Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Beach Park 34 anos - Uma história de sucesso
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sábado, 19 de março de 2011

Beach Park 34 anos - Uma história de sucesso

Devido a muitos pedidos por e-mail, falarei hoje do Beach Park, mesmo não estando localizado em Fortaleza.


Caminho para o Beach Park no início do anos 80. Trecho próximo ao Alphaville, ainda em construção. Acervo Albenir Filho
Beach Park - O Começo
Caminho para o Beach Park. Acervo Albenir Filho

A história do empreendimento inicia quando dois sócios se uniram com o intuito de vender lotes de terras no empreendimento imobiliário Porto das Dunasque fica no município de Aquiraz¹, porém a infraestrutura viária e local não fez com que a imobiliária tivesse sucesso nas vendas - inicialmente, já que o local não possuía na década de 70 do século passado sequer energia elétrica.

Caminho para o Beach Park no início do anos 80. Trecho próximo ao Alphaville, ainda em construção. Acervo Albenir Filho


O Parquinho do Beach Park em 1988 - Acervo pessoal de Zenóbio Pinheiro 
Logo foi sugerida a ideia de montar um restaurante na praia para que as pessoas pudessem ter um equipamento de apoio enquanto desfrutassem do ambiente local, assim cresceria o interesse pelo local e a imobiliária teria sucesso nas vendas.
Em 1980 foi construída a ponte sobre o rio Pacoti e o arruamento em areia batida (piçarra) no Porto das Dunas o que melhorou o acesso até a praia e já com duas pequenas barraquinhas em funcionamento. Porém um dos sócios percebeu que se fora para atrair pessoas até o local era preciso uma melhor estrutura de restaurante e melhor qualidade na prestação dos serviços e assim em 14 de dezembro de 1985 inauguraram uma barraca de praia com 36 metros quadrados, 15 mesas e 9 funcionários, até que o restaurante de nome Azul do Mar² fosse finalizado.


Portal da barraca Beach Park em 1988. Acervo pessoal de Zenóbio Pinheiro
Fonte: Amback (2011).
Nesta época Fortaleza sofria com ineficácia na coleta de lixo e então o Beach Park utilizou-se da seguinte estratégia para atrair visitantes até a praia:
divulgavam sempre como praia limpa, sofisticada e diferenciada com um serviço de primeira e que tinha como atrações passeios de ultraleve, aulas de surf e o primeiro luau do Beach Park.

Como vimos, o Beach Park nasceu à partir de uma barraca de praia. O número de visitantes, a cada final de semana só aumentava, e o complexo iniciou uma séria de ações para atrair cada vez mais visitantes, investindo principalmente em divulgação.


Diário do Nordeste, 04 de outubro de 1986.
Acervo Emmanuel Montenegro

O Beach Park também investia em propaganda. No final de 1986 o restaurante azul do mar é inaugurado o que foi um grande marco para o desenvolvimento da gastronomia internacional no Ceará, tanto na estrutura do equipamento como na sofisticação do ambiente, nos insumos utilizados e com a chegada do Chef Bernard Twardy, alemão criado na Françaacrescentou ao cardápio do Beach Park a sofisticação dos pratos típicos e regionais com toque francês nas técnicas utilizadas.

Em 1987, um anúncio falava da maior atração turística de Fortaleza, uma praia cearense com padrão internacional, e com as seguintes atrações: serviço de bar e restaurante, coqueiral à beira-mar, toaletes, aluguel de pranchas, morey boogie e guarda-sol. E avisava que um ônibus especial saía diariamente às 9h30 da Avenida Beira-Mar, em Fortalezaem direção ao parque, que em 1988, inaugurou seu primeiro brinquedo aquático



Antigo portal de 1989
Em 31 de março de 1989 é inaugurado o primeiro parque aquático do Brasil, inicialmente chamado de Splash, porém inaugurado já com o nome de Aqua Park. Possuía apenas 3 brinquedos (toboáguas) Free-Fall, o Kamikaze e o Caracol, hoje com os nomes de Sarcófago, Enigma da Esfinge e Najas. Na inauguração estivera presente o então prefeito Ciro Gomes e a Secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Violeta Arraes, representando o governador Tasso Jereissati.

Foto que mostra o Park no início. Demarquei o local dos antigos brinquedos. Esses toboáguas amarelo e vermelho, eram os antigos Kamikaze e Free Fall (queda livre) e nessa piscininha com escadinhas, ficava o caracol. Depois foram substituídos pela Esfinge, Sarcófago e Najas.
A Divulgação tinha como objetivo tornar o parque aquático a principal opção de lazer para os turistas e visitantes, sendo a campanha lançada na feira da ABAV onde mais de 800 agências do Brasil e Argentina, passaram a vender o estado do Ceará já com a inclusão do parque em seus pacotes. No mesmo ano, a área da praia ganha novas atrações com o Portal da Praia, o Museu da Jangada, o Caminho de Garrafas, o Largo do Peixe, a Cascata da Sereia e esculturas. O Restaurante da Praia continuou oferecendo deliciosos pratos.
Divulgação da novela Tropicaliente
Fonte: Amback (2011
Em 1991 o parque já tinha mais de 180 funcionários e a expansão maior ocorreu quando os sócios do parque se uniram com o Governador do estado, Ciro Gomes, neste mesmo ano para implantar uma política de turismo para o estado do Ceará, quando em 1992 foi lançada a campanhaCeará Terra do Sol com investimentos em divulgação de mais de dois milhões de dólares com o objetivo de internacionalizar o turismo no estado.
Nesta época existiu uma parceria entre ABAV, governo do estado, ABRASEL e Beach Park, para fomentar o turismo no estado; e já em 1994 que foi o grande ápice para o desenvolvimento do turismo a gravação da novela Tropicaliente.


Foto de 1992 - Detalhe para a propaganda da Coca-Cola em um dos poucos toboáguas da época, o Free Fall (queda livre) -Crédito da foto
O ator Cássio Gabus Mendes gravando
a novela Tropicaliente na época da 
ampliação do Beach Park. 
Foto de Lázaro Medeiros
Em 1994 o Beach Park tornou-se o principal ícone e atrativo turístico do Ceará. É neste ano que ele bate recordes em números de visitantes e investe mais de dois milhões na ampliação do parque. Dois anos mais tarde já em 1996 é inaugurado o primeiro resort do grupo em parceria com a administradora de hotéis Caesar Park, com mais de 198 apartamentos. É o primeiro grande hotel de lazer do Ceará.

Em 1997 é 
inaugurado o insano, que, na época e por quase uma década, foi considerado o maior do mundo com seus 41 metros de altura e descida de 5 segundos a mais de 100 km/h. 

Em 1998 o Beach Park passa a assumir o resort colocando o nome de Beach Park Suites Resort e investindo mais na estrutura de lazer para crianças. Foi nesse ano que o GUIA BRASIL publicou pela primeira vez o hotel Beach Park. A construção elevou o padrão de hospedagem na região. O Beach Park Suites Resort oferecia acesso direto ao parque, mas tinha equipamentos próprios, como piscina, academia e saunas. Kids club, equipes de recreação e brinquedoteca só reforçavam a vocação do hotel para o turismo familiar.


Beach Park na novela Tropicaliente

Beach Park - Anos 90. O brinquedo azul era o caracol, que depois foi substituído pelas Najas. Acervo Carlos Juaçaba
No ano de 1998 entra novo sócio para ajudar no crescimento do complexo; e em 2003 o Beach Park contrata um Diretor Administrativo que inicia uma nova época mais voltada para modernização e sistemas de gestão. Em 2005 é inaugurado o Beach Park Acqua Resort com 225 apartamentos, em 2006 é criada a unidade de negócios Vacation Club, que é o clube de férias; e em 2011 o Beach Park Wellness Resort.

Foto aérea da Praia do Porto das Dunas - Detalhe para o Beach Park
Cartão telefônico
Atualmente o Complexo Beach Park conta com 180 mil metros quadrados de extensão, mais de 2000 funcionários e, em 2009 e 2016, receberam mais de 1.000.000 de visitantes o recorde de 6.700 visitantes em um único dia.
São 3 hotéis próprios e a administração de um quarto hotel o Oceani Resort. Diante destes números é inegável a sua importância como principal motivador da maior parte dos turistas que visitam a capital cearense.


Anos 90. Kamikaze (amarelo), Free Fall (vermelho), Caracol (azul) e a Correnteza Encantada.
A Correnteza Encantada em 1993

Outubro de 1993- Crédito da foto
Cartão Telemar  - Insano

O Beach Park é hoje filiado a importantes órgãos de turismo e lazer, no Brasil e no exterior. Faz parte da WWA (World Waterpark Association), IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attractions), ABRASEL (Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento), ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) e ACVB Aquiraz Convention; Visitors Bureau.
Entre os prêmios que o Beach Park já conquistou estão: Qualidade WWAIndustry Leadership WWA, Melhor Parque do País (Jornal O Estado) e Melhor Parque Temático (Revista Viagem e Turismo).

Foto aérea de 1993


Foto aérea do complexo turístico do Beach Park em 01 de janeiro de 1994. Foto de Evilázio Bezerra. Acervo O Povo
A atriz Ângela Vieira no Park.
Foto de Lázaro Medeiros
O Beach Park foi um dos locais de filmagens do filme O Noviço Rebelde.
No ano de 2000, foi construído o Centro de Convenções para atender ao ramo acadêmico e de negócios. O Beach Park Convention Center, tem capacidade para até 450 pessoas, distribuídas por quatro salões, sistema de internet, som e imagem, além de serviços de buffet e produção de eventos.
No caso específico dos equipamentos gastronômicos o Beach Park é o único empreendimento do estado que possui a certificação ISO 22000.
Devido a implementação da qualidade total o complexo realiza pesquisa de satisfação com seus clientes, nos hotéis, na praia e no parque, por meio de um comitê de mercado e clientes, que também verifica em todas as unidades de negócios as principais informações coletadas e atribuem responsabilidades e prazos para resolução de algum problema ou implementação de mudanças.



Beach Park no Globo Repórter - 1994

Fotos do Colunista Social e Relações Pública do Beach Park, Lázaro Medeiros:


Xuxa 
Thiago Lacerda, no início da carreira, no Beach Park - Foto de Lázaro Medeiros
Regina Duarte na Correnteza Encantada - Foto de Lázaro Medeiros
Paulo César Grande - Foto de Lázaro Medeiros
Patricia Travassos - Foto de Lázaro Medeiros
O ator Alexandre Borges e a atriz Júlia Lemmertz - Foto de Lázaro Medeiros


Ana Furtano e Boninho no Beach Park - Foto de Lázaro Medeiros 


O ator André Gonçalves - Foto de Lázaro Medeiros
A apresentadora Angélica - Foto de Lázaro Medeiros 

A atriz Bianca Rinaldi - Foto de Lázaro Medeiros 

Bruno de Lucca ainda criança, no Beach Park - Foto de Lázaro Medeiros
A atriz Deborah Secco, ainda menina, no Beach Park - Foto de Lázaro Medeiros


A atriz Fernanda Montenegro - Foto de Lázaro Medeiros 
Hebe Camargo no Caminho de garrafas, chegando no Beach Park - Foto de Lázaro Medeiros
Henri Castelli, no início de carreira - Foto de Lázaro Medeiros
Luíza Tomé e o fotógrafo Lázaro Medeiros
No dia 01 de janeiro de 2011 o grupo lançou a Beach Park FM, substituído a antiga Oi FM.

O Insano (Inaugurado em 1997)


A paisagem, vista do alto de 41 metros, é espetacular: o luminoso sol do litoral cearense dá um colorido ainda mais intenso ao bege da areia e ao azul-esverdeado do oceano. Nenhuma nuvem no céu. Pela vista panorâmica, você bem poderia estar no terraço de um hotel de 14 andares, entregue ao mais completo sossego. Mas não: você está prestes a viver uma das emoções mais intensas de sua vida. Vai soltar as mãos e escorregar feito um projétil a mais de 100 km/h para, 4 segundos depois, mergulhar nas águas geladas de uma piscina.





Insano? Isso mesmo. Esse é o nome do maior tobogã aquático do mundo e uma das principais atrações do Beach Park,  localizado a 30 km de Fortaleza, na praia do Porto das Dunas. Ao todo, são 41 brinquedos, todos bem molhados e garantindo emoções para todas as idades e gostos. 



Cercados por um cenário típico de balneário caribenho, complementam perfeitamente o lema “sal e sol” adotado pelos cearenses para atrair visitantes. No verão, esse pedaço de praia ferve: são cerca de 6 mil pessoas circulando por tobogãs e piscinas que invadem a areia. O parque, que ocupa um espaço equivalente a sete campos de futebol, está dividido em seis áreas temáticas: Enigma da Esfinge, Correnteza Encantada, Ilha do Tesouro, Arca de Noé, Continente Perdido de Atlântida e Maremoto
Beach Park em 1995. Acervo pessoal de Zenóbio Pinheiro
Beach Park em 1995. Acervo pessoal de Zenóbio Pinheiro
Anos 90
Estrutura

Hoje, o Complexo Beach Park possui uma completa estrutura de turismo e lazer, sendo um dos maiores do país, composto por Praia, Parque Aquático e Resorts, onde, cerca de 1.150.000 pessoas circulam por ano, para se divertir, descansar, hospedar e fazer negócios, tendo como cenário a beleza natural do litoral cearense.

Atrações Radicais

Insano Em função da sua altura e inclinação, o toboágua proporciona uma descida extremamente rápida - cinco segundos - a uma velocidade de 105 km/h. Por essas características, o Insano é considerado o mais radical dos equipamentos do gênero no planeta. Ao final do percurso, o Insano possibilita um relaxante mergulho na piscina.

Esse é o insano do meu marido descendo¬¬
O insano está registrado no Guines Book, o livro dos recordes, como o toboágua mais alto do mundo. É onde, invariavelmente, está a maior fila e o maior tempo de espera de todo o parque (que pode chegar a 1 hora em dias de muito movimento). Por isso mesmo, ele fecha mais cedo que os outros (às 16h) para garantir que todos que aguardam possam escorregar. Portanto, não demore muito a tomar a sua decisão.

No final de 1995, o Beach Park inovou e trouxe à Fortaleza uma atração internacional para o seu grande show de Reveillon. O nome escolhido foi a banda espanhola Gipsy Kings. Jornal Tribuna do Ceará
KalafrioNo Kalafrio, você vai deslizar de uma torre a 11 metros de altura direto em um "half" gigante, em formato de pista de skate, e subir a quase sete metros de altura num ângulo de quase 90º, numa velocidade média de 22km/h. O equipamento utiliza bóias para uma ou duas pessoas.

SarcófagoNo sarcófago você vai experimentar toda a emoção de um toboágua fechado, deslizando a 80 Km/h de uma altura de 24 m, e no escuro! Após a descida, a pessoa desliza pela pista até perder velocidade e parar. 

Uma curiosidade - Muitos não sabem, mas ao escorregar no sarcófago, você fica frente a frente com uma múmia que se encontra grudada na parte de dentro do toboágua¬¬ Eu sei porque ia me batendo a coragem, mas desisti. rsrs

Minha linda família em frente ao Sarcófago - 2009

Esfinges - Na Esfinge, ponha o seu espírito de aventura à prova, deslizando em dois toboáguas com 23 metros de altura que vão levar você direto para dentro da esfinge e a um mergulho no final a 60 Km/h.
Profundidade da Piscina: 2,10 m.

E ainda:


Atrações Moderadas: Najas / Atlantis   

Meus amores no Atlantis - 2009

Hupa Hopa / Moréia Negra
   
Zump Tchibum


Atrações para a família

Pórtico de entrada / Maremoto     

Minhas princesas - 2009

Maridão e meu bebê curtindo o maremoto - 2009

Ilha do tesouro / Aquabismo


 Tchibum / Arca de Noé


Acqua Show   

2009

Aqua Show -  - 2009

Ramubrinká


Letícia e Lívia
Inauguração do Ramubrinká - 2009
Uma curiosidade - O primeiro brinquedo aquático do Beach Park, foi inaugurado em 1988 e no ano seguinte, 1989, foi inaugurado seu parque aquático.

Nova Atração:


A mais nova atração do parque aquático, o Acqua Circo, acaba de ficar pronto.
Ele está lindo, colorido e divertido.


Criançada curtindo o Acqua Circo pela primeira vez! -Foto de  Denise Mustafa
A atração tem 52 brinquedos diferentes! É o melhor e maior playground aquático do mundo !

Foto de  Denise Mustafa
Alguns brinquedos são especiais para criancinhas pequeninas.


Esse bebê de apenas 4 meses, curtiu muito! - Foto de  Denise Mustafa

¹Aquiraz


Localizada a cerca de 35km a sudeste de Fortaleza, a cidade de Aquiraz tem muito orgulho de sua rica herança histórica: fundada em 1699, a primeira vila da Capitania do Ceará foi uma base jesuítica e esteve estreitamente ligada à colonização portuguesa da região, onde conviveram as culturas europeia, indígena e africana. Mas a “primeira capital do estado” também tem motivos de sobra para exaltar seus dias atuais: com cerca de 70 mil habitantes, ela hoje constitui um dos principais destinos turísticos do Nordeste, atraindo todos os anos milhares de visitantes de diversas nacionalidades.

Como em boa parte do litoral brasileiro, os grandes trunfos de Aquiraz têm a ver com sol e mar. Além de contar com praias tranquilas – especialmente quando comparadas às da capital Fortaleza –, a cidade abriga o maior parque aquático à beira-mar da América Latina, o Beach Park, inaugurado em 1989 na praia de Porto das Dunas e hoje a grande atração de um complexo turístico de 170 mil m2.


²Quando as pessoas entravam nas dependências do restaurante, ficavam deslumbradas com a beleza do lugar. O Azul do Mar, também projeto de Alberto Pinho, tinha forma arredondada e era coberto com palha de carnaúba; o interior, em formato de L e com as laterais de vidro permitia uma visão panorâmica da praia. O pé-direito alto, o ar condicionado, as paredes que retratavam jangadas no mar e trinta mesas com moldura de


madeira de maracatiara ao redor de tampos de pedra, castelo exaustivamente polidos, criavam um ambiente requintado e descontraído. Os garçons vestiam uniformes marrons folgados, ao estilo dos trajes dos jangadeiros (AMBACK, 2011 p38).



Fontes: Site oficial/AMBACK, Adriana. Beach Park: a onda é ser feliz agora. São Paulo: DBA, 2011./A Produção eo o consumo de alimentos e bebidas no Ceará: Os produtos, os serviços e os consumidores do Wellness Resort do Beach Park Hotéis e Turismo S.A - Diego Sobreira de Queiroz Suassuna/Pesquisas na internet


13 comentários:

  1. Carlos Sérgio Mineiro - São Paulo - carlos.sergio@folha.com.br23 de março de 2011 12:28

    O Blog FORTALEZA NOBRE, é hora de receber a Declaração de Utilidade Pública; por Suas Excelências a Senhora Prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT, e Senhor Governador do Ceará Cid Ferreira Gomes, pelos meios governamentais e jurídicos o reconhecimento de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos como entidades de utilidade pública, a sua eximia autora Leila Nobre na persistência incansável ao cultivo de uma obra impecável, coletando dados, fotos, das personalidades do nosso grande Estado do Ceará, Fortaleza Nobre do Brasil. Se tornando esse blog fonte de consulta de Historiadores, hoje já chegando a casa de 200.000 mil pessoas. Parabéns, a autora nobreza.

    Carlos Sergio Mineiro - São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Nem sei o que dizer ao ler tanta gentileza...só que agradeço muito, muito mesmo as lindas palavras e aos seguidores fiéis do blog, pois que graça teria, se não houvesse leitores para prestigiar o blog? Estou muito contente com tudo de maravilhoso que vem acontecendo! :)

    Beijos Carlos

    ResponderExcluir
  3. E muito bacana conhecer as historia de sucesso do meu ceara. terra que eu amo!

    Sou vendedor do consórcio EMBRACON em Fortaleza-ce

    Vc estar de parabêns seu blog e 10 valeu.

    Eládio mantelle
    8730.8107/3086.5955
    empparceria@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Eládio, muito obrigada, fiquei lisonjeada!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo, adoraria conhecer o Beach Park, mas ainda não tive a oportunidade.

    Onde fica a entrada ao parque aquático?
    Os hospedes do hotel tem direito a frequentarem livremente o parque?

    Suiane Prado

    ResponderExcluir
  6. Oi Suiane, bom dia!

    A entrada fica de frente para a praia e os hospedes do hotel tem acesso livre ao parque aquático.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. o beach park é um lugar maravilhoso para se distrair e curtir com a família...!!

    ResponderExcluir
  8. adorei ver as imagens e o blog é otimo
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Netinho Ferreira29 de maio de 2017 12:24

    Leila poderia me arrumar fotos da construção do Insano
    Meu I-Mail é jfln1234@outlook.com

    ResponderExcluir
  10. Caramba


    Eu realmente estou chorando

    Nao me leve a mal, é porque eu sempre amei tirar fotos mas com a era dicital chegando perdi mt coisa q eu tinha em midia fisica e esses registros do beach park no comec dos anos 2000 me leva pra minha infancia. Eu tinha 2 anos quando meus pais se separaram e poucos meses depois eles tentaram se reconciliar indo ao beach park pra passar o tempo comigo. Mesmo depois da reconciliacao nao ter dado certo,eu continuei indo constantemente( mais de 4 vezes ao ano) lá até 2012 quando comecei a ir anualmente e desde 2014 eu raramente vou la. Mas eu lembrei de tudo. Eu lembro q eu tinha medo da cara esfingie,lembro que tinha um gorila negro bem simpatico na frente do beach park. Lembrei do baldinho que tacava agua com forca. Lembrei das inumeras vezes que subi no insano ate cansar e desistir p ser chamado de arregao ate quando eu fui na atracao em 2012. Lembrei da correnteza magica, de como depois da morte daquele menino o beach park ficou ultra preocupado com a atracao. Lembrei que eu me soltava da boia ( amarela, azul, rosa ou verde esmeralda tranparente) e nadava so por nadar na corre teza ate achar outra boia ou ser repreendido pelo guardinha ( o que viesse primeiro). Lembrei da minha mae com raiva dos precos abusivos do parque ( ah se ela soubesse que so iria piorar). Lembro do chocolate, da coca e do cachorro quente de almoco. Lembrei do escorrega preto, minha primeira aventura radical no parque. Lembrei do atlantis e de como eu sempre senti mais medo nele do que no insano e no que da mais medo, o kalafrio. Lembrei da prancha de surf p tirar foto. Lembrei daquelas placas p tirar foto. Lembrei dos personagems do parque antes do novo ( e irritante) que eles adotaram em 2015. Lembro da lenda urbama que um funcionario do parque ( mwu tio erick num caso claro de ilusao coletiva à la goku super sayjim no 11 de setembro) espalhou uma historia falsa de q um moleque tinha morrido no insano pq levantou os bracos. Lembrei da praia gostosa nos fins de tarde.


    Obrigado
    Muito obrigado
    Voce me fez alegre e triste ao mesmo tempo pois me levou a um tempo de inocencia e felicidade.
    Parabens por tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a vc, Tercio, pelo comentário tão cheio de nostalgia, tão rico em detalhes, que conseguiu transparecer toda emoção que vc sentiu enquanto escrevia suas memórias, estou encantada, foi como se eu pudesse acompanhar de perto cada momento descrito... Foi, como vc bem disse, alegre e triste, mas a saudade faz isso mesmo com a gente, né? :)

      Um forte e caloroso abraço

      Leila Nobre

      Excluir
  11. Muito bom trabalhei na montagem do Park em 1988 Saudades.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: