Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Colégio Tiradentes [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Colégio Tiradentes



As origens deste ESTABELECIMENTO remontam aos anos de 1950. Foi fundado no dia 21 daquele ano (comemoração do martírio de Tiradentes) por Iraci Castelo Branco (adventista). Era uma pequenina escola onde funcionavam o primário e os cursos de admissão. Funcionava em uma residência adaptada a escola cuja área era inferior a 200m².
Em 1954, houve a transferência para Paulo Amorim Cardoso, também adventista, que além de conservar o primário, ministrava aulas de Esperanto. Já no final de 1957, ocorreu nova negociação do Colégio. Desta vez, ele passava às mãos das professoras Tereza Cysne (graduada em Assistência Social), Doralice Figueiredo Barbosa (formada em Serviço Social) e do professor José Maria Bandeira Barbosa (graduado em Letras e Direito). Legalmente o que existia era um contrato social e havia muito o que caminhar até chegar a uma legalização no Conselho de Educação. Em março de 1958, o número de alunos era de vinte e dois.


Durante esse tempo, o Instituto Tiradentes conseguiu adquirir sua sede, definitivamente, e erguer um edifício de três pavimentos, ampliando sua área para 800m². Diversos cursos foram implantados, entre eles, o de Preparação à Admissão, orientado por Estela Veiga de Alencar (hoje radicada em São Paulo), como também um Pré-Vestibular.


Pelo ano de 1967, consolidam-se os esforços visando a implantação do Ginásio Tiradentes. Foi somente em 1969 que esse objetivo foi alcançado. O Ginásio Tiradentes contou com a participação de professores notáveis: João Damasceno Fontenele, Guilherme Muller, Boanerges Farias de Sabóia, Leônidas Magalhães, Adroaldo Castelo, Carlos Abdorilo, Eulério Soares Cavalcante e outros. Coordenava o Ginásio, na época, o professor Boanerges, cuja estada no Ceará se estendeu a um quadriênio.


Finalmente, em 16 de janeiro de 1985, pelo Parecer 1004, do Conselho de Educação, houve o reinício do 2º Grau (COLÉGIO TIRADENTES) com pleno êxito. O número de alunos já chegava, entrementes, a oitocentos.


O INSTITUTO TIRADENTES é a entidade mantenedora do Colégio Tiradentes e do Ginásio Tiradentes. A direção está sob o comando de seu proprietário JOSÉ MARIA BANDEIRA BARBOSA.



Crédito: Site do colégio

Um comentário:

  1. Estudei nesse colégio do ano 1985 até 1988. Tenho honra em ter sido aluna do Colégio TIRADENTES. Parabéns.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: