Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fatos Históricos da Avenida João Pessoa


Rua da entrada de Porangaba, hoje se chama Sete de Setembro, é a continuação da Av. João Pessoa - Arquivo Nirez

Em dezembro de 1900 é fundada, na hoje Avenida João Pessoa, Parangaba, a Associação das Filhas de Maria Imaculada da Capela do Sagrado Coração de Jesus, do Hospital São Vicente de Paulo, pela Irmã Thomas.

10 de setembro de 1922 - Inaugurado o Café Centenário, antigo Café Benfica, na Avenida Benfica (atual Avenida João Pessoa), próximo ao cruzamento com a Rua Padre Francisco Pinto.

06 de julho de 1930 - Inauguração da estrada de concreto entre Fortaleza e Porangaba (Parangaba), construída pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS), falando na ocasião em nome da Inspetoria, Coelho Cintra.Trata-se da hoje Avenida João Pessoa.
O concreto citado está ainda lá, só que sob o asfalto.

25 de junho de 1930 - Lei municipal denomina o jardim da Praça Comendador Teodorico (da Lagoinha - atual Capistrano de Abreu), de Jardim Tomás Pompeu e a estrada de Fortaleza a Porangaba (Parangaba) de Avenida Washington Luís (atual Avenida João Pessoa). A inauguração deu-se no dia seis de julho.

11 de outubro de 1930 - Reunem-se vários cidadãos e arrancam todas as placas da avenida que liga o Benfica a Parangaba, que tinha o nome de Washington Luís, colocando outras com o nome de Avenida João Pessoa.



 Avenida João Pessoa - Arquivo Nirez

21 de outubro de 1930 - O prefeito César Cals de Oliveira decreta que a Avenida Washington Luís passe a ter o nome de Avenida João Pessoa - oficializando a vontade popular - e dá o nome de Rua Paraíba à via que liga o Matadouro Modelo (atualmente Colégio Paulo VI) à Avenida João Pessoa. Depois se chamou Rua América, Rua Moacir Weyne e hoje se chama Rua Major Weyne e seu início, que era na atual Jorge Dummar, hoje é continuação da Avenida Borges de Melo, que vai até a Rua Damasceno Girão.

1931 - A firma A. Beleza & Cia. Ltda., na Rua Padre Mororó nº 67 (antigo), lançou os Cigarros Ideal Club Cearense, onde aparecem na carteira (maço) a bandeira do clube e as instalações localizadas na Avenida João Pessoa, nas Damas.




Avenida João Pessoa, no bairro das Damas trinta anos depois da segunda foto -Nirez

1931 - Surgem vários cinemas em Fortaleza, entre eles o Cine Benfica, na Avenida João Pessoa nº 3141, o Cine São Gerardo e o Cine Popular, na Rua Senador Pompeu, na Praça da Bandeira, hoje Praça Clóvis Bevilaqua.

03 de outubro de 1931 - Inaugurada a sede do Ideal Clube, com seu pavilhão para danças, no bairro das Damas, na Avenida João Pessoa, em terreno pertencente a Luís Gonzaga da Silva que o vendeu ao clube em prestações semestrais. O clube foi organizado por Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio), que foi o primeiro presidente, Luís Gonzaga da Silva, Joaquim Markan Filomeno Gomes, Raul Cabral, Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), Maximiano Leite Barbosa Filho, José Meneleu Filho e Fernando de Alencar Pinto (Fernando Pinto).
A repercussão foi tamanha que logo surgiu uma nova marca de cigarros, a Ideal Clube onde sua sede na Avenida João Pessoa nº 4898 aparecia no verso e anverso, fabricados por A. Beleza & Cia Ltda.
Depois, aproximadamente em 1932 teve uma sede na Rua Tabajaras, nº 505, que era a chamada de "Filial da Praia", e por fim a atual sede, na Avenida Monsenhor Tabosa nº 1381, na Praia de Iracema, em prédio projetado pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman.

07 de setembro de 1931 - Instala-se o Ideal Clube, de acordo com seus estatutos, embora tenha havido uma reunião anterior, no dia 15 de junho. Sua sede ficava na Avenida João Pessoa, nas Damas. Sua instalação deu-se no dia três de outubro.

13 de setembro de 1933 - Visita do sr, Getúlio Vargas ao local do porto de Mucuripe, à Fábrica de óleo de Oiticica e à Fazenda S. Antônio do Pitaguari, onde lhe foi oferecido um churrasco. A noite, jantar no Ideal Clube, à Avenida João Pessoa, homenagem da sociedade cearense.

07 de maio de 1934 - Em sessão realizada no Ideal Clube, na Avenida João Pessoa, o então presidente Joaquim Markan comunica a compra ao advogado Raul de Sousa Carvalho, de terreno na Praia de Iracema, para construção da sede daquele clube.
24 de maio de 1934 - Inauguração, a Avenida João Pessoa, do novo prédio do Colégio Maria Auxiliadora, para cuja construção muito contribuiu o Cel. Juvenal Carvalho.

26 de setembro de 1936 - O Prefeito Raimundo Araripe sanciona a lei municipal que dá a denominação de Rua João Sorongo a uma das vias públicas do lugar Barreiros, na Avenida João Pessoa.


Início da Rua 15 de Novembro - Arquivo Nirez

Início da Rua 15 de Novembro, que nasce no trilho do trem na Avenida João Pessoa onde tem o Bar Avião -Nirez

28 de julho de 1938 - Chega a Fortaleza, a bordo de um hidro-avião do Sindicato Condor, descendo no aeroporto da Barra do Ceará, o cantor Francisco de Moraes Alves (Francisco Alves), para uma temporada ao microfone do Ceará Rádio Clube - PRE-9, que tinha seus estúdios e transmissores na Avenida João Pessoa, nas Damas. Francisco Alves apresenta-se também no Teatro José de Alencar no dia 30.
Hospedou-se no Excelsior Hotel.

28 de novembro de 1938 - O Colégio das Salesianas (Colégio Maria Auxiliadora), passa a denominar-se Ginásio Juvenal de Carvalho, na Avenida João Pessoa, 4279. Na época o bairro era Dom Bosco.



Avenida João Pessoa final dos anos 80-Nirez

02 de outubro de 1949 - Chega a Fortaleza, em viagem de visita, o Presidente da República, general Eurico Gaspar Dutra, desembarcando no Aeroporto do Cocorote, sendo conduzido, via Avenida João Pessoa, onde são colocados arcos de boas vindas, até o centro da Cidade, onde ficava a sede do governo. Com ele veio o Ministro da Viação Clóvis Pestana.

23 de outubro de 1949 - Inaugurado, em Parangaba, o Bar Avião, na Avenida João Pessoa, na entrada da Rua 15 de Novembro, construído por Antônio de Paula Lemos, seu primeiro proprietário, que faleceu em 1958, ficando seu filho José Odacir Natalense Lemos à frente do bar. Atualmente está alugado a Emanuel Sá Linhares.

13 de abril de 1953 - É entregue ao tráfego a Rua Samuel Uchoa, no Jardim América, unindo a Avenida João Pessoa à Avenida 14 de Julho (hoje Avenida Gomes de Matos, com uma extensão de mais de um kilômetro).

13 de junho de 1953 - Inaugurada a Vila Santo Antônio, construída por José Maria Cardoso, na Avenida João Pessoa nº 5094, ficando conhecida como a Casa do Português, toda de concreto armado, três andares com subida de carro até o teto. Nela foram gastos 29 mil sacas de cimento, 540 toneladas de ferro, 180 milhões de tijolos e 40 mil latas de cal.
Depois foi ocupada por várias repartições públicas, começando pela Ancar.
Lá esteve também a Boate Portuguesa.

04 de janeiro de 1957 - Inaugura-se, às 16h, o Posto Shell, na Avenida João Pessoa nº 5.256, de propriedade de Gerardo Pessoa.

30 de junho de 1962 - Inaugura-se a Boate Portuguesa, na Vila Santo Antônio, conhecida como Casa do Português, na avenida João Pessoa nº 5094.

19 de março de 1970 - Inaugura-se o Centro Educacional Dom Lustosa, na Avenida João Pessoa.

02 de junho de 1974 - O Automóvel Clube do Ceará e o Automóvel Clube do Brasil assinam protocolo que resulta na criação do Automóvel Clube do Brasil-Ce., com sede na Avenida João Pessoa esquina com a Rua Álvaro Fernandes.


21 de Junho de 1975 - A Avenida João Pessoa, ainda conhecida pelo nome de Avenida Capistrano de Abreu, é aberta ao tráfego, após reforma, com mão única no sentido sul-norte.
07 de abril de 1989 - Reinaugurada, após reforma, a sede social do Ceará Sporting Club, na Avenida João Pessoa nº 3532, no Benfica.

09 de outubro de 1996 - Pelo Decreto nº 9.952 é criada a Escola de Ensino Fundamental Cláudio Martins, na Avenida João Pessoa nº 6.601, em Parangaba, no prédio onde funcionou o Ginásio Nordeste.

29 de maio de 2003 - O prefeito Juraci Magalhães inaugura, no bairro das Damas, o Pólo de Lazer Professor Gustavo Braga, que urbaniza e arboriza a lagoa de contenção criada para evitar transbordamentos dos canais das Damas e do Jardim América. Com isso, a prefeitura pretende acabar com o acúmulo de muriçocas e sujeiras no local, além de proporcionar à população, lazer e segurança.
O pólo de lazer, em frente ao Colégio Gustavo Braga, na avenida João Pessoa, 4680, é um equipamento com estrutura composta de uma quadra de esportes para a comunidade, bancos, árvores e pistas de contorno.
O titular da Secretaria Executiva Regional IV, João Melo, vereadores e lideranças dos bairros beneficiados estiveram presentes.

31 de agosto de 2004 - Lançado o livro O Benfica de ontem e de hoje, do cearense Francisco de Andrade Barroso, no salão da Saga, localizada na Avenida JoãoPessoa nº 3461, às 19h30min. O autor já tem outras quatro publicações, "Os Andrades", "Família Santos Lessa" e "As Igrejas do Ceará, vol.
1 e 2", todas independentes.
Francisco de Andrade Barroso é conselheiro da Associação Cearense de Auditores Fiscais da Previdência, vice-presidente da Academia do Columinjuba, diretor da Sociedade Cearense de Geografia e História, sócio do Colégio Brasileiro de Genealogia do Rio de Janeiro, pesquisador e autor de crônicas históricas.




x_3c14c9ad 


Fontes: Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Nirez e Revista do Instituto do Ceará
 (Histórico, Geográfico e Antropológico) - 1957 e 1958

13 comentários:

  1. Qual o motivo que levou a esse nome:Av.Jõao Pessoa?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato causou grande comoção popular, sendo praticamente o estopim da Revolução de 1930, embora se discuta se realmente houve motivação política no ato, que foi executado por João Duarte Dantas, advogado cujo escritório fora invadido por tropas governamentais.

      Ao terminar a avenida esta ganhou o nome de Washington Luiz, mas logo veio a Revolução de 1930 e o povo arrancou as placas e substituiu por João Pessoa, que tinha sido assassinado naquele ano e embora o crime fosse por razões pessoais a ocasião o transformou em crime político para fortalecer os antagonistas da candidatura do governo.

      Na Wikipédia, tem a biografia dele:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Pessoa_Cavalcanti_de_Albuquerque

      Abraços

      Excluir
  2. na av joao pessoa existia um sobrado de cor salmao q foi demolido a alguns anos, de que decada era esse sobrado? tem alguma foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, assim é muito vago, sabe qm era o proprietário?!?!?!
      De qualquer forma, vou pesquisar se há notícias de sobrados demolidos na avenida.

      Abraços

      Excluir
  3. Tenho conhecimento que a Av.João Pessoa, também teve o nome de Av.Capistrano de Abreu. Tenho inclusive uma lista telefônica antiga( aquela que contém o nome dos assinantes, endereço, mapa de localização e tudo), que confirma isso, mas não vi na sua fantástica pesquisa nada à respeito. Gostaria de alguma posição sua. Parabéns e felicidades Leila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem toda razão, Oliveira.
      Inclusive em 21 de Junho de 1975, com o nome de Avenida Capistrano de Abreu, ela aberta ao tráfego, após reforma, com mão única no sentido sul-norte.

      Forte abraço e obrigada pelo comentário. Vou acrescentar essa importante informação também!

      Excluir
  4. Leila você sabe que era o proprietário da panificadora confiança na avenida João Pessoa esquina com a rua Ceará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morei na rua Ceará, anos 70 e lembro que era o Sr.Manoel , o Português....tinha um balconista chamado Augusto.

      Excluir
  5. Gostaria de saber sobre a inauguração do Ginásio Nordeste, na av. João Pessoa, 6601. Temos um grupo de ex alunos dos ano 70/80 ainda quando era colégio das irmãs católica (irmã Inez). Estamos querendo a história do Ginásio Nordeste. Ficamos Grato. Clerton Benevides Machado

    ResponderExcluir