Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Bairro Bom Jardim - Território da Paz
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bairro Bom Jardim - Território da Paz



Hoje falarei sobre o bairro Bom Jardim. Situado ao sudoeste de Fortaleza, ele faz divisa com o bairro do Conjunto Ceará, Siqueira, Bom Sucesso e com o município de Caucaia. Conforme o Censo do IBGE de 2010, no bairro moram 204.281 mil habitantes, sendo considerado o mais populoso de Fortaleza.

O Grande Bom Jardim é formado pelos cinco bairros vizinhos: Siqueira, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Bom Jardim.


O Bom Jardim foi escolhido em 2009, pelo Ministério da Justiça, para se tornar um "TERRITÓRIO DA PAZ" através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Muitas são as instituições que exercem trabalho dentro da comunidade dentre eles podem ser citadas: Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, o Centro Cultural do Bom Jardim, ABC, CRAS Bom JardimIGUC-Instituto de Grupos Unidos do Ceará e muitas outras.


Segundo os moradores mais antigos, foi no ano de 1961 que surgiram as primeiras famílias residentes no bairro. Até então o bairro era uma grande fazenda, na qual foi loteada pelo empresário João Gentil. A oferta tentadora de terrenos a preços baixos fez com que diversas famílias de bairros diferentes adquirissem lotes. A rua Oscar Araripe foi a primeira via aberta e hoje é o principal corredor do bairro.


No final da década de 70, o bairro começou a crescer de maneira desproporcional. Os terrenos ainda eram baratos, em relação aos demais bairros da capital. Com o crescimento desordenado, surgiram as primeiras favelas. Já no final dos anos 80, o bairro começava a sentir falta das ações do poder público. Poucas escolas, nenhum hospital, falta de saneamento e segurança precária fizeram com que a onda de violência tomasse conta de toda a área.


A partir do final dos anos 90, o bairro já figura nas páginas dos jornais como um dos mais violentos da capital, infelizmente! 

Ações governamentais são prometidas mas nenhum resultado concreto faz com que os índices de mortalidade de jovens diminua.


No Grande Bom Jardim, alguns projetos foram criados para ajudar a população a mudar essa triste realidade. Até dezembro de 2010, foram realizados os seguintes projetos: 

Mulheres da PazProtejo,Trilhos Urbanos,Dança para Vida,Música Tocando a Vida,Cultura Tradicional Popular (Maracatu Estrela Bela),Teatro Vivo,Capacidade de Jovens Mulheres...


Curiosidade:

Conforme os moradores mais antigos, o nome do bairro surgiu devido a um antigo bordel existente na Avenida Oscar Araripe.
As mulheres que lá "trabalhavam", eram tratadas pelos clientes como flores ou rosas. Lá, sem dúvida, aos olhos desses homens, era um bom jardim! rsrs O referido bordel se foi, mas o nome prevaleceu e ganhou força. 
Verdade ou Mito?

Fatos Históricos do Bairro:

*17/dezembro/1966 - Por iniciativa da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará foi inaugurada a Escola Almirante Tamandaré, no bairro de Bom Jardim, com a presença do comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros - EAM e do Secretário de Educação do Município.

*05/março/1971 - Publicado no Diário Oficial do Município nº 4.618, o Decreto nº 3.654, de 25/02/1971, que cria a Escola de 1º Grau Sebastião de Abreu, tendo como primeira diretora a professora Liles Benevides, funcionando na Avenida Geraldo Barbosa nº 1065, no Bom Jardim.


*30/junho/1993 - Inaugura-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Dom Antônio de Almeida Lustosa, na Rua A s/nº, no Conjunto Residencial Dom Lustosa.

*1994 - Criado o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza - CDVHS, primeira organização de controle social das políticas governamentais. 

*10/abril/2001 - Cai sobre Fortaleza, à noite, só terminando no dia seguinte, forte chuva acompanhada de ventos, acusando 124,2mm nos pluviômetros e na Zona Metropolitana da Grande Fortaleza, chegou a 103mm em Maranguape e 150mm em Pacajus.
O Açude Gavião sangrou com uma lâmina de 20cm, o que é considerado normal.
Em consequência, o saldo foi de quatro mortos, nove desaparecidos, avenidas e ruas interditadas, postes caídos, desmoronamentos, árvores caídas, linha férrea da zona sul interrompida por dez horas.
O Cemitério do Bom Jardim ficou inundado.



*12/agosto/2004 - O trapezista Railson de Castro Silva, de apenas 15 anos de idade, morre no momento em que fazia uma apresentação no Circo Garjany, no bairro Bom Jardim.
O garoto caiu na frente de uma platéia de cerca de 300 pessoas.
O local não tinha alvará de funcionamento, que é dado pela Prefeitura de Fortaleza, nem relatório de vistoria do Corpo de Bombeiros, que interditou o circo após a tragédia.
Créditos: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel 
Ângelo de Azevedo, Wikipédia e Tribuna do Ceará.



25 comentários:

  1. Essa escola Almirante Tamandaré ficava na esquina das ruas Zacarias Florindo com Nereide. Hoje ainda restam ruínas. A escola marcou época no bairro. Os alunos desfilavam a carater, vestidos de marinheiros, tal como os militares desfilam hoje.

    ResponderExcluir
  2. quero saber tambem sobre o bairro bom sucesso

    ResponderExcluir
  3. Você sabe a história do nome da sua rua?Descarte Braga 1107,granja Lisboa

    ResponderExcluir
  4. Saber o significado do nome da rua descarte Braga bom jardim

    ResponderExcluir
  5. Cara Leila Nobre porque não está citado o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza - CDVHS, primeira organização de controle social das políticas governamentais, criada em 1994. Inlcusive o Território geográfico e socialmente organizado foi concepção e construção do grupo então lideranças locais ativas no CDVHS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gorete, boa tarde!
      Obrigada pela informação, já editei e coloquei sobre a criação da organização!

      Forte abraço

      Excluir
  6. Queria saber algo sobre a escola da dona Dalva, senhora famosa no bairro pela sua escola de 1º grau 15 de agosto, que ficava no Santo Amaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti falta dela, ficava onde hoje é a simplescell, Av. Oscar Araripe quase esquina com a Av. Maria Júlia, antes de estudar no Sebastião de Abreu eu estudei na escola da dona Dalva

      Excluir
  7. quantas lembranças boas desta época

    ResponderExcluir
  8. eu gostaria que tivesse mais informaçao sobre a escola almirante tamandare a qual tive a honra de estudar da 1 a 3 serie e se tem poucas informaçoes era maravilhosa tinhamos prazer em desfilar no sete de setembro uma educaçao exemplar que falta nos dias de hoje

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber a origem hitorica do nome Granja Portugal.

    ResponderExcluir
  10. Nos anos 80 estudei em uma escola chamada enedina brandao que depois passou a se chamar mesquita mendes hoje ja não sei más alguem sabe mim informarpor favor

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente não foi mencionado nada sobre o Educandário Santos Dumont, uma escola particular muito famosa nos anos 80, que parece se tornou pública posteriormente, e que educou muitas crianças e jovens no Bom Jardim. Não sei qual a atual situação da escola hoje, mas ouvi falar que estava em total abandono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje existe uma ocupaçao periferica dentro do que seria o educandario na rua nova conquista

      Excluir
  12. A origem do nome Bom Jardim, não procede. Estudei na Escola Almirante Tamandaré. Seu Diretor era um sub oficial da reserva por nome de José Fernandes. Outro ponto muito importante que foi esquecido: o Instituto São José um das primeiras escolas particular do bairro e nos finais realizava festas dançante com bandas da época. Outro fato histórico que não pode ser esquecido é o Sobradinho, uma edificação de modelo europeu que era fixado na Santa Cecília. Parabéns!!! É só para contribuir

    ResponderExcluir
  13. Parabéns,mas gostaria de saber sobre a criação da assembleia de Deus na Oscar frança

    ResponderExcluir
  14. Parabéns,mas eu gostaria de sabe sobre a criação da assembleia de Deus da Oscar frança

    ResponderExcluir
  15. Esse sobradinho. No Santa Cecília era assombrado só passava lá correndo cê ta doido

    ResponderExcluir
  16. Na avenida Urucutuba que antes era uma rua de chão com tantas árvores que cobriam o céu que ficava escura a rua dava até medo. Tinha um casarão grande e velho que uma vez entrei, eram tantas portas e quartos que quase me perdi dentro, e diziam que era mal assombrado, kkkkk o caseiro que morava noitrabcsa separada se chamava Zé louro, alguém lembra? Saudades demais

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: