Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : O histórico Mondubim
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sexta-feira, 1 de outubro de 2021

O histórico Mondubim


No final do século XIX, na recém-inaugurada Estrada de Ferro de Baturité, a “Maria Fumaça” passa próxima às margens da lagoa do Mondubim e traz consigo pessoas, mercadorias, comércio e desenvolvimento à região com o mesmo nome. 

Primeira viagem do Trem Turístico do Ceará. O maquinista Vicente e o auxiliar Dario posam ao lado da velha "Maria Fumaça" de Baturité. Acervo O Povo.

Primeira Estação do bairro

Praça Venefrido Melo, a praça do Mondubim
em 1937. Arquivo Nirez
A lagoa do Mondubim, principal atração do bairro, faz parte da bacia do Rio Ceará, onde os índios habitantes do local pescavam e caçavam. Ao lado da Lagoa foi construído uma capela e depois, no centro da então vila, a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em 1908, e em frente a igreja, um chafariz. Em 1875, foi construído a estação de trem da Estrada de Ferro de Baturité, o que estimulou a economia desta localidade que ficou baseada em orlarias. Infelizmente, a primeira estação de trem do bairro já foi demolida.

Mondubim. Arquivo Assis Lima

O Mondubim, de acordo com o turismólogo Gerson Linhares, já constava em mapas antigos de Fortaleza, utilizados por portugueses após a expulsão dos holandeses do Ceará. 

O Mondubim Velho, como é conhecido o núcleo original do bairro, apresentava disposição espacias simples, de cidade interiorana, com um canteiro (Praça Venefrido Melo) no centro e habitações ao seu redor. No início, a região era ocupada por chácaras e fazendas.Este desenho foi alterado nos anos 1970 do século XX, quando as duas ruas ao lado do canteiro foram usada como vias da Av. Perimentral.

De acordo com o IBGE, Mondubim é um distrito de Fortaleza, criado em 04 de dezembro de 1933*, pelo Decreto Estadual n.º 1.156.



O jornal O POVO, de 1948, traçava o perfil de um bairro para “aonde levávamos em veraneio a família e cujos ares devem ter a mesma tonicidade daquela frutinha oleaginosa que, no Piauí e outros estados no Norte, se chama mudubim e é, ao final das contas, o amendoim baiano...” O texto também descreve um bairro de “climas estáveis e das temperaturas que acomodam a própria alma”.

Interessante salientar que, foi nas proximidades da linha férrea, que foram erguidas as mais antigas construções do bairro.


o Núcleo Central do bairro fica entre os trilhos do Metrofor e o conhecido “balão do Mondubim” - localizado no cruzamento das avenidas Wenefrido Melo (Perimetral) e Godofredo Maciel.


Mondubim nos anos 50. Acervo Carlos Juaçaba

É nesse perímetro que está localizada a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Antes, possuía uma bela praça em frente a entrada principal. “Eu relembrarei o pátio gramado da igreja, verde o ano inteiro, que vinha do patamar, pregueado de degraus solícitos e se estendia molemente para as bordas da linha-férrea”, descreve Mário Sobreira de Andrade no texto Velho Mondubim, publicado na seção Literatura de ontem e de hoje, em 1944.

Conjunto Mondubim financiado pelo IAPC - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários, em 1955. Na época, os comerciários de Fortaleza associados aos sindicatos vinculados ao IAPC, desde os estudos preliminares, se mostraram contra a localização do Conjunto em área tão distante do centro comercial, tida em meados de 1950, como zona rural. Localização: Avenida Presidente Costa e Silva, 1807. Acervo William Beuttenmuller


Em 2001, a antiga igrejinha perde o posto para a nova matriz, mais ampla e batizada com o mesmo nome. Porém, o templo mais antigo do bairro é a Capela de Santo Antônio, construída em 1879 e, hoje, localizada ao lado do Cuca do Mondubim.

Aos poucos, o bairro foi crescendo... 


Noticias do Mondubim do passado:




*De acordo com o livro Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), o Mondubim é elevado a condição de distrito em 1951 e a sub-prefeitura é instalada em 1957.


Fonte: O Povo/ Cronologia Ilustrada de Fortaleza / Hemeroteca Digital Brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: