Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Teleceará - Telecomunicações do Ceará - S/A [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sábado, 19 de maio de 2012

Teleceará - Telecomunicações do Ceará - S/A



Em setembro de 1891 é instalada a Empresa Telefônica do Ceará, para atender a capital Fortaleza, sob a responsabilidade da firma Pamplona, irmãos e Cia.

Criada pela lei estadual nº 3.934, de 3/11/1971, a Companhia Telefônica do Ceará - Cotelce, que incorporou a Companhia de Telecomunicações do Ceará - Citelc e a Companhia Telefônica de Fortaleza - CTF.



Edifício Sede da Teleceará na Av. Borges de Melo, 1677

Em 26 de maio de 1972 a portaria ministerial nº 331 designou a Cotelce como empresa-pólo de integração das demais empresas concessionárias de telecomunicações no Estado do Ceará.

A partir de 18 de maio de 1973, deixou de ser sociedade de economia mista e passou a ser uma sociedade anônima de direito privado, subsidiária da Telebrás e vinculada ao Ministério das Comunicações.

 
1979 - Ato de inauguração do Centro de Operações. Um dos mais modernos do Brasil.
Presentes o Ministro das Comunicações Haroldo Correia de Matos, o Presidente da Telebrás General Alencastro e Silva, o Presidente da Teleceará General Clovis Alexandrino Nogueira, Eliardo Ximenes Rodrigues – Diretor Administrativo, Assis Barbosa – Diretor Técnico, Tarciso Faria F. e Silva – Diretor Econômico Financeiro e Edinardo Ximenes Rodrigues. Arquivo Robério Soares



1979 - Ato de inauguração do Centro de Operações - Arquivo Robério Soares


Por decisão da assembléia geral extraordinária de acionistas, em 13/12/ 1974, mudou de denominação para Telecomunicações do Ceará S/A. - Teleceará. Era uma sociedade anônima de capital fechado, prestando serviços de telecomunicações nos setores de telefonia básica urbana e interurbana, telefonia móvel celular e comunicação de dados: atendia a 1055 localidades em todo o Estado do Ceará e conta com um capital social composto por 2.050.220.997 ações (31.12. 1996), das quais a Telebrás detinha 79,44%.

Lojas da Teleceará


Sede - Av. Borges de Melo, 1677


Av. Santos Dumont, 2849 - lojas 1 a 3 - Aldeota


Rua Sena Madureira, 1020 - Centro


Av. Bezerra de Menezes, 2211 - Bezerra de Menezes


Av. Min. Albuquerque Lima, 775 - Conjunto Ceará


Rua 41, 531 2a. Etapa - Conj. Pres. José Walter

Serviços Básicos

Cartão telefônico 1998 da Teleceará - Acervo de Carlos Alberto G. Vieira

  • Tráfego DDD/Local
  • Plataformas de voz e texto
  • Débito Automático em Conta Corrente
  • CPA
  • BINA

 
Posto Móvel com ligações urbanas e interurbanas, a sensação do momento, presente nos grandes eventos do Estado, mais uma inovação da Teleceará uma empresa moderna, sempre a frente das demais, que oferecia serviços de qualidades a preços baixos. Arquivo Robério Soares


Orelhão Teleceará  em 1982 - Acervo Robério Soares

Teleceará  nos anos 80 - Arquivo Rádio Forró Brega

O Espaço Cultural da Teleceará

O Espaço Cultural Teleceará foi criado no dia 1º de setembro de 1986 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das artes, de uma maneira geral, no Estado do Ceará. Com esta meta, estimulou, difundiu e preservou atividades nas áreas das Artes Plásticas, Música, Teatro, Dança, Cinema e Vídeo, entre outros. Foi também em 1986 que surgiu o Concurso Talento, que já premiou 32 artistas e conquistou o respeito da comunidade como uma das mais importantes iniciativas de incentivo à produção cultural cearense. A décima edição do Concurso Talento foi lançada em outubro/96 e os autores dos três melhores trabalhos (modalidades de pintura, desenho e gravura) escolhidos por um júri, receberam em 27/11/96, cada um, prêmio no valor de R$ 2 mil. O Concurso Talento era aberto à participação de artistas plásticos, profissionais ou não, residentes e domiciliados no Estado do Ceará. Em dez anos de intensa atividade, o Espaço Cultural Teleceará realizou 636 eventos: 137 exposições (de artistas locais, nacionais e estrangeiros); exibiu 247 filmes nacionais e estrangeiros; vídeos; apresentou 99 musicais, além de espetáculos teatrais, de dança e recitais de poesias. O local era utilizado também para lançamentos de livros, feiras e palestras, principalmente das áreas de telecomunicações e informática. Compareceram a estes eventos mais de 139 mil pessoas. Criado e coordenado pelo Departamento de Comunicação Social, o Espaço Cultural Teleceará provou ser um eficiente instrumento de Relações Públicas da Teleceará.

 Acervo Robério Soares 

 

Privatização e compra pela Tele Norte Leste S/A

O Sistema Telebrás foi privatizado no dia 29 de julho de 1998 em função de uma mudança constitucional no ano 1995, e com a promulgação da Lei Geral de Telecomunicações, que visava a ampliação e a universalização dos serviços de comunicação e o enxugamento da máquina estatal brasileira. Desta forma, a Teleceará e sua subsidiária de telefonia móvel digital, Teleceará Celular, foram privatizadas. A Teleceará foi vendida para a Tele Norte Leste S/A, formando a Telemar, e a Teleceará Celular foi vendida para a TIM. Atualmente, a Tele Norte Leste S/A tem seus produtos comercializados com a marca Oi.


As telefonistas padrão da Teleceará em 1981 - Acervo de Robério Soares

Fatos Históricos:


  • 11 de fevereiro de 1883 - Inaugurada a primeira linha telefônica de Fortaleza, entre o estabelecimento comercial de Confúcio Augusto Pamplona (Confúcio Pamplona), na Rua do Major Facundo nº 59 (antigo) e a casa de José Joaquim de Farias, no Largo da Alfândega

  • 10 de setembro de 1891 - Inaugura-se a Empresa Telefônica do Ceará, de Pamplona, Irmão & Cia., que tinha à frente o comerciante Confúcio Augusto Pamplona (Confúcio Pamplona), com a presença do governador José Clarindo de Queirós e a oficialidade do Batalhão de Segurança. Começou com 60 aparelhos em assinaturas mensais. 


 
Funcionária em frente ao prédio da Teleceará em 1997 - Arquivo

  • 20 de março de 1899 - Dificuldades financeiras fazem com que a Empresa Telefônica do Ceará seja transferida para seus credores, formando-se uma sociedade anônima tendo à frente G. Gradhvoll & Filhos e Boris Fréres & Companhia, sendo primeiro gerente o coronel reformado Antônio Joaquim Guedes de Miranda.

 Consultores Teleceará - Arquivo Gilson Gomes


  • 10 de setembro de 1971 - Criada, pela Lei Estadual nº 9.510, a Companhia Telefônica do Ceará - Cotelce, que absorveu a Companhia de Telecomunicações do Ceará - Citelc e a Companhia Telefônica de Fortaleza - CTF. Depois foi Teleceará e, após a privatização, a Telemar. 

  • 13 de dezembro de 1974 - Nasce a Telecomunicações do Ceará S. A. - Teleceará, desaparecendo a Cotelce. 

 Funcionários da Teleceará - Acervo Robério Soares 

  • 05 de maio de 1976 - Vendido o prédio da Rua Sena Madureira nº 1020, esquina com Rua Monsenhor Luís Rocha, pela União Federal, à Telecomunicações do Ceará S/A.- Teleceará. No prédio funcionou a 25ª Circunscrição de Recrutamento do Exército. Hoje levanta-se no local moderno edifício de concreto armado. 



Posto da Teleceará em Acaraú (10 de janeiro de 1978) - Acervo do blog  Acaraú pra recordar


Prédio da Teleceará na Rua Sena Madureira.
A foto data da segunda metade da década de 30
Arquivo Assis de Lima


  • 07 de setembro de 1979 - Morre, vítima de enfarte, aos 62 anos de idade, o coronel Alexandrino Nogueira, presidente da Teleceará. 

 

Lançamento do Telefone Público em julho de 1982 - Robério Soares


  • 30 de novembro de 1993 - Implantada a Telefonia Móvel - Celular em Fortaleza, em solenidade que teve a presença do governador Ciro Ferreira Gomes (Ciro Gomes), do Ministro das Comunicações Hugo Napoleão, o prefeito de Fortaleza, Antônio Elbano Cambraia (Antônio Cambraia), e o presidente da Teleceará, Tarcísio Farias

 Patativa do Assaré em visita a Teleceará em 1992 - Acervo de Jader Gonçalves 

  • 30 de janeiro de 1998 - A Companhia de Telecomunicações do Ceará - Teleceará é dividida em duas empresas independentes, a Teleceará e a Teleceará Celular

 Funcionário Teleceará - Acervo Robério Soares 

  • 29 de julho de 1998 - No Rio de Janeiro realizou-se o leilão na Bolsa de Valores no qual foi privatizada a Teleceará Celular, que passa a ser controlada pelo Consórcio Itália Telecom e União Globopar Bradesco (UGB). 


  • Abril de 1999 - A Teleceará é privatizada passando seu acervo e serviços para a Telemar

x_3c78f5e5 

Mais fotos maravilhosas no blog da Teleceará do 


Fontes: Antigo Site da Teleceará, Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Nirez e http://teleceara.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: