Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Capela de Santo Antônio - Templo mais antigo do Mondubim
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 3 de maio de 2019

Capela de Santo Antônio - Templo mais antigo do Mondubim


Fotos Edimar Bento
Foto Edimar Bento
Muitos acreditam que a  Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a mais antiga do Mondubim, mas o templo mais antigo do bairro é a Capela de Santo Antônio, construída em 1879 e, hoje, localizada ao lado do Cuca do Mondubim.

Aos cuidados do Major Antônio Carneiro Monteiro, em 1879, foi construída a capela, batizada com o nome de Santo Antônio, de quem era devoto. Tamanha devoção lhe fez mandar vim de Portugal uma linda imagem do santo, feita de madeira, para a inauguração da Capela, que mais tarde ficaria como patrimônio para sua família.
Foto Edimar Bento
Em meados do Século XX, após o casamento de sua filha Ana Monteiro Mamede com o Sr. Alfredo Paes da Cunha, a igreja veio a pertencer ao casal, que se tornou responsável pela manutenção e conservação da Capela até o falecimento de ambos, em 1927.
Neste mesmo ano, a capelinha passa às mãos da segunda geração do major, através de sua neta Maria Luíza Mamede Cisne. Com o falecimento desta, seus filhos assumem os cuidados com a igreja. São eles: Maria Ana, Maria Lenira, Maria Ione e Joaquim Alfredo, cujo nome foi dado a uma das ruas do bairro.


Na capela estão sepultadas duas crianças da família: Florência Monteiro Mamede (Nasceu em 08 de Outubro de 1884 e faleceu em 14 de Fevereiro de 1888) e Maria Monteiro Mamede (Nasceu em 17 de Setembro de 1888 - três dias após a morte da irmã Florência). Não se sabe a data que a segunda faleceu, apenas que ambas foram vítimas da febre amarela.



Fotos da igrejinha durante as obras do Cuca. Google Street (2012)
Como os descendentes da família se mantinham firmes e fiéis na fé e devoção ao Santo, decidiram, como forma de homenagem, batizar também o sítio da família, que recebeu o nome de Sítio Santo Antônio, hoje, Parque Santo Antônio.
Devido a construção do Centro das Artes (CUCA - Mondubim ) a prefeitura construiu um desvio de acesso ao terminal do Siqueira, causando um grande transtorno aos fiéis de Santo Antônio , ficando difícil o acesso a capelinha.


Fotos Google Street 

Observação: Se você possui foto antiga da capelinha e quer compartilhar com o Fortaleza Nobre, pode enviar para: fortalezanobre@gmail.com

Crédito: Edimar Bento do blog Monumento Arquitetura e Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: