Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Colégio das Irmãs de São Vicente de Paulo - Imaculada Conceição [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Colégio das Irmãs de São Vicente de Paulo - Imaculada Conceição



O Colégio das Irmãs de São Vicente de Paulo, ou Colégio da Imaculada Conceição, é um dos mais antigos e tradicionais estabelecimentos de ensino de Fortaleza.

A Lei 759, de 5 de agosto de 1856, criava em nossa capital a primeira casa de educação e recolhimento de meninos órfãos e desvalidos da província.

Um ano depois, a 10 de março, se inaugurava a casa com 10 alunos. Dez anos depois, a lei 1.202 vem extinguir aquela primeira casa de recolhimento e instrução, e feitos outros melhoramentos no primitivo edifício, instalou-se aí o Colégio das órfãs, sob a direção das abnegadas irmãs de São Vicente de Paulo, e com o nome de "Imaculada Conceição".


O Colégio da Imaculada Conceição teve como primeira superiora a irmã Margarida Bezet, que aqui esteve até 18 de julho de 1887, quando faleceu, exercendo o magistério pelo espaço de 22 anos e sob cuja direção se fizeram as primeiras reformas no velho e grande edifício.

Saiba mais sobre o Imaculada Conceição.



Crédito: Álbum Fortaleza 1931

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: