Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Escola Johnson - 50 Anos
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Escola Johnson - 50 Anos



Inauguração da Escola Johnson

A Escola Johnson , foi fundada no dia 06 de fevereiro de 1963, pela S.C Johnson & Son, Inc.* inicialmente destinada a atender aos filhos de funcionários que trabalhavam na Fábrica de Cera de Carnaúba, localizada na Rua Dragão do Mar, sendo ali sua primeira sede. A fundação da nossa escola parte da própria história da Companhia Johnson.




Devido ao espirito de aventura e empreendedor do seu Presidente Herbert Johnson, em outubro de 1935, ele realizou uma expedição saindo de Racine, E.U.A, para pesquisar as potencialidades da carnaúba, nativa da região Nordeste e símbolo do nosso Ceará e matéria prima da empresa.

Fruto humanitário desta companhia e sob os auspícios do Dr. Galba Araújo e colaboradores, a Escola Johnson foi pioneira na educação especial em Fortaleza, tendo como sua primeira diretora, a professora Suzana Bonfim.



Mais tarde, com o regresso da família Johnson aos Estados Unidos, a escola passou para o quadro da Secretaria de Educação do estado do Ceará, em novas instalações no Bairro Engenheiro Luciano Cavalcante e hoje é denominada Escola de Ensino Fundamental e Médio Johnson.

A parceria com a Ceras Jonhson Ltda é mantida até os dias de hoje através das doações dos Laboratórios de ciências e informática, gabinete dentário, quadra de esporte, construção de salas de educação especial, ampliação de biblioteca e outras benfeitorias, bem como, contratação de profissionais para atendimentos educacionais e odontológicos.

No ano de 2004, seu filho Fisk Johnson (foto ao lado), atual presidente da companhia após o falecimento de seu pai, retorna a Escola Johnson em visita excepcional, onde foi recepcionado calorosamente pela comunidade, numa escola recuperada e ampliada, contribuição da parceria e demonstração de afeto na continuidade da obra da família.


Atualmente, a escola atende 1.300 alunos dirigida pela professora Ana Maria Bizerril e o núcleo Gestor, mantendo e ampliando novas parcerias com: Ibeu, Senac, Federação Tênis de Mesa e a TIM que recentemente presenteou a escola com um acervo de 1.000 livros na inauguração da Salsa de Leitura Ruy Câmara.


Sala de Informática - Blog da escola


Após 50 anos no dever de educar, a Escola Johnson reconhece e agradece a todos que deixaram sua contribuição na construção de uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna.

Parcerias:

CERA JOHNSON
TIM
IBEU
FEDERAÇÃO DE TÊNIS
FACULDADE CHRISTUS
UECE

Escola Johnson hoje funciona nos três turnos e atende a um universo de 1300 alunos distribuídos em: Ensino Fundamental (6° ao 9°ano), Ensino Médio, Educação especial e Atendimento de Educação Especial.

O atendimento aos alunos com necessidades especiais é feito por profissionais das áreas de:
Terapia ocupacional, FonoaudiologiaAssistência SocialPsicologiaPsicopedagogia.
Além dos alunos da Escola, o núcleo atende a comunidade e a outras escolas da região.


Banda Fanfarra em frente a escola - Arquivo Jangadeiro

Fatos Históricos

30/Dezembro/1945 - Noticia-se que o Sr. Herbert Johnson, sócio da Companhia Johnson, estabelecida no Ceará, doou duzentos mil cruzeiros a estabelecimentos de beneficência da nossa terra.

12/Julho/1959 - Mrs. Irene Johnson, esposa do Mr. Herbert Johnson, chefe da Companhia Johnson, doa, atendendo a um pedido de Aluísio Riquet Nogueira, presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará, uma máquina de escrever Braille aos alunos do Instituto dos Cegos.

04/Fevereiro/1963 - Chega a Fortaleza uma comitiva dá Johnson &Johnson, presidida pelo Dr. Howard M. Packard, para inaugurar, no dia 6 de fevereiro, a Escola que aquela companhia manterá em Fortaleza com frequência gratuita para 400 alunos, que terão alimentação adequada, fornecida por ‘Alimentos para a Paz’.

23/Outubro/1972 - Falece, em Fortaleza, no Hospital Geral do INPS, vitimado por uma perturbação vascular-cerebral, o ex-deputado e líder estudantil Francisco Vasconcelos de Arruda. Era tesoureiro da Escola Johnson.


Sam Curtis Johnson

*A S. C. Johnson & Son é uma indústria química que fabrica produtos de higiene e limpeza. A empresa iniciou suas atividades fundada por Sam Curtis Johnson em 1886 na cidade americana de Racine, Wisconsin. No Brasil é conhecida como Ceras Johnson e está presente no mercado brasileiro desde 1937. No mundo possui 70 subsidiárias e trabalha com produtos vendidos em mais de 110 países.

Leia também:

Quem foi Herbert Johnson
A Casa Johnson na Beira-Mar




Crédito: Blog da Escola Johnson, Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo, Wikipédia e Forbes

13 comentários:

  1. Ao conhecer um pouco mais da história de minha primeira escola não pude conter as lágrimas ao lembrar de minha infância. Graças a Deus existem pessoas como você que nos permite reviver grandes lembranças através de seu blog. Meus sinceros agradecimentos. Roberto Rodrigues, Administrador de Empresas (Estudou na Escola Johnson da Alfabetização até a 4a. série primário).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, fico muito feliz em saber que o blog lhe trouxe boas recordações, lembrar da infância é sempre muito bom! :)

      Forte abraço e obrigada pelo comentário

      Excluir
  2. Leila Nobre, parabéns pelo belíssimo trabalho.
    Fui aluno ada escola nos ano 70, tenho boas lembranças de duas professoras, a Ana Maria Cavaleiro e Olga Benário. professoras iguais a essas nunca mais encontrei em toda minha vida acadêmica.

    ResponderExcluir
  3. Sou aluna da escola Johnson hoje em dia , amo muito os professores eles são ótimas pessoas e ensinam muito bem . Minha vida mudou muito depois que comecei a estudar lá . Meu nome é Thalyta Cordeiro , e estou cursando o 8° E da escola Johnson . Bjos

    ResponderExcluir
  4. Estudei lá do 7° ano até o 3°. Sou muito feliz em participar dessa história, ótima escola, ótimos professores, pois sem eles não teria chegado onde estou, e obrigada Leila Nobre por essa homenagem tão linda a essa querida escola. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Melhor escola, bons momentos!

    ResponderExcluir
  6. Maravilloso documental Leila como senpre ,nao sabe como MV e alegró daquele día que te pedí que pesquizara sobre minha querida escola ,nao esperaba que voçê,consequira tao espectacular relato muito obrigada ,me deixa muito feliz pois como ja te dizer volto a viver aqueles tempos marvilhosos como fificudades económicas mais muito feliz

    ResponderExcluir
  7. essa escola tive em minha vida por muito tempo.. lembranças das pedagogas. Allice.Regina. fatina café. graça ferre. e outras muiitas que passou por lá Meus adecimentos. Anos 90

    ResponderExcluir
  8. Moro próximo a essa escola e estão fazendo uma reforma que é um espetáculo, está ficando belíssima, vai melhorar muito o padrão de vida dos estudantes, quadra esportiva coberta, novas salas de aula, entre outros equipamentos, é uma melhora muito grande

    ResponderExcluir
  9. Ohhhh quanta saudade estudei na Johnson 10 anos. Fui do jardim de infância ao 8ª ano. Tenho grandes lembranças, fiz grandes amizades.
    Se eu pudesse voltar no tempo faria tudo de novo.

    Edileuva 85 992328750

    ResponderExcluir
  10. O que existia onde hoje e a escola jonhson?

    ResponderExcluir
  11. Trabalhei nessa empresa essa decada. Fiquei maravilhado ao conhecer essa escola e sua historia. Quando inciei a trabalhar, comentei na fabrica, em OsascoSP,sobre uma escola perto de casa com o nome da empresa. Dai me explicaram. Excelente empresa.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: