Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Escola Honório Bezerra - Bairro Ellery [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Escola Honório Bezerra - Bairro Ellery




A escola está situada na Rua Capitão Nestor Góes ao lado da praça conhecida como a do chafariz. Nos primeiros anos de sua inauguração, foi a escola do bairro mais procurada pela qualidade do ensino e boa localização. Nos anos 60, um televisor preto e branco foi colocado na escola para que os moradores pudessem assistir a novelas e outros programas televisivos da época... 

A Escola Honório Bezerra foi fundada na gestão do Governador Virgílio Távora em 1964. O terreno de 800 metros quadrados de área foi doado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e teve como patrono o engenheiro Honório Bezerra. É a mais antiga instituição de ensino do Bairro Ellery atendendo a quase 300 alunos (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II e do Projeto Educação de Jovens e AdultosEJA I e II). 

O prédio...fizeram um anexo mal feito conforme podemos notar pelo meio fio da rua. Na foto existe uma janela retangular, que é onde ficava o aparelho de TV para as pessoas que não possuíam o aparelho em casa assistirem a programação. No espaço onde hoje estar o anexo, as pessoas colocavam bancos e cadeiras para ver televisão em preto e branco, que era um objeto de luxo nos idos de 1967. Morava a poucos metros desse Colégio e foi minha primeira escola.

Certamente o prédio original era mais bonito, cujo nome era GRUPO ESCOLAR HONÓRIO BEZERRA. Nessa esquina da escola dobravam à esquerda os ônibus da linha VILA ELLERY, os quais vinham do centro no sentido que estar o fusca. Já os ônibus da linha SANTA MARIA dobravam à direita na mesma esquina e seguiam juntos no mesmo traçado até o final das duas linhas que se dava junto ao trilho.



A Escola Possui:

  • 6 Salas de Aula
  • 1 Sala dos Professores
  • 1 Sala da Direção
  • 1 Sala da Coordenação
  • 1 Secretaria
  • 1 Laboratório de Informática
  • 1 Centro de Multimeios
  • 1 Cozinha
  • 1 Almoxarifado
  • 1 Depósito para Merenda Escolar
  • 2 Pátios
  • 3 Banheiros 




A Escola de Ensino Fundamental Honório Bezerra fica localizada na Rua Capitão Nestor Góes nº 400, região noroeste de Fortaleza, distante cerca de 3 km do centro comercial da capital cearense. As vias de acesso são as avenidas Sargento Hermínio, Olavo Bilac, Dr. Theberge, Padre Anchieta, Pasteur e a rua Barão do Crato.



Curiosidade:

Nos anos 60, o lazer das famílias era assistir TV em preto e branco na calçada da Escola Honório Bezerra¹. Com o crescimento do número de habitantes, surgiu a necessidade de se construir outros centros educativos. A Escola do Seu Firmino, de propriedade privada, surgiu logo em seguida. Porém, devido a problemas financeiros, fechou as portas há mais de 15 anos. Em 1974, é fundada a Escola Professor Martins de Aguiar que oferecia aulas de tele ensino da 1ª a 8ª séries. Dois anos após, foi inaugurado o Centro Interescolar de 1º Grau Dona Creusa do Carmo Rocha, para atender aos alunos da 5ª a 8ª séries com cursos profissionalizantes. Muitas dessas escolas cresceram e passaram a atender a outros públicos. Os exemplos mais conhecidos foram a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Martins de Aguiar, Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dona Creusa do Carmo Rocha, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Faustino de Albuquerque.




No bairro Ellery, ainda há três Centros de Educação Infantil (Creche Favo de Mel, Creche da Escola Martins de Aguiar e Instituto Dr. Rocha Lima) e duas escolas particulares (Centro Educacional São Mateus; e Colégio Santa Rita). Entre os anos 80 e 90, a comunidade passou por uma transformação: ruas e avenidas foram asfaltadas e ampliadas; o saneamento básico, instalado; lojas, construídas; outros serviços, oferecidos. Nesse período, foram inauguradas a Associação de Moradores, Associação Cristã, além do Posto de Saúde Dr. Paulo de Melo Machado. A época era propícia para as oportunidades de trabalho. Era comum as empresas Brasil Oiticica (fábrica de castanha), Mecesa (metalúrgica) e Thomás Pompeu (tecelagem) contratarem mão de obra local. Hoje a maioria foi reinstalada em outros endereços. O desenvolvimento trouxe também os problemas urbanos. Uma delegacia e um Fórum de Pequenas Causas foram instalados na tentativa de conter a violência que é hoje um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores. O bairro é conhecido por ser um dos mais perigosos da capital cearense, com alto índice de homicídios e de jovens viciados em drogas.



Eduardo Girão diz: "O bairro Ellery surgiu na década de 40 de um loteamento chamado Parque Timóteo. Nessa época, existia nas proximidades da Av. Sargento Hermínio apenas uma vereda que ligava os bairros Monte Castelo e Presidente Kennedy, passando pela Av. Olavo Bilac. A maioria das famílias começava a fixar residência e vinha do interior, por causa da seca, em busca de uma vida melhor na capital cearense. Já naquele tempo, o açude João Lopes transbordava alagando as terras da Vila Ellery e adjacências. O açude também servia de lazer para os moradores que tomavam banhos, pescavam e lavavam roupas. Hoje o açude passa por uma revitalização, pois se encontra poluído. As ruas eram veredas em meio ao mato. Cajueiros, azeitoneiras e pitombeiras compunham a paisagem. A maior parte das terras pertencia a família Ellery. Na década de 50, as áreas próximas ao açude começaram a ser loteadas. Os compradores com maior poder aquisitivo adquiriam os terrenos mais elevados, para escaparem das enchentes. Somente em 1956, a Vila Ellery passou a se chamar oficialmente bairro Ellery, por meio de decreto emitido pela Câmara de Vereadores, no governo do prefeito Acrísio Moreira da Rocha."

Salas de aula

Ainda hoje, alguns descendentes da família Ellery, reside no local. 
O Bairro Ellery tem de tudo um pouco, apesar de ser considerado um dos menores de Fortaleza (meio quilômetro quadrado de extensão), há supermercados, pracinhas, lojas, restaurantes, escolas, etc. De lá para cá, o número de habitantes cresceu, já são oito mil moradores. Gente simples e trabalhadora que gosta de bater papo com os vizinhos nas calçadas e não perde o bom humor nem com os problemas da comunidade.

Sala de Informática

A rádio da escola

¹Por volta de 1969, o lazer diário era a ida das famílias assistir a TV pública, em preto-e-branco, que ficava no prédio do Grupo Escolar Honório Bezerra. Iam assistir novelas e programas como a “Família Trapo”. 



2 comentários:

  1. Excelentes informações aqui registradas do grupo Escolar Honório Bezerra e o bairro Ellery. Fortaleza Nobre como sempre eficiente nos seus objetivos. Parabéns.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: