Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Empresa Iracema [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Empresa Iracema



Iracema, a índia eternizada pelo romancista cearense José de Alencar em 1865, tornou-se o nome de uma das mais belas praias de Fortaleza, foi também, inspiração para o nome de uma pioneira no transporte coletivo de passageiros da cidade, a valente Empresa Iracema, que prestou serviços à população de Fortaleza durante 60 anos de existência, sendo considerada uma das mais antigas do Estado.

Ônibus Mercedes Vieira (Anos 60) 
O ônibus da imagem pertencia à Empresa Iracema, da organização José Setúbal Pessoa, e percorria a linha Dom Luiz. Tinha mecânica Mercedes-Benz e carroceria Vieira, de São Paulo. Crédito da foto: Fortalbus

A Empresa Iracema foi fundada em 1936 por José Setubal Pessoa e mais outros empresários, entre eles Ciro Mamede Vidal. Anteriormente, em 1934, o sócio José Setubal Pessoa operou para o bairro de Otávio Bomfim, mas não usava o nome de Empresa Iracema. Em 12 de fevereiro de 1948 foi registrada na Junta Comercial o nome de fantasia da Empresa Iracema com a razão social de Organização José Setubal Pessoa & Cia. Em 1952 passa a ter razão social de José Setubal Pessoa & Cia Ltda. Em 1978 a Organização José Setubal Pessoa Ltda. A primeira linha operada pela empresa foi Praia de Iracema, partindo do Centro, em frente ao antigo Café Belas Artes. Em 1996 a Empresa transferiu suas linhas para as Empresas Cialtra, Auto Viação Fortaleza, Irmãos Bezerra e Maraponga, encerrando suas atividades no setor. Inscrição no Sindiônibus N° 05 com data de admissão em 14/09/1951.

[007+IRACEMA+100.PNG]
Crédito da foto: Ônibus Mania

Proprietários / Sócios

1936 a 1972
José Setubal Pessoa

1948 a 1967
Maria Luiza Parente Pessoa

1960 a 1996
Maria Gisete Costa Pessoa

1967 a 1984
Helder Setubal Pessoa

1978 a 1996
Vania Maria Pessoa Eugênio de Souza

1985 a 1996
Fernando Pessoa Eugênio de Souza

1990 a 1996
Claudia Pessoa Eugênio de Souza

Sérgio Pessoa Eugênio de Souza

1936 - sem registro de data
Ciro Mamede Vidal

[007+IRACEMA+142.PNG]
Crédito da foto: Ônibus Mania

Linhas Urbanas: 

Açude João Lopes / Centro (Fortaleza)
Av. Dom Luiz / Centro (Fortaleza)
Cais do Porto / Centro (Fortaleza)
Carlos Vasconcelos / Centro
Casa de Saúde São Raimundo / Ideal Clube (Fortaleza)
Circular 1 e 2 (Fortaleza)
Meireles / Centro (Fortaleza)
Mucuripe / Centro (Fortaleza)
Papicu / Caça e Pesca (Fortaleza)
Parangaba / Centro (Fortaleza)
Parangaba / Mucuripe (Fortaleza)
Praia / Circular (Fortaleza)
Praia de Iracema (Fortaleza)
Praia do Futuro / Caça-Pesca (Fortaleza)
Seminário / Centro (Fortaleza)
Serviluz / Centro (Fortaleza)
Siqueira / Papicu (Fortaleza)
Varjota / Centro (Fortaleza)

[007+IRACEMA+076.PNG]
Crédito da foto: Ônibus Mania

A Frota

1951 - 38 ônibus
1984 - 51 ônibus
1985 - 54 ônibus

Miniatura do Caio Vitória, da Iracema em exposição realizada pela SerbusCrédito da foto: Fortalbus

Notícias da época:

PARADAS DE OMNIBUS 

Data:
 14/04/1932 - Fonte: Jornal O Povo, p. 03

 

As empresas de auto omnibus vem atravessando, ao que nos informaram, sensíveis dificuldades, desde que os poderes públicos adotaram o sistema de só ser permitido o estacionamento de carros na Praça do Ferreira e suas adjacencias, enquanto chega um outro veículo, exigencia que faz muitos saírem sem passageiros, com  flagrante  prejuízo dos donos de omnibus, pela perda de gazolina.

Declaram alguns proprietários de auto - omnibus que se os poderes públicos - Prefeitura e Chefatura de Polícia - consentissem que seus veículos demorassem mais um pouco na Praça do Ferreira, poderiam  eles organizar e manter uma espécie de horário.

A Empreza Iracema, por exemplo, daria omnibus para a Praia de 5 em 5 minutos.”



O CHOQUE DE VEHICULOS 

Data:
 30/01/1934 - Fonte: Correio do Ceará, p. 07

O desastre de hoje em frente á palmeira. o omnibus ficou virado e imprensado entre a parede e o bonde
Hoje pela manhã, cerca de 7 horas, na rua Senador Pompeu, ao procurar entrar na Guilherme Rocha, o auto-omnibus 035 da Empreza Iracema chocou-se violentamente com o bonde n. 32 da linha do Bemfica.
O 035 foi pegado no lado esquerdo do motor, sendo empurrado desastradamente da esquina da mercearia do lado do sul até a calçada da Padaria Palmeira. Nesse ponto chocou-se com um combustor que foi derrubado, emquanto virava sobre o seu lado direito o omnibus 638.
Na sua parte da frente e para lama esquerdo o carro da Empreza Iracema soffreu muitos estragos. O guiador do carro, chauffeur José Mesquita e o menor José Carlos, conductor, nada soffreram.
O bonde 32 era guiado pelo motorneiro n. 115, Antonio Pinheiro Sobrinho e tinha como conductor, Domingos Pinheiro dos Santos, n. 242.
Quatro cadeiras do omnibus foram quebradas.
O inspector de vehiculos esteve no local do desastre, tomando as necessarias providencias para desinterrupção do trafego.





ACIDENTE DE VEÍCULOS Á RUA BARÃO DO RIO BRANCO 

Data:
 13/12/1935 - Fonte: O Povo, p. 01


São grandes os danos materiais
As 11:30 horas de hoje, aproxidamente, verificou-se, no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e Cons. Liberato Barroso, um acidente de veículos, abalroando um omnibus e um caminhão.
Embora sem haver vitimas a lamentar, resultaram do acidente, em apreço danos materiais de grande monta.
Aquela hora, dirigia-se da praça do Ferreira para o Bemfica o omnibus 462, guiado pelo “chauffeur” profissional Sebastião Oliveira Brasil e conduzindo apenas um passageiro que, após o desastre desapareceu aos olhos dos presentes, talvez temendo as complicações de algum inquérito policial.
Ao atravessar a rua Barão do Rio Branco, perto do trilho de pedra da rua Liberato Barroso, notou o guiador do omnibus que avançava por aquela artéria o caminhão 869 T, o conduzido pelo profissional Raimundo Ferreira dos Santos.
Os esforços de ambos os “chauffeurs” resultaram inúteis, pois os dois veículos encontraram-se ruidosamente, tendo o omnibus subido a calçada do Café Familiar.
O omnibus 462 cujos danos são de maiores proporções, tendo quebrado a caixa dos motores, é de propriedade do sr. Ciro Mamede.
A Inspetoria de Veículos tomou conhecimento do fato.




NOVA LINHA DE OMNIBUS 

Data:
 10/02/1939 - Fonte: Jornal Gazeta de Noticias, p. 04
A EMPRESA Iracema acaba de tomar uma medida digna de encomios: pôs um omnibus para fazer a linha do açude João Lopes.

Essa linha foi inaugurada ontem com o carro 2047.

Os preços das passagens são os seguintes: até o Bom Pastor – 200 réis, direito ao açude João Lopes – 300 réis.

A população daquele bairro acha-se agora bem servida nesse tocante, graças á iniciativa louvável do Sr. Ciro Mamede, proprietário da aludida empresa.



HOJE O 10º ANIVERSÁRIO DA EMPREZA DE TRANSPORTES IRACEMA

Data:
 10/08/1946 - Fonte: Correio do Ceará, p. 06

A “Empreza Iracema”, a numero 1 em transportes, em nossa terra, comemora, na data de hoje o seu 10º aniversário.
Organização que honra o Ceará, servindo-a contendo os bairro da Praia de Iracema, Seminário, Mucuripe e Carlos de Vasconcelos, essa empresa sob a orientação técnica do seu proprietário José Setúbal Pessoa, vem cumprindo fielmente o seu programa de há 10 anos passados, sem que todavia, nas fases mais negras da falta de transportes durante a guerra, deixasse de servir as linhas acima mencionadas.
ASSEIO E CONFORTO
Uma nota interessante se apresenta aos olhos dos passageiros que se servem dos ônibus da “Empresa Iracema”- é que todos os seus carros denotam asseio e conforto, possuindo, ainda, um corpo de condutores e cobradores que se esmeram em bem servir ao publico.
Aliás, a “Empresa Iracema” é talvez, em nosso Estado, a única, a cumprir, á risca os horários, não molestando destarte, os seus passageiros.
Além do seu proprietário Sr. José, que se ocupa da parte Técnica, possui a empresa um gerente dinâmico e trabalhador, Sr. João Mota, o qual, ativo e deligente, procura fazer o possível para bem servir aos inúmeros passageiros.
JANTAR AO PESSOAL
O sr. José Setúbal Pessoa, em regosijo pela decorrência do 10° aniversário de sua Empresa, hoje, à noite, no restaurante Caio Padro depois de encerrar o movimento, reunirá os seus auxiliares para num ágape de confraternização, comemorar entre jubilo e alegria, mais um aniversario da Empresa Iracema, considerada pelo nosso público como a empresa líder de transportes de nossa terra.
Em nossa edição de amanhã daremos notícia detalhada do que foi a festa da Empresa Iracema.



SERÁ INAUGURADA AMANHÃ NOVA LINHA DE ONIBUS PARA MUCURIPE 

Data:
 31/12/1947 - Fonte: O Povo, p. 08

Na Praça de Sé, o estacionamento – Horário e preço da passagem
Como já é do conhecimento geral, foi inaugurado, Dia de Natal, o cáis do porto de Mucuripe, passando a ser feito ali, aquela data em diante, todo o serviço de embarque e desembarque de passageiros e cargas nacionais.
O movimento para Mucuripe, dessa forma, aumentou consideravelmente e tende a progredir mais ainda.
UMA NOVA LINHA DE ÔNIBUS
A nossa reportagem colheu em palestra com o cap. Almir Rodrigues, Comissário do transito em nossa capital, que, em vista do grande movimento para o Mucuripe, será inaugurada uma nova linha de ônibus, a ser denominada “Cais do Porto” quatro carros da “Empresa Iracema”, os quais se encontravam na reserva daquela empresa de transportes.
PONTO DE PARTIDA E PASSAGENS
Os ônibus sairão da Praça de 20 em 20 minutos para começar. Conforme o progresso do movimento para o porto, horário será diminuído.
A passagem inteira custará a importância de Cr$ 1,00, mas a linha será dividida para elas preços inferiores.



AUMENTOU PARA 50 CENTAVOS A PASSAGEM NOS ÔNIBUS DA ALDEIOTA 

Data:
 23/03/1948 - Fonte: Correio do Ceará, p. 08

Aldeiota - Com permissão da prefeitura a majoração
Conseguiu finalmente a Empresa Iracema permissão para aumentar o preço da passagem nos seus ônibus que fazem a linha da Aldeiota, prevalecendo-se de um pedido que lhe foi dirigido pelo comando da Décima Regimão Militar no sentido de que aqueles veículos extendessem seu percurso até o Hospital Militar, situado nos extremos daquele bairro.
Condicionando aquela Empresa a proposta a essa solicitação à majoração do preço da passagem de Cr$ 0,40 para Cr$ 0,50 viu-se o comando da nossa Região Militar na contingência de advogar junto à Municipalidade os interesses dos militares que necessitam de facilidades de transporte para o estabelecimento de saúde da Aldeota, procurando justificar ao mesmo tempo, a exigência dos proprietários daqueles ônibus.
CONCEDIDO O AUMENTO
Estudando detidamente o assunto, a Prefeitura Municipal concluiu pela decisão de conceder o aumento, o qual passou a vigorar imediatamente. Mas, como podem afirmar com segurança os moradores do prosperoso bairro, essa majoração não influiu muito nas economias populares. Isto porque os condutores nunca têm troco exato de Cr$ 0,40, ficando sempre com a parte, embora diminuto, do dinheiro do viajante, parte esta que agora passará a pertencer na linha da Aldeota, à própria empresa de transporte.


ÔNIBUS COM "BORBOLETAS" 

Data:
 09/07/1964 - Fonte: Jornal O Povo, p. 01

 A Emprêsa Iracema, que explora várias linhas de ônibus em Fortaleza, colocou em circulação três novos veículos com a novidade de terem uma "borboleta" no centro do corredor, através da qual é feita a cobrança das passagens. Torna-se assim, a emprêsa pioneira no Ceará nesse particular. No Sul, todo transporte coletivo já usa êsse sistema. Na 
foto, a "borboleta", cujo uso torna mais fácil e mais correto o serviço do trocador.

Ônibus com catraca de 1964 - Acervo Fortalbus


EMPRESA IRACEMA LANÇA ÔNIBUS COM BORBOLETAS 

Data:
 19/09/1964 - Fonte: Jornal O Povo, p. 14

Depois de inaugurar no Ceará a era dos “gostosões”, ônibus modernos, a Empresa Iracema lança agora, carros com borboletas iguais em tudo aos que circulam no Rio e São Paulo.
Desde alguns dias que a linha da Casa de Saúde São Raimundo vem ser beneficiada com esse processo, através de seus ônibus novinhos em fôlha.
A Empresa Iracema, fundada em 1936, possui hoje uma frota de 40 veículos, entre os quais carros de socorro, serviço, reboque, fiscalização, compras etc.
Nada menos de 130 funcionários prestam serviço à empresa do Sr. José Pessoa, muitos dos quais com mais de 20 anos o que atesta a dedicação dos mesmos para o crescimento da organização.
Todos os ônibus da Empresa Iracema - uma das mais modernas do Norte - rodam com baterias da Satúrnia, distribuidas em fortaleza por Comércio e representações Olicosta Ltda. No próximo mês de outubro mais duas unidades serão incorporadas à Empresa Iracema.


EMPRESA IRACEMA PERDE BENS POR FALÊNCIA 

Data:
 02/02/1996 - Fonte: Jornal O Povo

Aos 60 anos, a mais antiga concessionária de linhas de ônibus de Fortaleza tem dívidas que ultrapassam os R$ 4 milhões
A empresa de ônibus mais antiga de Fortaleza faliu. Com 60 anos circulando na cidade, a empresa Iracema, administrada pelo empresário Fernando Eugênio Pessoa, não conseguiu reverter o processo de falência e, ontem pela manhã, praticamente definiu seu destino. Seis veículos da frota foram tomados pelo Banco Real como dívida de leasing (contrato financeiro onde é alugado um bem e, no final do prazo estabelecido, permitida a aquisição definitiva), sob determinação judicial. O Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Passageiros do Estado do Ceará (SETPEC), Francisco Feitosa, confirma o valor das dívidas "em mais ou menos R$ 4 milhões". A situação, segundo ele, é "irreversível".
As dívidas, segundo um informante do meio empresarial do setor, foram acumuladas junto à Receita Federal, Previdência, direitos trabalhistas, Secretaria das Finanças do Município, bancos, fornecedores, companhias de petróleo e governos federal, estadual e municipal. "Foi má administração" - disse o informante, sem se identificar.
Há aproximadamente 60 dias, segundo Feitosa, a empresa ainda contava com uma das maiores frotas da cidade, com mais de 100 veículos. Ontem, chegava a pouco mais de 20. Cerca de 100 motoristas e trocadores haviam parado de trabalhar desde as 14 horas de quarta-feira (31). Foram cobrar o pagamento do salário de janeiro e rescisões contratuais.
No final da manhã, em negociação com o proprietário da Iracema, Fernando Eugênio Pessoa, o sindicato representante dos motoristas e trocadores concordou que a categoria recebesse os valores atrasados. "Ficará um quadro de motoristas para atender aos 26 carros que a empresa ainda tem" - explicou o Presidente da entidade, Elias Augusto da Silva.
A Autoviária Fortaleza vem substituindo, desde o segundo semestre de 1995, as linhas concedidas à Iracema. Até ontem, eram apenas quatro ainda operadas pela empresa falida, em circulação principalmente na área do Mucuripe. O POVO não conseguiu obter a versão de Fernando Eugênio Pessoa para os fatos.




HOMENAGEM 

Data:
 29/01/2005Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Classificados do Diário / Negócios & Mercado / Agora, p. 38


O empresário José Setúbal Pessoa, fundador da Empresa Iracema e um dos pioneiros do setor de transportes de passageiros do Ceará, foi homenageado no último dia 27, quando teve rua no bairro Cais do Porto inaugurado com seu nome. A iniciativa do Sindiônibus objetiva homenagear os empresários do setor de transportes que ajudaram a construir a história dos transportes no Ceará.


ELES E ELAS 

Data:
 13/02/2005 - Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno 3 / Leda Maria , p. 02

O empresário José Setúbal Pessoa, fundador da Empresa Iracema e um dos pioneiros do setor de transportes de passageiros do Ceará, foi homenageado com a inauguração de uma rua com seu nome no bairro Cais do Porto. A iniciativa partiu do Sindiônibus, destacando quem faz parte da história do transporte de passageiros do Ceará.


Créditos: Cepimar e pesquisas diversas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: