Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Inauguração do serviço telefônico automático em Fortaleza
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Inauguração do serviço telefônico automático em Fortaleza




Conforme vinha sendo anunciado, teve lugar no primeiro dia do ano a inauguração dos telefones automáticos entregues à cidade pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O ato, que se revestiu de grande brilhantismo, teve lugar às 11 horas, num dos salões do amplo prédio da Praça dos Voluntários, construído para o serviço telefônico, e em presença de altas autoridades federais, estaduais e municipais, civis e militares, representantes de classes, da imprensa e incomputável número de pessoas.


Iniciou-se a solenidade com a benção do prédio e das instalações, oficiada por Mons. João Alfredo Furtado, após o ato inaugural.

O Sr. Raimundo Araripe, prefeito da capital, com a palavra, fez uma síntese dos trabalhos de seu governo, para referir-se ao melhoramento ora inaugurado. Esclareceu que todo o serviço importara em cerca de mil e duzentos contos, exceção do prédio, que custou quatrocentos contos, e ressaltou a maneira correta como Ericson & Cia Ltda. cumpriram o contrato firmado pela municipalidade.

A seguir, o Sr. Interventor Federal declarou inauguradas as novas instalações, em sintéticas palavras, após o que os presentes empreenderam uma visita a sala dos aparelhos, onde foram feitas as primeiras ligações.

Prédio da Telefônica na Rua Sena Madureira.
A foto data da segunda metade da década de 30. Acervo Assis de Lima

Às autoridades foi servida uma mesa de champagne, tendo nesse momento falado o Dr. Francisco Saboia, ilustre advogado da Cia Ericson, o qual apresentou agradecimento à administração municipal, em nome da empresa.


Matéria publicada no Jornal O POVO, em 03/01/1938

2 comentários:

  1. Gosto muuito de visitar esse blog, que é tão importante para a nossa história, não só cearense como brasileira mesmo... Obrigada e parabéns!!

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: