Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Bloco “Ai da Base!” [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bloco “Ai da Base!”


Anos 50. Choque da Base Aérea de Fortaleza. Caminhão com banco de madeira, ocupando toda a extensão da carroceria, acomodava soldados armados, sentados e voltados para os lados da viatura.

Objetivava conter balbúrdias envolvendo militares da Aeronáutica. Mas, quando chegava, “para não perder a viagem”, havia revista geral. Nasceu, então, um chiste na Capital representando o medo: “Ai da Base!”.

Tal jocosidade denominou um bloco carnavalesco de sujos do bairro Demócrito Rocha. Únicas coisas de cordão momesco: uma, a surrada imitação de estandarte, onde se lia “Bloco Ai da Base!e, abaixo, o desenho de dois cassetetes, em forma de X, encimados por um capacete; outra, a marchinha “Você pensa que cachaça é água”.



O porta-estandarte era o Bira, filho de dona Luzia Barroso. De tão cambota, alcunharam-no Colhões entre Parênteses. A maioria dos brincantes fantasiava-se de mulher. As vestimentas pertenciam às mães, mulheres e namoradas. Os adereços, os mais variados e estrambóticos.

O Valdir sempre tradicionalista. Portava penico de ágata e dentro cachaça e linguiças. Já o Dorival esbaforia-se. Saia justa, blusa decotada, sutiã com farto enchimento, nádegas postiças, sapato salto alto, peruca loura e longa, brincos, pulseiras e outros penduricalhos. Maquiado profissionalmente. Desbundava-se.

Centenas de outros extravasamentos justificados por Momo.

Charanga do Gumercindo intitulava-se o grupo de músicos do apoio. O “Ai da Base!desfilou até 1961.


Geraldo Duarte 
(Advogado, administrador e dicionarista)


2 comentários:

  1. Oi amiga desculpe a demora, mas era carnaval kkkk e teu comentário sai na Ilha sim é que privatizei os comentários eles são liberados após eu lê-los... uma forma de evitar spans já que no mural não dá só se apagar kkkkk Olha quanto ao teu novo empreendimento prometo ler direitinho no find e colocar os banners na Ilha ok? e adoreiiiiiiiiiiiiii esta tua postagem, pra variar adoro tudo que tu escreve.. beijos no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm entendo perfeitamente, fiz o mesmo aqui no blog. rsrs Leia com atenção e verá q é um ótimo empreendimento! Eu agradeço se vc colocar o banner na sua movimentada Ilha! :) Beijossssssss e espero q esteja disposta para voltar a sua rotina, q não é fácil! rsrs :*

      Excluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: