Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Centro de Convenções do Ceará [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sábado, 18 de maio de 2013

Centro de Convenções do Ceará



Centro de Convenções

Em 28 de maio de 1973, realiza-se o lançamento da pedra fundamental do Centro de Convenções do Ceará, projeto do arquiteto José Neudson Bandeira Braga (Neudson Braga), na Água Fria.
A inauguração ocorreu em 09 de março de 1974, na administração do governador César Cals de Oliveira Filho, em terreno de cerca de 15 mil metros quadrados, o maior do Nordeste em seu gênero.


Hoje tem o nome de Centro de Convenções Edson Queirós.
Fica na Avenida Perimetral (hoje Avenida Washington Soares), vizinho à Unifor.

Após sua inauguração, foi palco de seu primeiro acontecimento - Assembléia Geral do Banco do Nordeste, sob a presidência do ministro do Interior, Costa Cavalcanti.

O Centro de convenções possui 15.200 m² de área, sendo aproximadamente 13.000 m² climatizada. Sua estrutura tem capacidade para receber até cinco eventos simultâneos, já que possui 7 blocos independentes e alguns sub-bloco (como A400, F Mezanino, mini auditório B1 e B2, etc).


Foto de 2011 de Paulo Targino Moreira

Em maio deste ano, o Chanceler Airton Queiroz e o Governador Cid Gomes assinaram o protocolo de intenções que prevê a ampliação e reforma do Centro de Convenções Edson Queiroz. O documento trata da devolução do equipamento para à Fundação Edson Queiroz que construirá para o Estado um teatro com capacidade para 1.800 pessoas e dois auditórios com capacidades, cada um para 400 pessoas.


Acervo de Fabio Mesquita Torres

Segundo a Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado, na época da construção do Centro de Convenções, na década de 1970, parte do terreno em que ele está localizado, cerca de 10 mil metros quadrados, pertencia à Fundação Edson Queiroz, que cedeu uma gleba para o equipamento. "A Unifor é a maior universidade privada do Nordeste, talvez a maior do Brasil, e tem se destacado, além da qualidade de ensino, no estímulo ao esporte e às artes. O que acontece neste momento é uma devolução onerosa em que o turismo de negócios do Ceará ganhará um equipamento moderno e capaz de nos tornar um dos estados com melhor estrutura nesse tipo de turismo no Brasil, se somando ainda ao Centro de Eventos do Ceará", destacou Cid Gomes.



Acervo Prêmio Caio 2007


O Centro de Eventos do Ceará, um dos mais modernos equipamentos para a realização de feiras do Brasil, se ressentia de um grande auditório para dar suporte aos eventos que aconteciam no local. Pela carência desse tipo de espaço, o local para convenções era improvisado em seus amplos salões.
Mas com a assinatura, no Palácio da Abolição, de um protocolo de intenções entre o governador Cid Gomes e o chanceler Airton Queiroz, para a ampliação e reforma do antigo Centro de Convenções Edson Queiroz, situado ao lado do Centro de Eventos, o problema será resolvido.

Foto de 2011 de Paulo Targino Moreira

O acordo prevê a reforma do Centro de Convenções Edson Queiroz, com o prédio sendo devolvido à Fundação Edson Queiroz. Por sua vez, a instituição construirá para o Estado um teatro e dois auditórios.
Uma passarela deverá interligar o Centro de Feiras aos novos espaços para convenções. Documento de transferência do equipamento será encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação.

O chanceler Airton Queiroz também destacou o potencial turístico e artístico do Centro de Convenções e ressaltou que haverá ampliação na estrutura física da Universidade de Fortaleza (Unifor), que tem atualmente 30 mil alunos.

Alguns Fatos Históricos:

*28 de maio de 1973 - Lançamento da pedra fundamental do Centro de Convenções.

*09 de março de 1974 - Inauguração do Centro de Convenções.

*21 de junho de 1974Abre-se a I Convenção Nacional do Café, no Centro de Convenções do Ceará.

*26 de junho de 1974 - Inaugurado o Congresso Nacional dos Garçons, às 9h, no Centro de Convenções do Ceará.


*25 de novembro de 1974 - Instala-se solenemente o II Congresso Cearense de Escritores, às 20h, no Centro de Convenções de Fortaleza, patrocínio da Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social - Secult, iniciativa da Academia Cearense de Letras - ACL, do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e Casa de Juvenal Galeno, com cooperação do Departamento de Assuntos Culturais do Ministério de Educação e Cultura - MEC.

*30 de janeiro de 1975 - Instala-se no Centro de Convenções, a II Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Nordeste, em solenidade presidida pelo governador César Cals.

*15 de novembro de 1975 - Abre-se, às 20h, o III Seminário Nacional de Irrigação e Drenagem, no Centro de Convenções, com a presença do Ministro do Interior, Maurício Rangel Reis.

*02 de dezembro de 1977 - Às 17h instala-se, no Centro de Convenções, a Academia Cearense de Língua Portuguesa, tomando posse a primeira diretoria, que tem na presidência o professor Hélio de Sousa Melo (Hélio Melo); primeiro vice-presidente, José Rebouças Macambira; segundo vice-presidente, Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola); primeiro secretário, José Fernandes; segundo secretário, Mirson Lima; primeiro tesoureiro, Itamar Macedo; segundo tesoureiro, Hamilton Andrade; e diretor de publicações, Abdias Lima.

*18 de maio de 1979 - Lançamento, com início às 18h, de Mulher Mostra Mulher, no Centro de Convenções, promoção do jornal O Povo, com a presença da atriz Tônia Carrero e do Quarteto em Cy.

*18 de maio de 1985 - Abertos no Centro de Convenções, o IV Congresso Nordestino de Odontologia e o VI Congresso Cearense de Odontologia.

*15 de maio de 1990 Aberto, no Centro de Convenções Edson Queirós, o I Congresso Brasileiro de Advocacia.


*08 de maio de 2001 - Abre-se, às 19h com duração até o dia 11, no Centro de Convenções de Fortaleza, a TECN Hotel Nordeste 2001, a segunda mais importante feira de hotelaria do País, evento da CLCA Feiras e Promoções, que engloba a 5ª Feira de Produtos, Serviços e Tecnologia para Hotéis, Restaurantes, Bares, Lanchonetes, Lavanderias, Hospitais e Similares; o 4º Salão de Arquitetura & Design para Hotéis; o 3º Salão de Gastronomia Internacional; e o 1º Salão de Arquitetura & Design para Hospitais.

*15 de dezembro de 2004 - A deputada estadual Luizianne de Oliveira Lins (PT), o sindicalista José Carlos Veneranda (PSB) e os 41 vereadores eleitos, em Fortaleza, nas eleições de três de outubro, são diplomados pelo juiz Francisco Suenon Bastos Mota, que presidiu a junta apuradora das eleições.
O diferencial da cerimônia de diplomação, este ano, no Salão G do Centro de Convenções Edson Queiroz. Representantes de 11 escolas da capital que participaram do Projeto Eleitor Futuro, entregaram a prefeita eleita, prioridades que elegeram para os setores de esporte, educação e cultura.



Fontes: Livro Cronologia Ilustrada de Fortaleza, Blog do Fábio Mesquita e Blog do Evandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: