Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Selo Versatile Blogger
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sábado, 10 de novembro de 2012

Selo Versatile Blogger


Oi amigos!

Hoje recebi o selo Versatile Blogger do amigo Marcelo Bonavides, do maravilhoso blog Estrelas que nunca se apagam. Fiquei muito feliz do blog ter sido escolhido no meio de tantos blogs legais! Valeu!  


Agora que fui agraciada com esse selinho, preciso dizer 7 coisas sobre mim e claro, presentear outros blogueiros.

1 - Bom, no ano que eu nasci (1978) deu-se a inauguração da nova Catedral de Fortaleza, tendo o padre Tito Guedes à frente de suas obras e como Arcebispo Metropolitano Dom Aloísio Lorscheider
É um templo neo-gótico, inspirado na catedral de Colônia, com capacidade para abrigar 5.000 pessoas.


Acervo de José Garcia Martinez. Foto dos anos 70

Um pouco de história:

Em 20 de abril de 1701, a Câmara da Vila de São José de Ribamar resolve mudar a vila do lugar junto a Fortaleza para a barra do Rio Ceará.
A primeira vila do Ceará foi Aquiraz.
A Ordem Régia de 16 de fevereiro de 1699 resolvia sobre a construção de uma igreja que foi a primeira capela-mor da Matriz de Fortaleza (Catedral), cuja construção foi autorizada por Ordem Régia de 12 de fevereiro de 1746.
A igreja foi terminada por volta de 1795, mas em 1820 foi demolida e em seu lugar levantada uma outra que foi inaugurada após 34 anos, em 1854.
A Ordem Régia de 16/02/1699 resolvia sobre a construção da primeira capela-mor de Fortaleza cuja construção foi autorizada em 12 de fevereiro de 1746 por outra Ordem Régia.
A construção foi iniciada em 21 de outubro de 1753 e terminada em 1795, mas em 1820 a capela-mor foi vistoriada pelo mestre carpinteiro Francisco José da Silva, o mestre pedreiro Braz Quentão e o administrador das obras da Vila, Antônio Simões Ferreira de Faria, em virtude de rachaduras surgidas no arco, ficando resolvida sua demolição para construção de uma outra.
As peças sagradas foram transferidas para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário que só retornaram no dia do benzimento da nova matriz no dia dois de abril de 1854 era a igreja de São José, que serviu de Catedral quando houve o desmembramento da Diocese de Pernambuco e foi criada a do Ceará.

Postal raro da inauguração da Catedral em 1978

Em 1938 novamente sob a alegação de que estava para cair, foi esta também demolida e a pedra fundamental da atual Catedral foi lançada em 15/08/1939 à época do arcebispado de Dom Manuel da Silva Gomes, que chegou a viajar a sua terra natal, Bahia, para não deixar derrubar uma igreja, mas nossa ele demoliu sem pena, destruindo a "contemplação do cruzeiro de frei Serafim de Catania, onde os fiéis aprendiam simbolicamente os episódios da paixão e ao pé do qual toda a gente rezava comovida as ladainhas de Nossa Senhora, em maio, o responso das almas, em novembro.
Não se concebe a destruição de uma obra dessa natureza", disse Gustavo Barroso.
Sua construção demorou mais do que o esperado, pois logo veio a Segunda Guerra Mundial, o castigo das grandes secas, a descrença do povo devido à demora, até que no dia 22/12/1978 inaugurou-se. (Fonte: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Nirez)

2 - Ainda bebê, fomos morar (meus pais, meu irmão mais velho e eu) na Água Fria. Lembro que o Shopping Iguatemi ainda estava sendo construído e assim que foi inaugurado, toda tarde mamãe nos levava para passear no novo shopping. Lá, tive o prazer de ficar pertinho da Turma do Didi, do Daniel Azulay, Turma da Mônica (a do Maurício de Souza)... E teve um dia q fomos assistir a um desfile e meu irmão pegou na mão de uma modelo loirinha q só anos depois, fui saber que se tratava da então modelo Maria das Graças (Xuxa).

Eu completando 1 aninho nos braços de mamãe. Meu pai ao lado e meu irmão em pé na cadeira.

Nessa época, a Água Fria tinha algumas casas de conjunto e muito mato. rsrs 

Um pouco de história:

Construção do Iguatemi no final da década de 70 - Arquivo do amigo Assis de Lima

Em 02 de abril de 1982, o Shopping Center Iguatemi é o segundo a ser inaugurado no Ceará, sendo um dos maiores do Brasil, com 110 mil m2, 130 lojas, e estacionamento para 2.500 veículos, com endereço na Avenida Washington Soares nº 85, na Água Fria.
Propriedade do empresário Tasso Ribeiro Jereissati (Tasso Jereissati).
Depois foi ampliado.  (Fonte: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Nirez)

3 - Em 1983 nos mudamos para a Avenida Filomeno Gomes, no Jacarecanga. Fomos morar bem em frente a Praça Gustavo Barroso (do Liceu), ao lado do casarão de Meton Gadelha. Quando saímos da Água Fria, minha única irmã já havia nascido, ela é dois anos mais nova que eu. No novo endereço, nasceu o loirinho lá de casa, meu irmão Marcel. :)

Lilian, eu e o Marcos Jr na área de casa. Tenho muitas saudades dessa época!

