do título(tri) para o Ferroviário Atlético Clube, "que doeu nos príncipes"(frase alheia), migrou a quase totalidade de torcedores, para o Fortaleza Esporte Clube(que estava em torcida/"galera", bem atrás de Ceará-Maguari-Ferroviário-América), embora já ganhador de vários títulos e parcialmente(pequena parcela), migrou para o Ferroviário Atlético Clube.

    Portanto, na data de 02/12/1973, vários torcedores presentes ao Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo, o "Castelão", compondo imensa galera "tricolor", vibraram na conquista do Torneio Breno Vitoriano pelo "Clube dos Príncipes", na partida preliminar, seguida da vitória do tricolor "leonino", frente ao tricolor Baiano, na partida principal, válida pelo campeonato
    nacional.

    Raimundo Júnior.

    ResponderExcluir
  24. Maguary...
    No futebol cearense,
    em três edições;
    em três fases;
    em três momentos.

    Sport Club Maguari
    24/06/1924 .. 17/02/1946

    Maguari Esporte Clube
    20/01/1972 .. 14/08/1975

    Sport Club Maguary
    .. 01/01/2009 ..

    Detalhe importante:
    Na época, início dos anos '70, por ocasião ao 1º retorno do Maguari - Clube dos Príncipes, precisamente em 20/01/1972, ainda haviam inúmeros torcedores entusiasmados a seu favor, acompanhando as partidas da equipe cintanegrina, remanescentes da torcida/"galera", de 17/02/1946, quando dia seguinte a essa disputa do título de 1945, foi desativado o deptº de futebol, após a perda do tri-campeonato, para o Ferroviário(1º título coral). Era o então detentor do título de imbatível bi-campeão cearense 1943/1944, invicto e "arrastão" nas duas campanhas, além da 2ª maior torcida do estado.

    Devido a arqui-rivalidade com o Ceará Sporting Club e a perda do título(tri) para o Ferroviário Atlético Clube, "que doeu nos príncipes"(frase alheia), migrou a quase totalidade de torcedores, para o Fortaleza Esporte Clube(que estava em torcida/"galera", bem atrás de Ceará-Maguari-Ferroviário-América), embora já ganhador de vários títulos e parcialmente(pequena parcela), migrou para o Ferroviário Atlético Clube.

    Portanto, na data de 02/12/1973, vários torcedores presentes ao Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo, o "Castelão", compondo imensa galera "tricolor"(possível presença de remanescentes, migrados para a galera coral), vibraram na conquista do Torneio Breno Vitoriano pelo "Clube dos Príncipes", na partida preliminar, seguida da vitória do tricolor "leonino", frente ao tricolor Baiano, na partida principal, válida pelo campeonato
    nacional.

    ResponderExcluir
  25. Every weekend i used to pay a visit this website, as i wish for enjoyment, for the reason that this this website conations really good
    funny material too.

    Feel free to surf to my web-site: review of quantrim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I thank you!
      Thanks for the comment.
      I will make a visit to your web-site! :)

      Excluir
  26. Do you have a spam issue on this website; I also am a blogger, and I was wanting to know
    your situation; many of us have developed some nice procedures and we are looking to exchange solutions with
    others, please shoot me an e-mail if interested.

    My web-site; quantrim ingredients

    ResponderExcluir
  27. Hmm it looks like your blog ate my first comment (it was extremely
    long) so I guess I'll just sum it up what I submitted and say, I'm thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog blogger but I'm still new to everything. Do you have any recommendations for beginner blog writers? I'd really appreciate it.


    Review my blog - Quantrim slimming

    ResponderExcluir
  28. I'm amazed, I must say. Rarely do I encounter a blog that's equally educative and engaging, and let me tell you, you've hit the nail on the head. The issue is something which too few folks are speaking intelligently about. Now i'm very happy I
    stumbled across this during my hunt for something relating to this.


    My webpage is quantrim Scam

    ResponderExcluir
  29. Heya! I understand this is somewhat off-topic but I needed to ask.
    Does building a well-established blog like yours require a large amount of work?
    I'm brand new to blogging however I do write in my journal everyday. I'd like to start a blog so I can share
    my personal experience and thoughts online. Please let me know if you have any recommendations or tips for new aspiring bloggers.
    Thankyou!

    My web page; get fit with quantrim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Dá um pouco de trabalho sim, mas como é feito com prazer, o trabalho fica secundário.
      Se você já escreve em diário, fica mais tranquilo, você apenas deixará de escrever num papel, para escrever no seu blog. Comece, tenho certeza que não irá mais parar, isso vicia. rsrs

      Excluir
  30. Post writing is also a excitement, if you know afterward you can write if not it is complicated to write.


    Feel free to visit my blog post ... is paingone pen scam

    ResponderExcluir
  31. You really make it appear really easy together with your presentation however I find this matter to
    be really something which I feel I'd never understand. It kind of feels too complex and extremely vast for me. I am looking forward on your subsequent publish, I will attempt to get the cling of it!

    Here is my web blog; quantrim pills

    ResponderExcluir
  32. I was excited to uncover this website. I wanted to thank you for ones time due to
    this fantastic read!! I definitely loved every bit of
    it and i also have you saved as a favorite to
    check out new information on your blog.

    Also visit my site; quantrim purchase

    ResponderExcluir
  33. SEBASTIÃO KLÉCYTON DE MENEZES LIMA, simplesmente KETO27 de julho de 2013 às 11:08


    Vivi minha infância toda em Fortaleza e morava na Rua Padre Roma 1403. O Maguary foi e será sempre o clube do meu coração. Jogava bola quase todos os dias, praticava, judô e futebol de salão. Adorava a piscina, onde também nadava e competia pelo clube. Minha turma era muito arteira e danada. À noite dávamos um trabalho danado aos funcionários onde brincávamos de pega-pega e depois nos encondíamos para eles nos achassem. Tenho muitas saudade de lá. Gostaria de lmbrar as boas tertúlias e as festas que aconteciam lá. O Carnaval, nem se fala. Simplesmente ótimo. Gostaria de lembrar do funcionários 18 (por ter apenas 18 dedos), Cobra, Nascimento, que só vivia com um cipó de goiaba para nos bater (éramos muito arteiros e merecíamos), Xixico, seu Nelzinho, do restaurante e dos amigos Lamartine, Haroldo Macaco Branco, Filho, Flamarion, que sempre queria bater na gente, Toyota, Eleazar, André (Bactéria), Francesco, Carlinhos Palito, Chico Edson, Haroldo Mapurunga, Theodomiro, Mil Réis, Hugo Vitor, Heitor, ...ah! são tantos que até hoje tenho saudades deles. Hoje, moro em Campinas (SP), mas não deixo de lembrar a minha infância no Maguary. Todas as vezes que vou a Fortaleza, passo em frente a COELCE e lembro-me da minha infância. A todos os cinta-negrinos o meu grande e fraterno abraço. SEBASTIÃO KLÉCYTON DE MENEZES LIMA, ou simplemente KETO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sebastião, boa noite!

      Nossa, que memória privilegiada, parabéns! :)

      Obrigada pelo comentário, muito rico.

      Forte abraço

      Excluir
  34. Olá, Leila! Você poderia me enviar algumas fotos do Maguary? Gostaria de mostrá-las ao meu avô, filho do meu bisavô José Ferreira, garçom do Maguary por muito tempo. Meu email é aluisionetto@gmail.com. Obrigado!
    Aluísio Netto

    ResponderExcluir
  35. O MAGUARY E.C não deve ser lembrado apenas pelo futebol.Também era uma grande força no Basquete adulto juvenil e infantil. Tênis com campeões a nível nacional.Suas festas (tertúlias ,carnaval etc ) faziam parte do calendário de fortaleza e assim vai !

    ResponderExcluir
  36. Estou levantando os jogos do América de Natal desde 1915. Alguém sabe informar quem era o treinador do Maguari nas duas partidas contra o clube potiguar no Nacional de 72 e as fichas dos jogos?

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: