Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Cine Luz - 1931 - Parte II [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cine Luz - 1931 - Parte II


Assim foi noticiada a inauguração do novo Cine Luz, no periódico “Gazeta de Noticias” (23/02/39) :

INAUGURA-SE HOJE O CINE-LUZ
A PELÍCULA "TRÊS PEQUENAS DO BARULHO"
FOI A ESCOLHIDA PARA ESSA INSTALAÇÃO

Conforme noticiamos em edições anteriores, a Empreza Severiano Ribeiro fará inaugurar hoje mais um cinema sonoro, o Cine Luz, para cujo aparelhamento não mediu esforços, dotando Fortaleza com mais uma excelente casa de diversões cinematográficas.

È o antigo salão existente com aquela denominação à Praça Castro Carreira, canto da rua General Sampaio, o qual adaptado às projeções sonoras passou por remodelação geral, internamente tornando-se de aspecto agradabilissimo.


A antiga Praça Castro Carreira - Arquivo Nirez

A maquinaria sonora é das mais modernas, foi confeccionada pela marca nacional Cinetom que se vem tornando conhecida em todo o pais pela excelencia de seus aparelhos, por isso mesmo contando com grande numero de instalações congêneres em todo o território brasileiro.

Ontem à noite houve uma experiência dos ótimos aparelhos do Cine-Luz e hoje, às 19 horas, com a inauguração do novo salão, o nosso público terá de verificar que improficuos não foram os esforços da Empreza Ribeiro, oferecendo à nossa capital um esplendido cinema que irá servir os habitantes das imediações onde se encontra o mesmo instalado.



Consoante os cartazes da dita emprêza será passado, na tela inaugural do Cine Luz, o grandioso filme de Deanna Durbin, “Três Pequenas do Barulho”, tão aplaudido nas suas apresentações anteriores.

Os preços do aludido cinema serão populares, sendo cobrados os ingressos, nos dias úteis, à razão de 1$600 e nos dias de domingo, 2$200, quando entrarão programas especiais.

(Grafia da Época)

Nessa fase, vivenciei uma única visita ao velho cinema, quando em vesperal superlotada, graças à dupla Laurel e Hardy, imortalizada no Brasil como “o gordo e o magro”, era exibida a agradável versão cômica da opereta “Fra Diavolo” (Fra Diavolo; Metro Goldwyn Mayer, 1933, 90 minutos, direção de Hal Roach e Charles Rogers, opereta de Auber, argumento de Jeanie McPherson, direção musical de Le Roy Shield, fotografia de Art Lloyd e Hap Depew, com Stan Laurel, Oliver Hardy, Dennis King, Thelma Todd e James Finlayson).



O Cine Luz teve um novo período de existência, de doze anos, após a sua nova sonorização, transformando-se inevitàvelmente em cinema popular, com público simples que podia assumir o custo de seus ingressos de baixo preço. Foi finalmente desativado por volta de 1951.

Ary Bezerra Leite


Parte I



Fonte:  Livro Fortaleza e a Era do Cinema de Ary Bezerra Leite


6 comentários:

  1. Este é o melhor de todos os blogs da net.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Unknown!
      Fico feliz demais! :)

      Excluir
  2. Dª Leila fazer um comentário sobre seu blog "Fortaleza Nobre" é uma tarefa por demais difícil, mas mesmo assim arrisco-me a dizer que este seu trabalho engrandece nossa terra, e traz para atualidade a vida passada desta tão querida cidade nossa de cada dia, trazendo assim o conhecimento para as gerações atuais do que foi Fortaleza, um blog como este seu, somente poderia ter brotado de uma mente bela e nobre como a sua, continue com este belo trabalho sobre a "loura desposada do sol." Do poeta Paul Ney

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de assinar, assino agora o último comentário.

    Abraços Zé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh meu amor, muito obrigada por suas palavras, vc falando assim, enche meu coração de tanta felicidade, vc nem imagina! :)
      Um comentário tão lindo e vindo de alg tão especial, fechou meu dia com chave de ouro, obrigada mesmo, amado!

      Beijos em seu lindo coração ♥

      Excluir
  4. Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to more added agreeable from you! By the way, how can we communicate?


    Stop by my blog search engine

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: