Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Colégio Juvenal de Carvalho
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 2 de maio de 2019

Colégio Juvenal de Carvalho

A foto, bem antiga por sinal, é provavelmente do colégio recém inaugurado. Acervo Antônio Rosendo.
O colégio foi fundado no dia 26 de abril de 1933, com sede na Avenida João Pessoa, 4279, Damas.
Inicialmente foi inaugurado com o nome de Colégio Maria Auxiliadora, mas no dia seguinte, foi visitá-lo o grande benfeitor que lhe deu o nome de Fundação Cel. Juvenal de Carvalho. No frontispício da casa estava escrito: Colégio Maria Auxiliadora - Fundação Cel. Juvenal de Carvalho. Ficando depois conhecido apenas como Colégio Juvenal de Carvalho.

O Arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes com a ajuda do Cel Juvenal de Carvalho e do Cel Ananias Arruda organizaram e acolheram as Irmãs que fizeram parte da primeira comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora: Irmã Luizinha Denegri, diretora, Ir. Ester A. Pereira, Ir. Angelina Rossato, Ir. Edith Almeida e Ir. Benedita Zoé Figueiredo.

Importante salientar que enquanto o colégio ficava pronto as Irmãs foram acolhidas na comunidade de Baturité, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora e no Dispensário das Irmãs Vicentinas.
A Irmã Luizinha Denegri, primeira Diretora do Colégio, era natural de Gênova, na Itália. Veio para o Brasil com 22 anos apenas e esteve como Diretora em dois períodos de 1933 a 1938; de 1946 a 1951.

Capela e Colégio Juvenal de Carvalho em dia de celebração (provavelmente da inauguração da capelinha que recebeu o nome de Nossa Senhora Auxiliadora). Foto da década de 30. Arquivo Nirez.
O dia 10 de maio marcou o início do funcionamento do Colégio. O Jornal “O Nordeste” publicou o acontecimento num artigo do dia 15 de maio. Um grupo de uma dezena de crianças encheu o novo colégio.
No dia 1° de junho teve início a escola noturna com trinta jovens. No dia 3 de julho entrou a primeira aluna interna: Thais Frota Souza Pinto, no dia 7, a segunda: Margarida Teófilo Girão e no dia 1° de agosto chegou ao colégio a terceira aluna do internato: Maria Angelita Gomes Gonçalves.

Assim o tempo foi passando e o colégio foi se fortalecendo com o espírito missionário salesiano. Ficou definitivamente com o nome de Colégio Juvenal de Carvalho
Hoje o Colégio funciona com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio (diurno e noturno).

O Colégio Juvenal de Carvalho realiza a sua missão integrados como “Comunidade Educativa", com os mesmos sonhos de educação dos seus fundadores São João Bosco e Santa Maria Mazzarello. 

Observação: A Capelinha de Nossa Senhora Auxiliadora, moderna e de amplas proporções, só seria levantada em 1937.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: