Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Farmácia e Drogaria Pasteur [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Farmácia e Drogaria Pasteur



Este acreditado estabelecimento de drogas e produtos farmacêuticos, um dos mais bem montados do estado, senão do Norte do país, foi adquirido em 1905 pelo Sr Eduardo Bezerra, que o manteve com o ramo de farmácia até fins de 1925, quando ampliando consideravelmente o movimento de seus negócios, passou a categoria de drogaria e farmácia.


Desde os seus primeiros dias o conceituado estabelecimento funcionou à Praça do Ferreira, tendo sido anos depois adquirido por compra pelo Sr Eduardo Bezerra, que o modificou, transformando-o em um edifício confortabilíssimo que comunicava a Praça do Ferreira com a  Rua Barão do Rio Branco.

Desejando premiar a operosidade e esforço de dois de seus mais dedicados auxiliares, os senhores: Tertuliano e Sá e Raymundo Freitas Ramos, o Sr Eduardo Bezerra, em 1919, admitiu-os como sócios solidários e responsáveis, girando a então firma sob a razão social de Eduardo Bezerra & Cia.

Folheto do acervo de LR

Dia a dia mais se avolumava o movimento das grandes transações da "Farmáca e Drogaria Pasteur", que além de abastecer todo o interior do nosso estado, teve a sua exportação difundida entre as principais praças de Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Importando diretamente dos principais centros europeus e americanos teve este estabelecimento um grande estoque dos melhores produtos do ramo de sua especialidade.


Nos altos do seu edifício se encontravam os mais bem montados consultórios de clinica médica, sob a direção de notáveis capacidades médicas do nosso meio.

Como se vê a Farmácia e Drogaria Pasteur, foi um dos mais acreditados estabelecimentos comerciais da capital, que honrou sobremodo ao seu antigo proprietário e quiçá ao nosso estado.


Fonte: Álbum Fotográfico de Fortaleza - 1931 - modus vivendi Cearense - Comércio - Praças e Logradouros - Elaborado por Paulo Bezerra

4 comentários:

  1. Há algum arquivo referente ao Edifício Majestic ( vizinho à Farmácia), onde por volta de 1957 aconteceu um grande incêndio? Foi recuperado? Lembro-me que no térreo,funcionava a sede do Posto Ceará(automóveis de aluguel)e uma delicatessen,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, Iran: http://www.fortalezanobre.com.br/2012/01/cine-majestic-palace.html

      Para esse e outros assuntos, na lateral esquerda do site, há os marcadores com todos os assuntos já postados e tem um para o CINE MAJESTIC.

      Abraços

      Excluir
  2. Parece,Leila Nobre que depois dos anos 50 essa farmácia passou para as mãos do comerciante Quixadaense Moisés Ferreira que montou alí, um empreendimento maior que o inicial.
    Você tem alguma coisa a respeito. Por favor pesquise para mim. Agradeço muito.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: