Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio)


A belíssima casa de 3 andares de Pedro Sampaio. Ficava no cruzamento da Guilherme Rocha com Avenida Filomenos Gomes. Jacarecanga - Álbum Fortaleza de 1931

Pedro Sampaio era filho do Major Pedro de Araújo Sampaio e Dona Helena de Sousa Sampaio. Nasceu em Fortaleza a 21 de Maio de 1884, batizou se na Freguesia de São José a 15 de Agosto do mesmo ano, sendo seus padrinhos o Tenente-Coronel Felippe de Araujo Sampaio e sua mulher Dona Jesuína Bastos Sampaio e crismou-se no Palácio Episcopal a 26 de Maio de 1885, sendo seu padrinho o Barão de Studart.

A casa de Pedro Sampaio foi construída em 1929

Iniciou seus estudos no Colégio do Cônego Liberato Dionísio da Costa. Foi matriculado no curso integral do Liceu do Estado em 1898, e, feitos todos os preparatórios bacharelou-se em ciências e letras em 1904.


Praça Fernandes Vieira (Hoje Gustavo Barroso - do Liceu). Foto em direção ao norte, vendo-se a bela residência de Pedro Sampaio. No lugar, agora tem um bloco de apartamentos. A rua à esquerda é a Filomeno Gomes. O ano dessa foto é entre 1940 e 1943 - Arquivo Nirez

Partindo para a Bahia em Abril do mesmo ano, matriculou-se na Faculdade de Medicina onde fez o 1 º e 2 º ano. Matriculando-se na Faculdade de Medicina do Rio, para onde seguiu a 28 de Junho de 1906, concluiu os estudos em Dezembro de 1909, tendo sempre notas distintas e plenas. Defendeu tese  que foi aprovada com distinção  a 28 e recebeu o grau a 29 de Março de 1910. Versou sua Dissertação sobre "A Zona de Alarme no diagnostico precoce da tuberculose pulmonar." —1910. Rio de Janeiro.


O bloco de apartamentos que fizeram no lugar da casa, recebeu o nome de Ed. Pedro Sampaio.

O passado e o presente

Seguiu a 4 de Abril para a Cidade de Turvo no Estado de Minas Gerais, contratado como médico da Estrada de Ferro de Sapucaí.
Tendo voltado ao Ceará, foi por algum tempo professor interino do Liceu e Médico Adjunto da Repartição de Higiene.
Casou a 21 de Maio de 1913 com Dona Núbia Bayma, filha do negociante de Fortaleza, Zacharias Bayma.


Ed. Pedro Sampaio no Cruzamento da rua Guilherme Rocha com Avenida Filomeno Gomes. Detalhe para a visão da janela que fica para a avenida.

Diccionario Bio-bibliographico Cearense - Barão de Studart

Fatos Importantes na vida desse grande e renomado médico:

Sede do Ideal no bairro Damas - Arquivo Nirez

15/junho/1931 - Reunião funda o Ideal Clube, que teria sua instalação a 07/09 e sede inaugurada em 03/10.
Na Ata de fundação Luís Gonzaga Flávio da Silva vendia seu sítio nas Damas em suaves prestações para nele ser construída a sede do clube.
A primeira diretoria do clube foi eleita nessa primeira reunião, ficando assim constituída: Presidente: Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio); Secretário: Clóvis de Alencar Matos (Clóvis Matos); e tesoureiro: Raul Conrado Cabral (Raul Cabral).

O clube foi organizado por Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio), que foi o primeiro presidente, Luís Gonzaga da Silva, Joaquim Markan Filomeno Gomes, Raul Cabral, Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), Maximiano Leite Barbosa Filho, José Meneleu Filho e Fernando de Alencar Pinto (Fernando Pinto).
A repercussão foi tamanha que logo surgiu uma nova marca de cigarros, a Ideal Clube onde sua sede na Avenida João Pessoa nº 4898 aparecia no verso e anverso, fabricados por A. Beleza & Cia Ltda.
Depois, aproximadamente em 1932 teve uma sede na Rua Tabajaras, nº 505, que era a chamada de "Filial da Praia", e por fim a atual sede, na Avenida Monsenhor Tabosa nº 1381, na Praia de Iracema, em prédio projetado pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman.

21/Fevereiro/1932 - Em assembleias gerais realizadas a 19 e nesta data, é eleito o seguinte Conselho Diretor do ‘Clube 3 de Outubro’: - Cap. Roberto Carneiro de Mendonça, Cap, Olímpio Falconière, Dr. Faustino Nascimento, Ten. José Varonil de Albuquerque Lima, Ten. Jeová Mota, Ten. Carlos Cordeiro, Ten. Severino Sombra, Drs. João de Carvalho Góis, César Campeio, Vóssio Brígido e Pedro Sampaio.

10/Junho/1932 - Isento do imposto de transmissão de propriedade o terreno a ser adquirido pelos Drs. João Otávio Lobo, Lineu Jucá e Pedro Sampaio, para construção de um Sanatório.

18/Agosto/1934 - Banquete, no Ideal Clube, em homenagem ao Interventor Carneiro de Mendonça, com a presença do Embaixador José Américo. Fez o oferecimento da festa o Dr. Pedro Sampaio.

22/Junho/1935 - Na Confeitaria Cristal, numerosos médicos oferecem um jantar ao Dr. João Otávio Lobo, por sua nomeação para a diretoria da Saúde Pública. Fez o oferecimento do ágape o Dr. Pedro Sampaio.

08/Setembro/1935 - Falece, em Fortaleza, D. Maria da Assunção Bayma, esposa do comerciante Zacarias Bayma e sogra do Dr. Pedro Sampaio.

19/Outubro/1935 - Nas sessões do 1° Congresso Médico Cearense apresentaram trabalhos os drs. Antônio Justa, Carlos Ribeiro, Melo e Silva, Bonifácio Paranhos da Costa, César Cais, Miguel Rodrigues de Carvalho, Jurandir Picanço, Pedro Sampaio, Hugo Firmeza, Ivan Porto e Virgílio de Aguiar.

30/Junho/1936 - Consorciam-se, em Fortaleza, o médico paraense Dr. Alberto Pinto Leite e a senhorinha Cármen Sílvia Sampaio, filha do Dr. Pedro Sampaio.

06/Outubro/1938 - O Dr. Pedro Sampaio, na série de palestras médicas, aborda o tema ‘Educação sexual’.

05/Agosto/1939 - Como representantes do Ceará no Congresso Médico Amazônico, seguem de avião para o norte do País os Drs. César Cals, Pedro Sampaio e Jurandir Picanço.

18/Setembro/1944 - Inauguração dos melhoramentos da Santa Casa de Misericórdia, resultantes do êxito da Campanha da Boa Vontade. Discursam os Drs.
Olívio Câmara, Miguel Martins e Pedro Sampaio, bem como Monsenhor Otávio de Castro, que oficiou na bênção.

19/Outubro/1945 - Transcorre o centenário de fundação do Liceu do Ceará, hoje Colégio Estadual. Em sessão magna discursam o aluno Francisco Porfirio Sampaio, o Prof. Hermenegildo Firmeza e, em nome dos ex-alunos, o Dr. Pedro Sampaio.

21/Março/1950 - Organiza-se em Fortaleza o diretório estadual do Partido Trabalhista Nacional, tendo sido escolhido presidente o Dr. Pedro Sampaio.


25/julho/1950 - O Tribunal Regional Eleitoral - TRE manda registrar, no dia 25 de julho de 1950, a Comissão Executiva Estadual do Partido Trabalhista Nacional - PTN, assim constituída: Presidente: Pedro Augusto de Araújo Sampaio; 1º vice-presidente: Paulo de Melo Machado (Paulo Machado); 2º vice-presidente: Marcelo Gentil Porto; 3º vice-presidente: Carlos Pompeu Gurgel do Amaral; secretário geral: Joaquim da Silveira Marinho; 1º secretário: Carlosnaik Jurandir Alencar; 2º secretário: Antônio Botelho Filho; 1º tesoureiro: Pedro Tibúrcio da Frota; 2º tesoureiro: José Marinho Sampaio; 1º procurador: Alberto Melo; e 2º procurador: Vicar Parente de Paula Pessoa.

30/Maio/1957 - Conferência, na Casa de Juvenal Galeno, do Dr. Pedro Sampaio sobre usos e costumes do Chile, que ultimamente havia visitado.


Túmulo do famoso médico cearense e de sua esposa Nubia Bayma no Cemitério São João Batista - Foto de Raimundo Gomes

27/abril/1967 - Morre em Fortaleza o médico Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio), aos 84 anos incompletos.
Era tisiologista e foi um dos fundadores do Sanatório de Messejana e do Ideal Clube.
Nascera em Fortaleza, em 21/05/1884.
Existem em Fortaleza duas ruas com seu nome (Rua Dr. Pedro Sampaio), uma no loteamento Outeiro e outra no Passaré.

Ruas que homenageiam o médico: 





Fontes:  Revista do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) de 1957/1958/1959/1960/1963/1966/1991 e Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo

2 comentários:

  1. O "SECAI " um clube social localizado em bairro pobre(Bairro Nossa Senhora das Graças-Pirambu)....mas muito frequentado pelos ricos nos anos 70 e 80...(conheci de perto...)...

    SECAI = Sociedade Esportiva e Cultural Arco-íris

    Acesse:
    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=853229

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela preciosa dica, vou pesquisar sobre o clube! :)

      Excluir