Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Antigo Mata Galinha - Bairro Boa Vista
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Antigo Mata Galinha - Bairro Boa Vista



O bairro é pequeno, com pouco mais de 4 mil habitantes.

O bairro é muito movimentado, mas de nome pouco conhecido. Você sabe onde fica o Mata Galinha?

O bairro é um lugar pequeno, que fica entre a Rua Alberto Craveiro e o Rio Cocó. O Castelão também é um dos limites, um dos maiores estádios do País.

Chamado oficialmente de Mata Galinha, mas é o nome ‘Boa vista’ a preferência dos moradores. E assim começa a grande dúvida, de onde vem esse nome tão estranho? Alguns dizem que seria referência a um antigo conjunto habitacional, mas quase ninguém sabe o motivo de um nome tão estranho. E quem sabe, mesmo assim tem dúvidas sobre uma história tão antiga.


Alguns moradores dizem que somente a Prefeitura considera a área pelo nome de Mata Galinha e que a idéia é mudar oficialmente o nome para Boa Vista, como é conhecido há muito tempo. 


Deixando de lado a polêmica do nome, o bairro tem muitos pontos positivos, um deles é a organização dos moradores. Trabalho de consciência ambiental para a juventude.



Li um comentário muito interessante do José Arnaldo Leo de Oliveira que colocarei aqui:

O nome de Mata Galinha

"Nos anos 50 quando ainda era vendidas galinhas em galão, ou seja, homens saiam vendendo em porta em porta as galinhas caipiras penduradas na vara em cima dos ombros. Cada homem levava aproximadamente vinte galinhas (dez em cada lado). Um dia, como sempre acontece ainda hoje, houve uma enchente nas proximidades da Avenida Alberto Craveiro com a Rua Pedro Dantas quando vários vendedores de galinhas tentaram atravessar o local que fica hoje a estação da Chesf no Dias Macedo e então tropeçaram e devido à grande correnteza tiveram que soltar a vara com todas as galinhas que eram amarradas pelos pés e todas morreram. Naquela época as duas vias ainda eram de chão batido. Todos os vendedores de galinha eram muito conhecidos pela comunidade e dai então a família Oliveira (meus bisavós) batizou o local como Mata Galinha. Vale lembrar, que o bairro Dias Macedo e o Boa Vista era um bairro só. Depois de alguns anos o senhor empreendedor falecido Benedito Macedo, genro do então Alberto Craveiro dono das terras que hoje é a Fazenda Esperança e que antes era a Fazenda Uirapuru (uma das mais moderna do nordeste) montou a referida fazenda e fundou com o seu irmão Zé Macedo (família Macedo) uma fundação. por serem políticos, colocaram o nome do bairro de Dias Macedo.
O bairro Mata Galinha começou com a família dos Oliveiras. todas as terras do grande aeroporto pertenciam à família Oliveira quando na segunda guerra o governo confiscou uma grande parte para construir o aeroporto.
Da lagoa do Opaia até a BR 116 e av. Pedro Dantas era a fazenda da família. Eles doaram a terra e construíram a Igreja de São Francisco no Mata Galinha.
O ria Cocó ainda era nos anos 60 potável. Quase toda grande região da Aldeota velha era construída com areia grossa retirada do leito do rio Cocó que era explorada pela própria família. Eles comercializavam a areia, o tijolo onde uma grande parte era produzida na lagoa do Opaia (antigo aeroporto) e também fabricavam a cera de carnaúba em todo o Mata Galinha, ou seja, do Makro até as proximidades do Castelão.
O Manuel de Oliveira chegou aqui nos anos de 1600 e tarara… vindo de Portugal onde se instalou primeiramente em Aracati. Seu filho Francisco de Oliveira que era pai do João de Oliveira que era pai do Raimundo de Oliveira que era pai do Adalberto de Oliveira que era meu pai. todos esses homens tiveram cada um aproximadamente 15 filhos. A minha avó Argentina Saraiva de Oliveira, 102 anos (viva) ainda no mesmo local esposa do meu avô Raimundo Nogueira de Oliveira e tiveram 24 filhos. meus pais tiveram 18 filhos. Eu tenho 52 nos.
Ainda existe hoje a grande casa que pertencia o meu tataravô que fica ao lado da igreja e em frente à av. Alberto Craveiro que hoje pertence ao senhor Geraldo.
Onde se encontra o Makro também pertencia à família. Em frente ao Makro por trás da transportadora JPN ainda existe um pequeno terreno (virgem) que ainda restou de todas as terras do grande aeroporto que e de propriedade da família. Dentro do aeroporto tem uma nascente que deságua neste pequeno terreno através de um córrego que por sua vez passa por baixo do Makro se encontrando com o nosso poluído ria Cocó. Talvez seja ainda dentro de Fortaleza que temos um riacho com águas cristalinas e pouca gente sabe disso. Precisamos de vocês para que seja preservada essa nascente do aeroporto. Meus bisavós doaram algumas terras para ao senhor Pedro Dantas (hoje av.), então avô da minha avó. Ajudou também a construir a igreja.
Um fato curioso: antes da igreja matriz, existia uma capelinha. Meus bisavós e avós vendo o crescimento da comunidade resolveram então fazer uma grande igreja (hoje a São Francisco). Minha avó sempre pedindo ao marido e ao sogro donativos e dinheiro para o termino da obra. Os mesmos não aguentava mais tanto gasto. Um belo dia a dona Argentina foi até ao senhor Benedito Macedo, dono da Fazenda Uirapuru e pediu uma ajuda para dar continuidade a obra, já que o mesmo também fazia parte da comunidade. Então o senhor Benedito perguntou pra minha avó o que estava faltando para igreja ser concluída. Dona Argentina disse que estava faltando apenas o piso e a coberta para que a comunidade fosse atendida, já que a capelinha não suportava mais de tantos fiéis. O senhor Benedito Macedo disse então para a minha avó (jovem ainda) que não se preocupasse que o piso e a coberta seria por conta dele. “E assim temos uma grande igreja construída pela família Oliveira com uma grande ajuda dos Macedos.” 






Crédito: CETV

15 comentários:

  1. AMIGA LEILA VISITE WWW.MBVABREUCASTELAO.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. leila mata galinha não mais existe,bairro castelao
    idem,agora é Boa Vista.
    A CAMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA DECRETA -PDL No:0008/2009
    Artigo 1? Fica oficialmente denominada de bairro Boa Vista,assim popularmente conhecido,uma area urbana situada nos limitesda Secretaria Exercutiva Regional V I, constituindo-se em um novo bairro de Fortaleza,obedecendo as mesmas especificacoesda planta da cidade de Fortaleza,conforme croqui de localizacao em anexo.Paragrafo unico.O bairro a que se refere o caput e delilitado pelas seguintes arterias e confrontacoes: inicia na rua Jose Albino,no sentido norte; indo ate a av: Dep: Paulino Rocha,ao sul; tendo a leste o rio coco e a oeste o acude UirapuruArt 2? Este Decreto Legislativo esta em vigor - Publicado em 11 de novembro de 2009.Fonte* DIARIO OFICIAL DO MUNICIPIO 11de Novembro de 2009

    ResponderExcluir
  3. Eu sei, por isso coloquei no título!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. O Prefeito Municipal Dr. Juraci Vieira de Magalhães a traves da Lei nº 4.696, de 19/05/76.entrou em vigor em 09/06/200 e publicado em 23/06/200, portanto hoje e legitimamente bairro e se chama Boa Vista Castelão, sendo historicamente uma luta das lideranças e moradores deste território,e que o famoso Estadio de futebol Castelão esta dentro deste território, e que também temos como referencia o conjunto habitacional Explanada Castelão dentro deste território que muita gente pensa que e bairro, gostaria que vc referencie no seu estorrico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Eu sei q é bairro e me referi desde o início da postagem como tal. Quanto ao nome, já consta no próprio nome da postagem.

      Abraços e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. eee título réi!

    Deveria ser: Antigo Mata Galinha

    ResponderExcluir
  6. Leila. Estou fazendo um projeto sobre o bairro e quero achar o histórico dele. Gostei do comentário do José Arnaldo Leo de Oliveira que você publicou. Mas não achei a fonte ou referência de onde vc tirou. Pesquisei na internet pelo nome, dele mas só achei o seu site e o Wikimapia que compartilhou da sua página(http://wikimapia.org/17991147/pt/Mata-Galinha). Onde que vc achou esse texto?

    ResponderExcluir
  7. Amigos o comentário do anônimo esta correto. digo mais, temos no seu contexto as áreas de risco, chamadas vila rolim,carcarar, gavião e cal.todas as margens do Rio Cocó,hoje essas áreas estão sendo contentadas pelo projeto Preurbis Cocó em parceria com o BID, Banco internacional, governo do estado e prefeitura,que por sua vez traz a requalificação das moradias de riscos e a requalificação ambiental do Rio Cocó, espero ter contribuído um pouco

    ResponderExcluir
  8. Encontrei na SEUMA plantas de Loteamentos de 1937 em terrenos hoje inseridos na área do aeroporto, que mencionam a Estrada do Mata Galinha.
    a história referida no texto pode ser anterior aos anos 50.

    ResponderExcluir
  9. Há uma Planta do Loteamento das Terras do Patrimônio de São Francisco, com aprovo de 1948 situada no antigo Mata Galinha, onde se Vê o desenho da antiga capela mencionada no texto.
    A igreja atual está edificada na área de praça do Loteamento.

    ResponderExcluir
  10. Leila, em 1970 andei muito sob os cuidados de meu pai na Vila Cazumba. Existia a linha de ônibus Dias Macedo, cujo terminal era no Parque das Crianças. Tinha as linhas Djalma Petit, Aerolândia e Alto da Balança. A Viação Cruzeiro fazia a linha de Messejana. Então a linha Dias Macedo, o coletivo entrava onde hoje é o Makro e findava na CHesf. Era uma rua só. Pertencia a empresa Fortaleza.

    ResponderExcluir
  11. Q sdd daqueles tempos q tudo era normal chequei aki em 1978 até hj estou aki

    ResponderExcluir
  12. Meu pai Cel Antônio Nilson Rodrigues junto com seu amigo Alfredo Mustafa, também contribuíram para a construção da igreja de São Francisco. Promovendo nas quermecias leilões com as prendas arrecadadas. Meu pai levou várias vezes a banda de música da polícia militar para animar essas festas.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: