Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


sábado, 19 de março de 2011

Beach Park 25 anos - Uma história de sucesso



Devido a muitos pedidos pelo e-mail, falarei hoje do Beach Park, mesmo não estando localizado em Fortaleza e sim em Aquiraz.


Beach Park - O começo


Em 1985 surgiu um restaurante à beira-mar. Quatro anos depois, um parque aquático com três toboáguas. Esse foi o início do Beach Park que hoje recebe cerca de 800 mil pessoas por ano em Aquiraz*, a 28 quilômetros de Fortaleza. Em 1998, o GUIA BRASIL publicou pela primeira vez o hotel Beach Park. Com 175 quartos, a construção elevou o padrão de hospedagem na região. O Beach Park Suites Resort oferecia acesso direto ao parque, mas tinha equipamentos próprios, como piscina, academia e saunas. Kids club, equipes de recreação e brinquedoteca só reforçavam a vocação do hotel para o turismo familiar.



Beach Park - Anos 90 (Acervo Carlos Juaçaba)


O parque nasceu em 1985, a partir de um concorrido restaurante na praia do Porto das Dunas, mas só foi realmente inaugurado quatro anos depois, contando com três toboáguas. Em duas décadas, transformou-se em um complexo turístico que, entre outras instalações, possui dois resorts e um centro de convenções. No parque aquático, há piscinas de ondas, toboáguas de várias alturas, duchas, cachoeiras, rios de correnteza e atrações como o Acqua Show, balde gigante que despeja um aguaceiro sobre uma multidão de adultos e crianças, e o Insano, estrutura de 41m de altura.


Praia do Porto das Dunas - Detalhe para o Beach Park


Beach Park era um badalado restaurante na beira da praia. Foi o primeiro parque aquático da América Latina, com três toboáguas.



No mesmo ano, a área da praia ganha novas atrações com o Portal da Praia, o Museu da Jangada, o Caminho de Garrafas, o Largo do Peixe, a Cascata da Sereia e esculturas. O Restaurante da Praia continuou oferecendo deliciosos pratos e hoje também é palco do Beach Sounds, projeto que traz bandas locais de pop rock.
Em 1996, o complexo ganhou um hotel, com a bandeira Caesar Tower, e em 1998 passa a ser Beach Park Suites Resort,  seguindo o padrão dos melhores hotéis do mundo.


O ator Cássio Gabus Mendes gravando a novela Tropicaliente na época da ampliação do Beach Park -Foto de Lázaro Medeiros


O Beach Park é hoje filiado a importantes órgãos de turismo e lazer, no Brasil e no exterior. Faz parte da WWA (World Waterpark Association), IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attractions), ABRASEL (Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento), ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) e ACVB Aquiraz Convention; Visitors Bureau.
Entre os prêmios que o Beach Park já conquistou estão: Qualidade WWA, Industry Leadership WWA, Melhor Parque do País (Jornal O Estado) e Melhor Parque Temático (Revista Viagem e Turismo).
O Beach Park foi um dos locais de filmagens do filme O Noviço Rebelde.


Foto de 1992 - Detalhe para a propaganda da Coca-Cola em um dos poucos toboáguas da época -Crédito da foto

A Correnteza Encantada em 1993


Outubro de 1993- Crédito da foto 


No ano de 2000, foi construído o Centro de Convenções para atender ao ramo acadêmico e de negócios. O Beach Park Convention Center, tem capacidade para até 450 pessoas, distribuídas por quatro salões, sistema de internet, som e imagem, além de serviços de buffet e produção de eventos.


Foto de 1993

Foto aérea do complexo turístico do Beach Park em 01 de janeiro de 1994. 
Foto de Evilázio Bezerra. Acervo O Povo

A atriz Ângela Vieira no Park - Foto de Lázaro Medeiros

Foto de Lázaro Medeiros

Xuxa - Foto de Lázaro Medeiros

Thiago Lacerda, no início da carreira, no Beach Park - Foto de Lázaro Medeiros

Regina Duarte na Correnteza Encantada - Foto de Lázaro Medeiros

Paulo César Grande - Foto de Lázaro Medeiros

Patricia Travassos - Foto de Lázaro Medeiros


No dia 01 de janeiro de 2011 o grupo lançou a Beach Park FM, substituído a antiga Oi FM.


O ator Alexandre Borges e a atriz Júlia Lemmertz - Foto de Lázaro Medeiros

 Ana Furtano e Boninho no Beach Park - Foto de Lázaro Medeiros

 O ator André Gonçalves - Foto de Lázaro Medeiros

A apresentadora Angélica - Foto de Lázaro Medeiros


 A paisagem, vista do alto de 41 metros, é espetacular: o luminoso sol do litoral cearense dá um colorido ainda mais intenso ao bege da areia e ao azul-esverdeado do oceano. Nenhuma nuvem no céu. Pela vista panorâmica, você bem poderia estar no terraço de um hotel de 14 andares, entregue ao mais completo sossego. Mas não: você está prestes a viver uma das emoções mais intensas de sua vida. Vai soltar as mãos e escorregar feito um projétil a mais de 100 km/h para, 4 segundos depois, mergulhar nas águas geladas de uma piscina.




Insano? Isso mesmo. Esse é o nome do maior tobogã aquático do mundo e uma das principais atrações do Beach Park,  localizado a 30 km de Fortaleza, na praia do Porto das Dunas. Ao todo, são 41 brinquedos, todos bem molhados e garantindo emoções para todas as idades e gostos. 



Foto que mostra o Park diferente, no lugar desses toboáguas amarelo, hoje se encontra O Sarcófago e a Esfinge

Cercados por um cenário típico de balneário caribenho, complementam perfeitamente o lema “sal e sol” adotado pelos cearenses para atrair visitantes. No verão, esse pedaço de praia ferve: são cerca de 6 mil pessoas circulando por tobogãs e piscinas que invadem a areia. O parque, que ocupa um espaço equivalente a sete campos de futebol, está dividido em seis áreas temáticas: Enigma da Esfinge, Correnteza Encantada, Ilha do Tesouro, Arca de Noé, Continente Perdido de Atlântida e Maremoto


Anos 90

A atriz Bianca Rinaldi - Foto de Lázaro Medeiros

O ator Bruno de Lucca, ainda criança, no Beach Park - Foto de Lázaro Medeiros

A atriz Deborah Secco, ainda menina, no Beach Park - Foto de Lázaro Medeiros

A atriz Fernanda Montenegro - Foto de Lázaro Medeiros

Estrutura

Hoje, o Complexo Beach Park possui uma completa estrutura de turismo e lazer, sendo um dos maiores do país, composto por Praia, Parque Aquático e Resorts, onde, cerca de 1.150.000 pessoas circulam por ano, para se divertir, descansar, hospedar e fazer negócios, tendo como cenário a beleza natural do litoral cearense.


Hebe Camargo no Caminho de garrafas, chegando no Beach Park - Foto de Lázaro Medeiros

Henri Castelli, no início de carreira - Foto de Lázaro Medeiros

Luíza Tomé e o fotógrafo Lázaro Medeiros

Atrações Radicais

Insano Em função da sua altura e inclinação, o toboágua proporciona uma descida extremamente rápida - cinco segundos - a uma velocidade de 105 km/h. Por essas características, o Insano é considerado o mais radical dos equipamentos do gênero no planeta. Ao final do percurso, o Insano possibilita um relaxante mergulho na piscina.

Esse é o insano do meu marido descendo¬¬

O insano está registrado no Guines Book, o livro dos recordes, como o toboágua mais alto do mundo. É onde, invariavelmente, está a maior fila e o maior tempo de espera de todo o parque (que pode chegar a 1 hora em dias de muito movimento). Por isso mesmo, ele fecha mais cedo que os outros (às 16h) para garantir que todos que aguardam possam escorregar. Portanto, não demore muito a tomar a sua decisão.

No final de 1995, o Beach Park inovou e trouxe à Fortaleza uma atração internacional para o seu grande show de Reveillon. O nome escolhido foi a banda espanhola Gipsy Kings. Jornal Tribuna do Ceará

KalafrioNo Kalafrio, você vai deslizar de uma torre a 11 metros de altura direto em um "half" gigante, em formato de pista de skate, e subir a quase sete metros de altura num ângulo de quase 90º, numa velocidade média de 22km/h. O equipamento utiliza bóias para uma ou duas pessoas.


SarcófagoNo sarcófago você vai experimentar toda a emoção de um toboágua fechado, deslizando a 80 Km/h de uma altura de 24 m, e no escuro! Após a descida, a pessoa desliza pela pista até perder velocidade e parar. 

Uma curiosidade - Muitos não sabem, mas ao escorregar no sarcófago, você fica frente a frente com uma múmia que se encontra grudada na parte de dentro do toboágua¬¬ Eu sei porq ia me batendo a coragem, mas desisti rsrs

Minha linda família em frente ao Sarcófago - 2009


Esfinges - Na Esfinge, ponha o seu espírito de aventura à prova, deslizando em dois toboáguas com 23 metros de altura que vão levar você direto para dentro da esfinge e a um mergulho no final a 60 Km/h.
Profundidade da Piscina: 2,10 m.

E ainda:


Atrações Moderadas: Najas / Atlantis
   

Meus amores no Atlantis - 2009

Hupa Hopa / Moréia Negra
   


Zump Tchibum


Atrações para a família

Pórtico de entrada / Maremoto     

Minhas princesas - 2009

Maridão e meu bebê curtindo o maremoto - 2009

Ilha do tesouro / Aquabismo


 Tchibum / Arca de Noé


Acqua Show   

2009

Aqua Show -  - 2009


Tudo muito colorido para a criançada - A Lara amou! - 2010



As meninas também! - 2010


 Ramubrinká


Letícia e Lívia

Inauguração do Ramubrinká - 2009

Uma curiosidade - O primeiro brinquedo aquático do Beach Park, foi inaugurado em 1988 e no ano seguinte, 1989, foi inaugurado seu parque aquático.




Nova Atração:



A mais nova atração do parque aquático, o Acqua Circo, acaba de ficar pronto.
Ele está lindo, colorido e divertido.



Criançada curtindo o Acqua Circo pela primeira vez! -Foto de  Denise Mustafa

A atração tem 52 brinquedos diferentes! É o melhor e maior playground aquático do mundo !

Foto de  Denise Mustafa


Alguns brinquedos são especiais para criancinhas pequeninas.


Esse bebê de apenas 4 meses, curtiu muito! - Foto de  Denise Mustafa


*Aquiraz

Localizada a cerca de 35km a sudeste de Fortaleza, a cidade de Aquiraz tem muito orgulho de sua rica herança histórica: fundada em 1699, a primeira vila da Capitania do Ceará foi uma base jesuítica e esteve estreitamente ligada à colonização portuguesa da região, onde conviveram as culturas europeia, indígena e africana. Mas a “primeira capital do estado” também tem motivos de sobra para exaltar seus dias atuais: com cerca de 70 mil habitantes, ela hoje constitui um dos principais destinos turísticos do Nordeste, atraindo todos os anos milhares de visitantes de diversas nacionalidades.

Como em boa parte do litoral brasileiro, os grandes trunfos de Aquiraz têm a ver com sol e mar. Além de contar com praias tranquilas – especialmente quando comparadas às da capital Fortaleza –, a cidade abriga o maior parque aquático à beira-mar da América Latina, o Beach Park, inaugurado em 1989 na praia de Porto das Dunas e hoje a grande atração de um complexo turístico de 170 mil m2.


9 comentários:

  1. Carlos Sérgio Mineiro - São Paulo - carlos.sergio@folha.com.br23 de março de 2011 12:28

    O Blog FORTALEZA NOBRE, é hora de receber a Declaração de Utilidade Pública; por Suas Excelências a Senhora Prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT, e Senhor Governador do Ceará Cid Ferreira Gomes, pelos meios governamentais e jurídicos o reconhecimento de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos como entidades de utilidade pública, a sua eximia autora Leila Nobre na persistência incansável ao cultivo de uma obra impecável, coletando dados, fotos, das personalidades do nosso grande Estado do Ceará, Fortaleza Nobre do Brasil. Se tornando esse blog fonte de consulta de Historiadores, hoje já chegando a casa de 200.000 mil pessoas. Parabéns, a autora nobreza.

    Carlos Sergio Mineiro - São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Nem sei o que dizer ao ler tanta gentileza...só que agradeço muito, muito mesmo as lindas palavras e aos seguidores fiéis do blog, pois que graça teria, se não houvesse leitores para prestigiar o blog? Estou muito contente com tudo de maravilhoso que vem acontecendo! :)

    Beijos Carlos

    ResponderExcluir
  3. E muito bacana conhecer as historia de sucesso do meu ceara. terra que eu amo!

    Sou vendedor do consórcio EMBRACON em Fortaleza-ce

    Vc estar de parabêns seu blog e 10 valeu.

    Eládio mantelle
    8730.8107/3086.5955
    empparceria@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Eládio, muito obrigada, fiquei lisonjeada!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo, adoraria conhecer o Beach Park, mas ainda não tive a oportunidade.

    Onde fica a entrada ao parque aquático?
    Os hospedes do hotel tem direito a frequentarem livremente o parque?

    Suiane Prado

    ResponderExcluir
  6. Oi Suiane, bom dia!

    A entrada fica de frente para a praia e os hospedes do hotel tem acesso livre ao parque aquático.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. o beach park é um lugar maravilhoso para se distrair e curtir com a família...!!

    ResponderExcluir
  8. adorei ver as imagens e o blog é otimo
    bjos

    ResponderExcluir