Todos os domingos, nossa tia nos levava para a Praia do Futuro. Na foto, meu irmão Marcel, a Lilian (de óculos), a tia Gláucia e eu.

Ainda no Jacarecanga, nasceu meu outro irmão, Márcio. 

Agora me lembrei de um fato curioso, antes de demolirem o casarão do Meton Gadelha, ele havia sido ocupado por índios. Sempre que eu passava em frente ao casarão, ficava admirando aquele povo, achava tudo muito estranho, eles tinham furos nos lábios, no nariz... Até que um dia, minha tia resolveu entrar no casarão e adivinhem quem ela levou a tiracolo? Euzinha! rsrsr Os índios foram super legais com a gente e eu fiquei triste quando de um dia pro outro, expulsaram os índios e começaram a demolir meu casarão de infância. :( Eu amava brincar no enorme quintal que havia, era uma verdadeira floresta para nós, as crianças.

Um pouco de história:

Em 08 de dezembro de 1930, o empresário Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha) inaugura sua casa, na Avenida Filomeno Gomes, na Praça Gustavo Barroso (do Liceu).

Quando o casarão estava sendo demolido na década de 80. Essa casa laranja na parte inferior à esquerda da foto, era onde eu morava. Arquivo Nirez

4 Quando eu tinha 9 anos, fomos morar no Meireles, numa casa própria. Na época, meu pai trabalhava na J. Macêdo e eu simplesmente amava as festas que haviam lá, eu ficava o ano todo esperando o grande dia! rsrs

Eu e meus irmãos em uma dessas festas.

Eu amava quando chegava os domingos e meu saudoso pai nos levava a um restaurante cercado por enormes vidraças. Nós (eu e meus irmãos), ficávamos horas e horas observando aquele marzão  que até esquecíamos de comer... Eu lembro muito do meu pai chamar aquele lugar de Cirandinha. A comida era deliciosa!

Restaurante Cirandinha - Arquivo Nirez

Em 1993, nasceu o caçula lá de casa e foi uma grande alegria, pois anos antes, mamãe havia perdido uma menininha com apenas 3 dias de vida e foi uma tristeza muito grande para todos nós! O Mattheus trouxe de volta a felicidade para nosso lar!

Mattheus no calçadão da Beira-Mar


5 - Em 1995, conheci meu futuro marido, o nome dele é Reginaldo e eu posso dizer de boca cheia, tirei a sorte grande! Nos casamos em 1998 e lá se vão 14 anos de muitas felicidades, muito amor e inúmeras realizações!

6 - No dia 25 de dezembro de 1999, fui mamãe pela primeira vez e logo em dose dupla! Deus me abençoou com duas meninas lindas, Letícia e Lívia.

Meus maiores tesouros

Minha base, minha família!

7 - Nove anos depois, fui mamãe novamente! Minha caçula hoje está com 4 aninhos, se chama Lara. Assim como meus pais, formei minha família e seguindo o exemplo deles, nossa base é o amor e a união! Sou muito feliz e só tenho a agradecer a Deus por tudo de maravilhoso que ele já me deu! :)

Os amigos blogueiros que também merecem e muito, receber esse selo, são: 

Totonho Laprovitera - Blog do Laprovitera
Raymundo Netto - Almanacultura
Fred Guilhon - Blog do Guilhon e Planeta Fusca
Lindalva - Ilha da Lindalva

Abraços 0/


4 comentários:

  1. Olá querida Leila andamos nos desencontrando, mas teu cantinho que retrata nossa linda Fortaleza sempre faz bem reencontrar. Obrigada pelo selo, apesar de não seguir muito correntes de mimos fiquei honrada. Um grande beijo no teu coração e aparece no Boas Festas da Ilha quando puder. Luz e Paz!
    http://natal-da-ilha-da-lindalva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, boa noite!
      Seria uma afronta não lhe presentear com esse mimo. Eu tbm não sigo correntes, mas esse presente foi dado por um amigo querido e como a intenção dele foi de coração, eu tbm me senti honrada e com vontade de distribuir esse mesmo carinho com outros amigos queridos e por qm tenho verdadeira admiração!

      Beijosssssssss :)

      Excluir
  2. Leila!! Parabéns pelo selo! Adorei as suas histórias, fiz uma viagem no tempo junto com vc. Eu tb nasci na mesma época e alguns desses lugares que vc citou tb fizeram parte de minha infância. Seu texto está perfeito e as fotos maravilhosas. Viver e ter boas histórias pra contar é bom demais, n é? Grande beijo e que sua família seja abençoada a cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada amiga, Isabel! :)
      É maravilhoso realmente!

      Amém, te desejo o mesmo, querida!

      Beijossssss e uma semana linda!

      Excluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: