Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Fortaleza das antigas - Um simples de chinelo ou um pirangueiro [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fortaleza das antigas - Um simples de chinelo ou um pirangueiro




Na década de 80, um bandido cearense, da cidade de Russas, de 21 anos, tornou-se famoso no Brasil inteiro por aterrorizar a população de várias cidades em sequências de assaltos e fugas que deixavam a Polícia atônita. Fernando Soares Pereira, o "Fernando da Gata" acabou morrendo à bala, no dia 3 de setembro de 1982, durante uma perseguição policial, no município mineiro de Santa Rita do Sapucaí, que vivia em clima de terror em decorrência das ações bandidas. Mas de repente o transformou numa espécie de "herói".

A morte de Fernando da Gata, que era acusado pela Polícia, na época, de 21 assaltos e 19 estupros somente em São Paulo foi noticiada com destaque na imprensa de todo o País, principalmente nos noticiários de televisão. O corpo dele foi sepultado, mesmo como indigente, de terno e gravata e urna de luxo, doados pela população da cidade mineira de Pouso Alegre, que também viveu em clima de terror. Lá um industrial muito conceituado na cidade, por conta do terror que se criou sobre Fernando da Gata, matou em casa, de madrugada, a própria filha ao confundi-la com o assaltante.

Mas no Ceará o mito Fernando da Gata também não foi diferente. Na época me reportei sobre o assunto nos noticiários policiais do O POVO. O corpo de Fernando da Gata, depois de exumado no cemitério de Pouso Alegre foi trazido de avião para Fortaleza. No momento do seu desembarque no Aeroporto Pinto Martins, dezenas de curiosos estavam lá e houve até quem o aplaudisse como herói. Do Aeroporto Pinto Martins, o corpo de Fernando da Gata foi levado para Russas, na Região Jaguaribana. Na tarde do dia 21 de setembro foi sepultado. Dezenas de pessoas dormiram no portão principal do cemitério aguardando a hora do enterro. A Rádio Progresso de Russas anunciava em sucessivas edições extraordinárias a chegada de caravanas de cidades e distritos vizinhos, em ''paus-de-arara" para assistirem o sepultamento. Muitos traziam flores. Um locutor de uma TV de Fortaleza disse que a emissora estava no ar extraordinariamente naquele momento (do enterro) por causa da importância do fato.

Depois do sepultamento de Fernando da Gata, a imprensa cearense voltou a se reportar sobre o assaltante maníaco que aterrorizou cidades do Pais. O repórter Francisco Taylor, o "Mão Branca", da TV Cidade, questionou o fato de que o assaltante cearense morreu mais por fome do que pelo único tiro levado. Disse quando caçado nas matas de Santa Rita do Sapucaí passou dias sem se alimentar. O jornalista Oswald Barroso, do O POVO, na época questionou a fama que se formou sobre o assaltante e escreveu uma reportagem intitulada: "Fernando da Gata, um simples de chinelo ou apenas um pirangueiro". 



Landry Pedrosa




Leia também: A verdadeira história de Fernando da Gata


Fonte: O Povo

10 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog. Gosto muito de História e de Fortaleza...Abraços.

    ResponderExcluir
  2. sinto muita saudade do tempo em que morei no mucuripe,fui aluno do colegio do padre como chamamos na epoca,queria que podessemos rever todos os ex alunos do colegio,estudei no ano de 77 até 1985 meu fone 87807484

    ResponderExcluir
  3. Oi! :)
    Eu tbm estudei no Colégio do Padre, só que de 1986 até 1997, um ano depois que vc saiu, eu entrei! rsrs
    Espero sinceramente que outros ex alunos que tenham estudado na mesma época, liguem para vc, seria muito legal esse reencontro.
    Eu tbm gostaria de poder reunir minha turma, lembrar dos bons tempos de colégio...

    Abraços e ficarei na torcida

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leila, muito bom o blog! Sou de Fortaleza, passei minha infância nas imediações da rua Pedro Pereira; hoje moro aqui em Sampa há mais 30 anos. Tornei-me fan do seu blog. Boa sorte, continue assim! abraços, Antonio de Pádua.

    ResponderExcluir
  5. Oi Antônio, boa noite!

    Muito obrigada pelas palavras, fiquei feliz em saber! :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ilustre Leila Nobre,

    Parabéns pelo conteúdo do seu blog.

    Fiquei muito feliz em ler parte das informações aqui contidas.

    Gostaria de assistir a minissérie exibida pela Rede Globo em 1983 sobre o bandido Fernando da Gata. Você teria alguma dica de como eu poderia conseguir essa façanha?

    Obrigado.

    ericosales@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érico, boa tarde!

      Vc lembra ao menos o nome dessa minissérie?!?! Eu vou pesquisar sobre
      o assunto, pois tbm fiquei curiosa agora
      para assistir! :) rsrsrs

      Forte abraço

      Excluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: