Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Praça Murilo Borges



A fonte das sereias - Arquivo Fortalbus

A Praça Murilo Borges é inaugurada no dia 14 de março de 1983, ao lado do edifício do Banco do Nordeste de Brasil - BNB, entre a Rua da Assunção, Rua Pedro I e Rua Floriano Peixoto, iniciativa do próprio banco que adquiriu e demoliu as casas que ali ficavam.
O arquiteto foi Otacílio Teixeira Lima Neto.

A praça é uma homenagem ao general de brigada Murilo Borges Moreira*, que foi o último prefeito eleito de Fortaleza antes do golpe de 1964, ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil.



Conhecida como 'Praça do Banco do Nordeste' – BNB, abriga a fonte iluminada antes situada na Praça Capistrano de Abreu. A fonte foi inaugurada em 1930 ainda na antiga praça e depois passou por várias localizações e modificações sendo restaurada e montada na praça atual em 1984. Vinda da Alemanha, a fonte é feita de zinco e cobre e é composta por três cavalos marinhos, três nereidas, oito cabeças de leão e quatro leões em forma de nuvem. Limitada pelas ruas Floriano Peixoto, Assunção e Pedro I. O homenageado é Murilo Borges Moreira, que nasceu em Fortaleza em 1913 e trabalhou como Secretário de Polícia e Segurança Pública; de 1963 a 1967 foi Prefeito de Fortaleza e de 1968 a 1978 foi Presidente do Banco do Nordeste. O Monumento é o busto de Murilo Borges Moreira.

Busto de Murilo Borges Moreira - Foto Leuda Reinaldo
(Busto em bronze de Murilo Borges, homenagem do Banco do Nordeste em 1984.)

A praça em 2008 - Foto de Carlos Eduíno

A fonte é uma obra de produção industrial européia do princípio do século XX. Trazida
para Fortaleza por Oscar Hulard Representações, chegou da Alemanha, sendo escolhida por catálogo. É feita de zinco e capeada em cobre, inaugurada na Praça da Lagoinha em 1930 onde permaneceu até 1950, foi restaurada e montada na atual praça em 1984.

A praça em 2008 - Foto de Manilov

A Reinauguração

Reinauguração da fonte das sereias em 20/07/1984 - Arquivo O Povo


Em 20 de julho de 1984, reinaugura-se a Fonte das Sereias, importada da Alemanha, com três cavalos e sereias, que foi inaugurada na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu) em 1930, após ter sido de lá retirada e ter estado na Praça Clóvis Bevilaqua e em um balão no cruzamento da Avenida 13 de Maio com Avenida da Universidade, em frente à Reitoria da UFC, sendo restaurada e colocada na Praça Murilo Borges, do BNB, que mandou apanhá-la no depósito da Superintendência Municipal de Obras e Viação - Sumov (PMF) e restaurá-la.


A praça em 2008 - Foto de Manilov

A praça em 2008 - Foto de Manilov
(Escultura do escultor Servúlo Esmeraldo.)

Em 26 de março de 2001, a Justiça Federal instala-se, definitivamente, no Centro de Fortaleza, inaugurando o Fórum Presidente Castelo Branco, com 12 varas, nos 5º ao 16º andares do Edifício Raul Barbosa, do BNB, na Praça Murilo Borges, entre a Rua Assunção e Rua Floriano Peixoto, em frente à Rua Pedro I. Permanecem no prédio a Agência Central e o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil - BNB.


A praça em 2008 - Foto de Manilov


Praça em 2008 - Foto de Carlos Eduíno

*Murilo Borges Moreira - Nasceu em Fortaleza, 13 de julho de 1913, filho de José da Rocha Moreira e Narcisa da Cunha Borges Moreira. Terminados os estudos no Colégio Cearense, seguiu para o Rio de Janeiro e ingressou na Escola Militar de Realengo, saindo aspirante a Oficial em 1932, com apenas 19 anos. Serviu em Salvador, Fortaleza e Rio de janeiro. Fez os cursos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra. Visitou oficialmente os Estados Unidos. Foi Secretário de Policia e Segurança Pública do Ceará (1955/1957). Integrou o gabinete do Ministro de Guerra, General Henrique Teixeira Lott. Prefeito de Fortaleza (1963/1967), realizando grandes melhoramentos na cidade e implantando novo estatuto para o funcionalismo municipal. Diretor do Banco do Nordeste, no período de 1968 a 1978. Assessor Especial do Governador Virgílio Távora. Morreu em Fortaleza em 2 de maio de 1982, vítima de enfarte do miocárdio.
Além da praça no centro da cidade, existe em sua homenagem a Rua Murilo Borges, no Cais do Porto e a Avenida General Murilo Borges, nas Salinas.




Fontes: O Centro Histórico de Fortaleza e seu patrimônio Cultural Arquitetônico de 
Leuda Reinaldo da Silva, Ofipro, Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Nirez e 1001 Cearenses Notáveis - F. Silva Nobre

Um comentário:

  1. I do not even know how I ended up here, but I
    thought this post was great. I don't know who you are but definitely you are going to a famous blogger if you are not already ;) Cheers!

    my homepage www.propertywide.co.uk

    ResponderExcluir