Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Garagem Elite



 Garagem Elite - Acervo Jesuíno Vianna



Em 1921 a firma J. Thomé de Saboya estabeleceu-se na rua Barão do Rio Branco nºs 51 e 53 e Major Facundo nº 48, ocupando todo o quarteirão pela rua Castro e Silva, negociando com automóveis e seus acessórios, denominando-se o estabelecimento, "Garage Elite" com a capital de 300:000$000 (trezentos contos de réis). A firma pertencia ao Dr. José Tomé de Saboya e Silva e tinha como gerente José Amaro Coelho Cintra. O prédio foi construído pelo arquiteto Jacinto Matos. A firma vendia automóveis e peças, além de vender a gasolina "Montano" e alugar carros para casamentos, batizados, etc.


Garagem Elite 1923

A foto antiga data de 1923 e foi batida no canto noroeste do cruzamento da rua Barão do Rio Branco com Rua Castro e Silva. O prédio é o que vemos à esquerda da foto. Além das portas largas para entrada e saída de carros, vemos a rampa da descida principal, ladeada por um combustor de gás carbônico e uma bomba de gasolina "Montana". Os dois automóveis também devem fazer parte da "garage".

A Rua Barão do Rio Branco era calçada com pedras rústicas apiloadas e por ela passavam os trilhos e fios dos bondes elétricos.




A segunda fotografia mostra o mesmo local visto do mesmo ângulo, porém com as diferenças de época. O prédio da "Garage Elite" é o mesmo, com um grande tapume vermelho cobrindo parcialmente a fachada, hoje abrigando o "Palácio das Diversões", Bar, restaurante e sinuca, depois de ter abrigado algumas lojas ou armazéns de tecidos. O número do prédio hoje é 635 e nele estiveram os Armazéns Alvorada.


Vizinho ainda é o mesmo sobrado e as casas que se seguem também são as mesmas, embora alteradas por reformas, até a esquina ao longe que é um prédio novo do Bradesco, em frente à BCP, com frente para a Rua Major Facundo. Ao longe é que vemos novos edifícios de concreto armado.


Hoje o prédio virou um dos muitos estacionamentos de Fortaleza - 2015


Fonte: Fortaleza de Ontem e de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário