Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Empresa: São José de Ribamar



Proprietários / Sócios

1959 a 1967
Leopoldo Nunes

1967 a 1981
Milton Camelo Santos

1967 até os dias de hoje
João Alberto Leite Barbosa
Maria do Livramento Barcelos

A primeira linha foi para o Bairro de Fátima. No período de 1967 a 1981 Milton Camelo Santos teve 04 ônibus agregados a Empresa São José de Ribamar, operando a linha Av. Treze de Maio. As linhas Aeroporto e Vila União foram adquiridas em 20/10/1985 da Empresa Muribeca (José Liberato Barroso e Raimundo de Alencar Pinto). Inscrição no Sindiônibus N° 95 com data de admissão em 11/10/1966, sindicalizado até 1990.

Linhas Urbanas: 

Aeroporto / Benfica (Fortaleza)
Aeroporto / Centro (Fortaleza)
Aguanambi 1 e 2 (Fortaleza)
Antônio Bezerra / Papicu (Fortaleza)
Av. 13 de Maio 1 e 2 (Fortaleza)
Av. Paranjana 1 (Fortaleza)
Av. Paranjana 2 (Fortaleza)
Av. Sargento Herminio (Fortaleza)
Bairro de Fátima / Centro (Fortaleza)
Campus do Pici / Unifor (Fortaleza)
Castelão / Lagoa / Parangaba (Fortaleza)
Circular 1 e 2 (Fortaleza)
Conjunto Ceará / Papicu / Montese (Fortaleza)
Parangaba / Náutico (Fortaleza)
Siqueira / Centro (Fortaleza)
Vila Simone / Centro (Fortaleza)
Vila União / Centro (Fortaleza)

   
Frota

1967 - 02 caminhões-jardineira
2001 - 65 ônibus 

Há 43 anos, o casal de empresários João Alberto Leite Barbosa e Maria do Livramento Barcelos se uniram em um empreendimento ousado para época. De marido e mulher passaram também a sócios de uma empresa que é hoje uma das melhores da capital, também uma das mais tradicionais no setor em atividade.

O envolvimento do Sr. Alberto Barbosa com o transporte iniciou bem antes, quando começou a explorar a linha de parangaba com uma camionete comprada em 1948. Anos mais tarde, João Alberto chegou a possuir 10 veículos, porém com a crise de tarifas, viu-se obrigado a vender parte da frota, ficando apenas com dois. Infelizmente, os dois veículos se encontraram num cruzamento, deixando-os destruídos. Para recomeçar, João Alberto Leite tomou emprestados três carros e continuou explorando o ponto da cidade rejeitado por todos, o Bairro de Fátima.


Empresa São José de Ribamar iniciou suas atividades no dia 3 de maio de 1967, quando os empreendedores colocaram à disposição dos moradores daquele bairro e adjacências, dois ônibus-camionetes que faziam a linha Bairro de Fátima - Centro. Anos depois, já com quatro ônibus, a empresa passou a fazer também a linha Vila Simone, depois chamada de Av. 13 de Maio. O nome do empreendimento é uma homenagem a São José de Ribamar, santo de devoção do proprietário.

Foto Cepimar

Em 1968 a Ribamar começou a operar a linha Circular de Fortaleza, em parceria com as empresas Iracema, Cialtra e Timbira. A primeira linha circular foi criada pelo Coronel Elísio Gentil de Aguiar, Secretário de Transportes na administração do Prefeito Murilo Borges, responsável pela regulamentação da Lei do Sistema de Transportes de Fortaleza. No período de 1967 a 1981 Milton Camelo Santos teve quatro ônibus agregados a São José de Ribamar, operando na linha Av. Treze de Maio.

A empresa foi pioneira quando em1983 levantou um movimento local para a proibição do fumo dentro dos coletivos. A iniciativa resultou na lei municipal 5709, de 15 de junho de 1983, que passou a proibir que os passageiros fumassem dentro de qualquer coletivo. No ano seguinte adquire o primeiro ônibus Scania K-112 com carroceria Torino e 13,2 metros de comprimento, prefixo 32.


As linhas Aeroporto e Vila União foram adquiridas em outubro de 1985 da extinta Empresa Muribeca. Em 1986 a empresa recebe um diploma pela colocação da empresa entre as maiores do País no setor de transporte. Em novembro de 1987, a São José de Ribamar ganha uma reportagem veiculada nacionalmente na revista “Veículos”, onde constam vários elogios a empresa. Mesmo atuando numa cidade que na época possuía um dos piores sistemas de transportes, a empresa era tida pelos seus usuários como padrão em Fortaleza, pelo bom serviço que sempre prestou a população.



A São José de Ribamar proporcionou a cerca de 300 alunos de uma escola pública, em março de 1993, um passeio pela cidade a bordo de quatro novos ônibus recém-chegados que seriam entregues a população do bairro Vila União, no percurso os ônibus ostentavam faixas como: “Vila União ganha mais quatro ônibus novos”, “Mais ônibus, mais conforto para Vila União”; “Usuário Merece respeito”



Outra medida pioneira tomada pela São José de Ribamar foi a implantação em 1995 do GET (Gerenciador Embarcado de Transporte) que permitiu um maior controle do número de passageiros embarcados. Com o GET as meias-passagens foram controladas, evitando fraudes e desentendimentos entre cobradores e estudantes.



No ano de 1996, a empresa São José de Ribamar também foi pioneira ao instalar em sua frota os aparelhos “Viaje Bem” e “Anjo da Guarda”. Estes aparelhos controlam a velocidade máxima e não permite que o veículo se desloque com as portas de embarque abertas. No ano seguinte, adquire o primeiro ônibus com itinerário eletrônico, o TorinoGV de prefixo 10029.


Em setembro de 2000, a linha Campus do Pici - Unifor recebe os dois primeiros ônibus equipados com ar condicionado, poltronas de veludo, piso emborrachado, vidros fumê e motor traseiro. A iniciativa partiu da necessidade de oferecer um transporte melhor e mais bem equipado aos usuários da linha, e o melhor, sem nenhuma taxa de acréscimo sobre a tarifa em vigor. No mesmo ano a empresa foi agraciada com o troféu Destaque Empresarial no Mundo dos Negócios.



Quando adquiriu o Torino de prefixo 10112 em agosto de 2001, a empresa exibiu o ônibus na Praça do Ferreira, realizando um passeio pelos principais pontos da cidade. O veículo possui suspensão a ar e dois espaços reservados para cadeira de rodas. A tradicional pintura é marca registrada da empresa, concebida ainda na década de 70, a identidade visual é facilmente reconhecida pelos usuários, que logo identificam os ônibus do Bairro de Fátima. Seus veículos circulam pelas ruas da cidade sempre limpos e bem conservados.

O crescimento da empresa ao longo dos anos é resultado da dedicação e empenho dos proprietários e filhos, fruto de toda uma vida dedicada aos transportes. Não é a toa que a São José de Ribamar é a “Empresa 10”, pois esta contribuiu para a melhoria do transporte urbano da capital cearense ao longo das últimas décadas, sempre inovando e fazendo a diferença entre os demais, traduzindo o lema que carrega em cada um dos seus ônibus: “Transportar bem é a maneira mais direta de servir ao povo”



Crédito: Fortalbus, Cepimar

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Viação Bons Amigos




Fundada em 1963 numa época de grandes dificuldades para o setor de transporte urbano, que ainda transitava por ruas sem pavimentação e carentes de qualquer tipo de financiamento, a Empresa tornou-se uma das mais conceituadas empresas de transporte coletivo de Fortaleza.
 
Aristides Aragão Freitas, Francisco Soares Carvalho e seus filhos Raimundo e Francisco Edmar Feitosa, fundaram juntamente com o empresário Carlos de Albuquerque Lima, a Empresa que iniciou suas atividades com o nome de Viação São Vicente, com uma frota de cinco ônibus adquiridos de José Sabóia Bezerra. Os ônibus serviam duas linhas de Fortaleza, Pan Americano e Casa Popular (Atual Henrique Jorge).

Em pouco tempo, a empresa cresceu e recebeu, já em 1964, uma outra denominação. O nome foi mudado para “Viação Bons Amigos Ltda.”, porque a maioria das carrocerias eram da marca Bons Amigos, fábrica que funcionou até meados de 1970 em São Paulo. As carrocerias eram montadas em chassis Mercedes-Benz LP-321.



No inicio das atividades todas as ruas das linhas por onde os ônibus trafegavam eram cobertas de piçarra. Por conta disso, a Empresa mantinha um caminhão carregado de entulho para tapar os buracos abertos nas ruas, sobretudo nas quadras invernosas. A primeira linha asfaltada foi a do Henrique Jorge.
Ônibus Caio Jaraguá na linha Henrique Jorge. (Foto: Acervo CEPIMAR)
A terceira linha foi Parque Santa Fé (Atual João XXIII), na qual adquiriu mais dois carros. Logo após vieram as linhas Vila São Francisco e Coronel Francisco Nunes, somando mais sete veículos a frota.
No ultimo dia do ano de 1968, os moradores do Demócrito Rocha ganham uma linha própria ligando o bairro ao centro de Fortaleza. Quatro ônibus da Viação Bons Amigos foram escalados para circular na linha, que foi recebida com muita festa pelos moradores, pois era uma antiga reivindicação daquele bairro.

Proprietários e funcionários na Garagem (Foto: "Bons Amigos 35 Anos")

Mais tarde, a Bons Amigos adquire mais cinco carros para a linha Av. José Bastos e quatro para Av. Lineu Machado, passando assim a operar em 8 linhas urbanas com uma considerável frota. Com o crescimento dos bairros foi aumentando mais ainda o número de ônibus nas linhas.

Raimundo Feitosa recebendo as chaves do gerente da Aguanambi Diesel

Em meados da década de 70, a Empresa já possuía uma frota de 46 veículos, naquele momento, adquire os seis primeiros Monoblocos da frota, com carroceria Mercedes-Benz O362.

Amélia no cruzamento das Avenidas José Bastos e Fernandes Távora.

Na década de 80, a Viação Bons Amigos foi a primeira empresa do Ceará a adquirir o modelo Amélia, fabricado pela Caio Norte. Também foi a primeira a adquirir o Urbanus em meados de 1988, no lançamento em Fortaleza, adquiriu 10 unidades com chassis Mercedes-Benz.


Aristides e Francisco permanecem à frente da Empresa por mais de 30 anos, até 1995 quando faleceram. Ambos tiveram marcante atuação na área sindical do setor de transporte, tendo, inclusive, ocupado a presidência do sindicato patronal. Raimundo Feitosa e Edmar Feitosa continuaram a frente da Empresa.

Na Foto Chiquinho Feitosa e representantes da Nielson e Aguanambi Diesel (1989) - Acervo CEPIMAR

Ao completar 35 anos em 1998, a Bons Amigos lança uma logomarca comemorativa nos novos ônibus adquiridos naquele ano, os Urbanus com chassis Mercedes OF-1721. Naquele ano, a Empresa possuía uma frota de 79 veículos operando em 26 linhas do sistema urbano.


Ônibus 1998 com logomarca comemorativa de 35 anos

Em 2000, os sócios Francisco Edmar Feitosa Carvalho e Raimundo Feitosa Carvalho receberam a medalha Mérito FETRONOR, na Categoria Fundadores (Empresários), outorgada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (FETRONOR). Em junho de 2005 a Associação Nacional do Transporte Urbano (NTU), outorga a Medalha Mérito do Transporte, categoria Empresário, a Francisco Edmar Feitosa de Carvalho.

Em 2004, a Empresa passa por uma reformulação, tornando-se São Vicente, o mesmo nome de quando começou a operar em 1963. O nome Bons Amigos segue timidamente em alguns veículos, entretanto, a maioria da frota passa a operar no sistema urbano com a nova denominação e código (16) no sistema urbano.


A Viação Bons Amigos/São Vicente encerra suas atividades em novembro de 2007, deixando de operar nas linhas por onde atuou ininterruptamente por mais de quatro décadas, sendo uma das mais tradicionais do transporte coletivo. Suas linhas foram divididas entre várias empresas atuantes no transporte urbano da capital cearense.



Crédito: Site Fortalbus
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