Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bairro Bom Jardim - Território da Paz



Hoje falarei sobre o bairro Bom Jardim. Situado ao sudoeste de Fortaleza, ele faz divisa com o bairro do Conjunto Ceará, Siqueira, Bom Sucesso e com o município de Caucaia. Conforme o Censo do IBGE de 2010, no bairro moram 204.281 mil habitantes, sendo considerado o mais populoso de Fortaleza.

O Grande Bom Jardim é formado pelos cinco bairros vizinhos: Siqueira, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Bom Jardim.


O Bom Jardim foi escolhido em 2009, pelo Ministério da Justiça, para se tornar um "TERRITÓRIO DA PAZ" através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Muitas são as instituições que exercem trabalho dentro da comunidade dentre eles podem ser citadas: Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, o Centro Cultural do Bom Jardim, ABC, CRAS Bom JardimIGUC-Instituto de Grupos Unidos do Ceará e muitas outras.


Segundo os moradores mais antigos, foi no ano de 1961 que surgiram as primeiras famílias residentes no bairro. Até então o bairro era uma grande fazenda, na qual foi loteada pelo empresário João Gentil. A oferta tentadora de terrenos a preços baixos fez com que diversas famílias de bairros diferentes adquirissem lotes. A rua Oscar Araripe foi a primeira via aberta e hoje é o principal corredor do bairro.


No final da década de 70, o bairro começou a crescer de maneira desproporcional. Os terrenos ainda eram baratos, em relação aos demais bairros da capital. Com o crescimento desordenado, surgiram as primeiras favelas. Já no final dos anos 80, o bairro começava a sentir falta das ações do poder público. Poucas escolas, nenhum hospital, falta de saneamento e segurança precária fizeram com que a onda de violência tomasse conta de toda a área.


A partir do final dos anos 90, o bairro já figura nas páginas dos jornais como um dos mais violentos da capital, infelizmente! 

Ações governamentais são prometidas mas nenhum resultado concreto faz com que os índices de mortalidade de jovens diminua.


No Grande Bom Jardim, alguns projetos foram criados para ajudar a população a mudar essa triste realidade. Até dezembro de 2010, foram realizados os seguintes projetos: 

Mulheres da PazProtejo,Trilhos Urbanos,Dança para Vida,Música Tocando a Vida,Cultura Tradicional Popular (Maracatu Estrela Bela),Teatro Vivo,Capacidade de Jovens Mulheres...


Curiosidade:

Conforme os moradores mais antigos, o nome do bairro surgiu devido a um antigo bordel existente na Avenida Oscar Araripe.
As mulheres que lá "trabalhavam", eram tratadas pelos clientes como flores ou rosas. Lá, sem dúvida, aos olhos desses homens, era um bom jardim! rsrs O referido bordel se foi, mas o nome prevaleceu e ganhou força. 
Verdade ou Mito?

Fatos Históricos do Bairro:

17/dezembro/1966 - Por iniciativa da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará foi inaugurada a Escola Almirante Tamandaré, no bairro de Bom Jardim, com a presença do comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros - EAM e do Secretário de Educação do Município.

05/março/1971 - Publicado no Diário Oficial do Município nº 4.618, o Decreto nº 3.654, de 25/02/1971, que cria a Escola de 1º Grau Sebastião de Abreu, tendo como primeira diretora a professora Liles Benevides, funcionando na Avenida Gerardo Barbosa nº 1065, no Bom Jardim.


30/junho/1983 - Inaugura-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Dom Antônio de Almeida Lustosa, na Rua A s/nº, no Conjunto Residencial Dom Lustosa.

10/abril/2001 - Cai sobre Fortaleza, à noite, só terminando no dia seguinte, forte chuva acompanhada de ventos, acusando 124,2mm nos pluviômetros e na Zona Metropolitana da Grande Fortaleza, chegou a 103mm em Maranguape e 150mm em Pacajus.
O Açude Gavião sangrou com uma lâmina de 20cm, o que é considerado normal.
Em consequência, o saldo foi de quatro mortos, nove desaparecidos, avenidas e ruas interditadas, postes caídos, desmoronamentos, árvores caídas, linha férrea da zona sul interrompida por dez horas.
O Cemitério do Bom Jardim ficou inundado.



12/agosto/2004 - O trapezista Railson de Castro Silva, de apenas 15 anos de idade, morre no momento em que fazia uma apresentação no Circo Garjany, no bairro Bom Jardim.
O garoto caiu na frente de uma platéia de cerca de 300 pessoas.
O local não tinha alvará de funcionamento, que é dado pela Prefeitura de Fortaleza, nem relatório de vistoria do Corpo de Bombeiros, que interditou o circo após a tragédia.
Créditos: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel 
Ângelo de Azevedo, Wikipédia e Tribuna do Ceará.



4 comentários:

  1. Essa escola Almirante Tamandaré ficava na esquina das ruas Zacarias Florindo com Nereide. Hoje ainda restam ruínas. A escola marcou época no bairro. Os alunos desfilavam a carater, vestidos de marinheiros, tal como os militares desfilam hoje.

    ResponderExcluir
  2. quero saber tambem sobre o bairro bom sucesso

    ResponderExcluir
  3. Você sabe a história do nome da sua rua?Descarte Braga 1107,granja Lisboa

    ResponderExcluir
  4. Saber o significado do nome da rua descarte Braga bom jardim

    ResponderExcluir