Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

5 Anos - Fortaleza Nobre em Festa


Nosso querido Fortaleza Nobre está em festa, são 5 anos procurando resgatar a Fortaleza de outrora, matando saudades do aroma do Café Wal Can, ouvindo o barulho do bonde Outeiro percorrendo os trilhos do tempo, e nos trazendo Ilustres Cearenses para nos contar suas reminiscências e nos transportar para a Belle Époque de nossa cidade. Nela, ainda é possível observar o bode Ioiô entrar para a história. O caprino era mesmo afeito a vadiagens e logo seguiu sua sina de andarilho, descobrindo o trajeto que lhe daria a alcunha de "ioiô". O bode aprendeu a partir da Praia de Iracema e seguir para a Praça do Ferreira, realizando o mesmo percurso diariamente. 

 Ainda se podia admirar a beleza da Praia Formosa, antes de virar "propriedade particular" e sumir de nossas vistas...

Assistimos de camarote os valentes pescadores JerônimoManuel OlímpioTatá e Manuel Pretosaírem do Ceará com destino ao Rio de Janeiro (na época a capital da República - distante 1.500 milhas náuticas (mais de 2.700 km), navegando na jangada “São Pedro”), sem cartas, sem bússolas e munidos apenas de seu conhecimento prático e coragem, para reivindicar junto ao Governo de Getúlio Vargas, melhores condições para a comunidade de pescadores de sua região, tentando fazer com que sua profissão fosse reconhecida.  Vimos esse acontecimento virar Filme pelas mãos do brilhante Orson Welles.
Antigamente, cada praça de Fortaleza, ao ser urbanizada, tinha dois nomes, o da praça e o do jardim, isso mesmo, cada praça da Capital Alencarina tinha um lindo jardim... 

É tão bom passear na Fortaleza antiga, conhecer nossas raízes, se orgulhar de nosso povo... Eu amo!  Com a criação do Fortaleza Nobre, descobri muitos amantes da nossa terrinha, e hoje, juntos, vamos recontando essas histórias e fazendo com que elas cheguem até os mais novos, que despertem neles esse mesmo amor, essa mesma vontade de fazer diferente, de não deixar que destruam ainda mais o que ainda nos resta!

Nesses cinco anos, recebi inúmeros e-mails e comentários de professores que passaram a usar o blog em salas de aula, para ensinar sobre a Fortaleza antiga para seus alunos. Também e-mails de estudantes que pedem ajuda para trabalhos e tarefas escolares, isso não tem preço, fico feliz demais em saber que o Fortaleza Nobre está cumprindo o seu papel, o de divulgar nossa história! 
O blog também já foi Tema de Monografias e tudo, muito legal mesmo! :) 

Sem falar do reconhecimento por parte de jornais e de outros blogueiros (Fortaleza 13, Gente de Mídia do jornalista Nonato Albuquerque, Rã de Bananeira, Mundinho Mágico da Vevé...) que sabem o quão complicado é, colocar uma postagem no "ar". rsrs

Para fechar esses 5 anos com chave de ouro, só mesmo fechando uma parceria com um conceituado jornal, certo? Pois bem, fechamos (falo sempre no plural, porque o Fortaleza Nobre é de todos nós!) uma incrível parceria com o Tribuna do Ceará
o melhor em notícias e entretenimento no Estado do Ceará.

Ah, e não posso esquecer dos amigos da blogosfera que sempre estão divulgando o nosso Fortaleza Nobre!




Enfim, e a você, que segue, divulga e colabora com o Fortaleza Nobre, meu muito
 

Algumas Estatísticas desses 5 anos:

Postagens mais lidas

Tiririca - Um vitorioso! - 17814


Chico Anysio - O Show - 7607


Estádio Presidente Vargas - 6953

°°°Fotos Antigas°°° - 5199


Praia do Futuro - 5056







Históricos de Visualizações: 1.599.408



Brasil 1495226
Estados Unidos81352
Portugal31341
Alemanha24628
França6699
Rússia3868
Itália3825
Canadá2952
Espanha1766
Reino Unido1700



5 comentários:

  1. Leila, já falei outras vezes aqui e gostaria de saber como posso pegar as fotos do arquivo do Nirez! Você tem algum contato (email, telefone).

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lays!

      E-mail do Nirez: nirez@terra.com.br

      Abraços

      Excluir
  2. Olá Leila,
    sempre achei brilhante o seu trabalho, coisa de apaixonado(a) mesmo. Parabéns por este rico trabalho de história, cultura, esporte, geografia, sociologia, religião... e bote mais coisa. Sou seu fã e seu leitor assíduo e torço sempre pelo seu socesso.

    José Walden, um cearense distante.

    ResponderExcluir