Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Instituto Epitácio Pessoa





Assume pela primeira vez um nordestino a Presidência da República, no dia 28 de julho de 1919; o paraibano Epitácio da Silva Pessoa (Epitácio Pessoa), que deu grande impulso às obras no Nordeste.

O Ceará agradecido resolveu homenageá-lo e para tal a Comissão Central do Centro Cívico Epitácio Pessoa fez uma subscrição pública com o fim de levantar um monumento em praça pública ao presidente que ao ser comunicado do fato solicitou que no lugar do monumento fosse construída uma escola e foi atendido. Foi adquirido um terreno na Rua Barão do Rio Branco e nele levantado um prédio que seria o Instituto Epitácio Pessoa.


Inauguração do Instituto Epitácio Pessoa em 1924


Em 11 de agosto de 1923, é lançada a pedra fundamental do Instituto Epitácio Pessoa, sob as bênçãos do arcebispo metropolitano Dom Manuel da Silva Gomes.
Foi inaugurado no dia 27 de junho de 1924, na Rua Barão do Rio Branco nº 1826, destinado à instrução pública, sendo entregue pela Comissão Central do Centro Cívico Epitácio Pessoa à Arquidiocese.

No ano de 1927 é inaugurado o Cine União, no prédio do Instituto Epitácio Pessoa, sede da União dos Moços Católicos, daí o nome do cinema, com o filme francês "Mistério das 13 chaves", da Pathé.




No dia 13 de fevereiro de 1942 morre o ex-presidente Epitácio Pessoa e o Governo Estadual, no dia 19, decreta luto oficial por três dias, em razão do falecimento.

Por ali passaram muitas instituições, entre elas a Escola de Música Alberto Nepomuceno, depois Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, uma agência do Serviço de Assistência a Menores - SAM, além de várias associações e o cinema. Foi também usado pelo governo para pagamento do PIS/PASEP.



A primeira foto, data de aproximadamente 1930, quando ali funcionava o Cine União, vendo-se na grade o cartaz anunciando o filme do dia. Era um prédio isolado, com bastante espaço em seu redor.

A última foto, atual, mostra o mesmo prédio já "sufocado" pelo grande prédio do Instituto José Frota que o cercou por três lados, mas lhe deu um belo jardim.



Crédito: Portal do Ceará e Arquivo Nirez

Um comentário: