Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Mercado Central de Fortaleza - 200 anos de história - parte II
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mercado Central de Fortaleza - 200 anos de história - parte II



O ANTIGO MERCADO DA FARINHA
CENTRO DE REFERENCIA DO PROFESSOR
ANTIGO MERCADO CENTRAL - 1994/1996
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA
RESTAURAÇÃO E REABILITAÇÃO DO ANTIGO MERCADO CENTRAL




“Na sessão de 15 de junho de 1809, a câmara municipal acordou por determinação do Governador Barba Alardo publicar e afixar editais para se fazer um Mercado Público dentro do pátio e estacada dos paços do conselho (casa n. 42 da Rua Sena Madureira)”.
Este mercado, mais conhecido como Mercado da Farinha, que já não existe, era destinado a venda de cereais complementando o serviço de abastecimento da cidade de Fortaleza, já que o Mercado de Ferro se destinava única e exclusivamente a venda de produtos frescos e foi desmontado em 1938. O atual edifício do Antigo Mercado Central foi concluído e inaugurado em 22 de setembro de 1932, provocando com isso a posterior retirada do Mercado de Ferro da vizinhança, concentrando-se todo o serviço de abastecimento de grande parte da cidade nele.
O edifício, com acessos por três ruas distintas, Conde D’Eu, General Bezerril e Travessa Crato, tem características Art-Déco bastante despojadas e simples, tão em moda e próprias da época. É composto basicamente por um pavilhão com estrutura de pilares de concreto e coberta executadas com elegantes tesouras metálicas feitas com trilhos de bondes. Originalmente foi coberto com telhas de barro planas do tipo de Marselha, sendo substituídas posteriormente por telhas de fibrocimento.
São poucas as alterações propostas pelo novo projeto de reabilitação arquitetônica para o edifício como tal, já que elas se produziram fundamentalmente no seu novo uso, abrigar o Centro de Referência do Professor.
Fazem parte do programa deste Centro, a Biblioteca Virtual Moreira Campos¹, a Galeria Antônio Bandeira², a sala de referência do Município, áreas para café, de lazer passivo, teatro aberto, jardins e outros.
O Centro de Referência do Professor foi projetado tendo como foco central a restauração e reabilitação do edifício do Antigo Mercado Central.

A ideia nasce como uma grande praça coberta com 3.500,00 m² de área, onde os equipamentos, como a Biblioteca Virtual Moreira Campos, a Galeria Antônio Bandeira, o Teatro, os jardins e outros estariam distribuídos dentro da mesma.

Foram mantidos todos os elementos construtivos que o caracterizam, com realce para a estrutura metálica da coberta que esta executada com tesouras que utilizam trilhos de bonde. A preocupação maior recai sobre a nova inserção física no edifício que é o mezanino. Este abrigará na parte térrea a Galeria e na parte superior a Biblioteca. Foi projetado e executado também em estrutura metálica. Sua robustez marca a presença do novo dentro do edifício antigo, respeitando o projeto original.


¹MOREIRA CAMPOS (José Maria)
Nasceu em 1914, em Senador Pompeu, Ceará. Infância nômade por causa das atividades iniciais do seu pai, funcionário da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas. Formado em Direito, 1946, licenciou-se mais tarde em Letras Neolatinas e teve longa carreira de professor. Faleceu em 1995. Sua estreia com Vidas Marginais, em 1947, pelas Edições Clã, aproxima-o de Graciliano Ramos pela frase seca e pela força da expressão. O contista adquirirá voz própria a partir de Portas Fechadas, 1957. Publicou ainda estes volumes de contos: As Vozes do morto, 1963, O Puxador de Terço, 1969, Contos Escolhidos, 1971 (a terceira edição, pela Antares, coube a Hélio Pólvora, 1978), Os Doze Parafusos, 1978, e A Grande Mosca no Copo de Leite, 1985. Seu conto O conto O Preso, que está traduzido em hebraico e alemão, foi extraído da Obra Completa: Contos, de Moreira Campos, pela Editora Maltese, 1996.

²ANTÔNIO BANDEIRA

(Fortaleza, CE, 1922 - Paris, 1967), Pintor, autodidata. Começou a desenhar no Colégio Cearense dos Irmãos Maristas, em Fortaleza. Participa do movimento artístico local, inclusive da fundação no início da década de (1940) do Centro Cultural Cearense. Participou do Salão de Abril, Fortaleza obtendo medalha de ouro (1942) e do Salão Paulista de Belas-artes, medalha de bronze (1943). Realiza individual na seção carioca do Instituto dos Arquitetos do Brasil. aonde recebeu bolsa-de-estudos do governo francês. Em Paris frequenta a Escola Superior de Belas-artes e Académie de La Grande Chaumere (1946 a 1950).Em 1949, com os pintores Wols e Camille Bruyen, fundou o grupo Banbryols ("Ban" de Bandeira, Bry de Bryen e Ols de Wols). Retornou ao Brasil, expondo individualmente no Museu de Arte Moderna de São Paulo em 1951 e 1953. Participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e Exterior, destacando-se: Bienais de São Paulo (1951, 1953, 1955, 1959), Salão Nacional de Arte Moderna no Rio de Janeiro (1951, 1953); Bienais de Veneza, (1952, 1954, 1960, 1964), Museu de Arte Moderna da Bahia, (1960); Galeria Bonino em São Paulo (1962).
GALERIA ANTÔNIO BANDEIRA

A Galeria Antônio Bandeira se encontra sob o mezanino no centro da grande praça coberta que é o Centro de Referência do Professor.

São duas salas, uma destinada a exposições temporárias com 320 m² e outra de menor tamanho, com 91 m², para exposições de maior permanência. Ambas completamente equipadas e climatizadas.

Portanto a Galeria do Centro de Referência, com um total de 411 m², é sem dúvidas um dos maiores espaços para exposições da cidade de Fortaleza.
A gestão tanto da Galeria como das atividades culturais do Centro, estarão sob a responsabilidade da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza - FUNCET.

BIBLIOTECA VIRTUAL MOREIRA CAMPOS

A Biblioteca Virtual é um programa inédito no Brasil. Para atender aos estudantes e ao público em geral e estará conectada a rede internacional de computadores.

Dentro do Centro de Referência ela está localizada no mezanino em uma área de 632 m², com 145 terminais conectado a um provedor próprio da Prefeitura.

A previsão de atendimento é de 123.000 usuários, com horário em três turnos.

Está dividida nos seguintes setores:
•Sala de Pesquisa e Estudos em Grupo,
•Sala de Pesquisa e Estudos Individuais,
•Sala de Aula,
•Sala de Professores e
•Sala de Informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
A gestão do Centro e da Biblioteca Virtual será da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SMDS.

O PROJETO DE REABILITAÇÃO DO ENTORNO

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, empenhada na recuperação do Centro Antigo da cidade elaborou projeto de reabilitação do entorno do Centro de Referência do Professor (Antigo Mercado Central - 1932). Está composto de 23 edificações, todas do início do século, que junto com o Antigo Mercado compõem e integram o conjunto de maneira harmoniosa na escala do contexto urbano.

Para a elaboração do projeto foram levados em conta, todo um conjunto de informações histórica, iconográficas e arqueológicas, bem como um fator importante: a compatibilização com os interesses dos usuários e proprietários.



O PROJETO DE REABILITAÇÃO DO ENTORNO
Rua General Bezerril

TRAVESSA DO CRATO

CONDE D’EU
Obras de recuperação feitas no setor 2 da Rua General Bezerril


5 comentários:

  1. Nossa, que bom que estão tentando salva o restinho de história arquitetônica do centro da cidade, há tanto prédios que estão caindo aos pedaços e que mereciam serem restaurados. Fiquei Feliz em saber da existência do projeto de requalificação do entorno, vou ficar mais ainda quando ele acontecer de fato.

    ResponderExcluir
  2. Também vou ficar muito feliz se esse projeto sair do papel.

    Abraços e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. VOCE TEM ALGO SOBRE A MATERNIDADE ESCOLA DE FORTALEZA DE 1971,HISTORIA, FOTOS , LISTA DE FUNCIONÁRIOS

    ResponderExcluir
  4. Oi Helen!

    Tudo que tenho sobre a maternidade escola, consta nessa postagem: http://fortalezanobre.blogspot.com/2010/05/maternidade-escola.html

    Procura nos marcadores se não conseguir pelo link.

    Abraços e espero que ajude!

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: