Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : °°°Fotos Raras do Centro da cidade°°°
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 2 de junho de 2009

°°°Fotos Raras do Centro da cidade°°°

A rua Major Facundo, no quarteirão entre as ruas Guilherme Rocha e São Paulo, fotografada do sobrado que ocupava o local do atual Hotel Savanah.

(Clique nas fotos para ampliá-las)


Fachada do Cine Majestic Palace


Interior

Cine Majestic Palace-com cadeiras da Áustria-Não existe mais foi destruido após um devastador incêndio


Na década de 1950 o centro abrigou charmosos cafés e lojas de artigos finos e elegantes
“A Praça do Ferreira era o coração de Fortaleza", lembra com saudade o senhor Raimundo Clemente de Oliveira, 76 anos, contando que testemunhou o incêndio do cine Majestic, na década de 1950. Explica que o fogo começou pela Lojas de Variedades. “Eu morava no terceiro andar do prédio”, recorda, assim como não sai da memória a época em que a Praça do Ferreira contava com seus charmosos cafés, o Abrigo Central e a Coluna da Hora.“Os cafés eram freqüentados por políticos ilustres”, conta. O quadrilátero do espaço mais acolhedor da cidade concentrava lojas que comercializavam artigos finos, sendo freqüentadas por senhoras da alta sociedade, completa Oliveira.

Hoje, pode-se perceber o contraste dos hábitos da Fortaleza do início dos anos 1950 com a atual, diz. Naquela época, quando chegou a Fortaleza, uma das opções de lazer preferida do povo era passear nas tardes de domingo pelo Centro. Clemente se entusiasma ao falar da Praça do Ferreira de outrora. ´Tinha a tabacaria do Pimentel, o Café Presidente e o Pedão da Bananada´.
Cine Moderno

Hotel Excelsion inaugurado em 1931

Nos dias de hoje, a área central está sempre vazia aos domingos e nos feriados diferente daquele tempo, o Centro de Fortaleza aos domingos é quase vazio. As lojas cerram as portas de ferro, impedindo que as pessoas admirem as vitrines. Em outras épocas, elas enchiam os olhos das pessoas, sobretudo das mulheres, que aproveitavam para copiar os modelos.
Foto da Praça do Ferreira ainda da época do bondinho

A Praça do Ferreira antiga era o ponto de encontro das famílias que realizavam passeios dominicais, após a sessão de cinema. “Gosto muito de apreciar o Centro”, revela Abner Ferreira Sales, 72 anos, que confessa não dispensar uma conversa na Praça do Ferreira.“A gente fala sobre tudo: política, economia e da vida dos outros também”, ri, confessando que freqüenta o local há mais de 40 anos.
Neste belo prédio ainda preservado funcionava o Café Sport


Praça do Ferreira 1930

A saudade é apenas do tempo que não volta mais, justifica, afirmando que, hoje, é bem melhor do que antigamente. No entanto, lamenta a demolição do abrigo central e da Coluna da Hora. “Sinto saudade”, revela. O advogado André Real, 60 anos, lembra da época em que havia a sessão das 21h30, no Cine Luiz. “Era o programa preferido da alta sociedade de Fortaleza”. A juventude vinha paquerar na Praça do Ferreira, recorda. Conta que “a primeira vez que usei terno foi para ir ao Cine São Luiz com a minha namorada”, relembra. Diferente de hoje, os namorados não saíam sozinhos. Era comum levar a mãe e a irmã dela também. Caso contrário, não tinha a permissão do pai. Sentado no banco da Praça do Ferreira, diz que tudo surge como um filme na sua cabeça. Mais jovem do que os outros, André Real alcançou o tempo em que a Beira-Mar concentrava os bares e os restaurantes da cidade. Fala da Fortaleza boêmia, citando os bares e as boates localizadas no Centro.
Hotel Savanah, e Sul América, centro, anos 60








Antigo palacete Ceará Chamado popularmente Rotisserie-Uma das mais lindas fachadas de Fortaleza-Sediava o aristocrático Clube Iracema



Hoje sedia a Caixa Econômica e continua com a sua bela fachada preservada.

3 comentários:

  1. Tudo muito lindo,adoro reparar nos prédios antigos da capital quando estou passando pelo centro,gosto de pensar como seria viver aquele tempo,tudo muito diferente de hoje.
    parabéns! excelente blog sobre nossa cidade!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tbm faço isso rsrsrs

    Obrigada, Júnior :D

    ResponderExcluir
  3. por que é tão difícil ver fotos dos anos 90 e final de 80 , procuro mais são muitas poucas fotos e olha que nessa época grande parte das pessoas já possuíam câmeras !

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: