Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


terça-feira, 8 de março de 2011

Colégio da Imaculada Conceição - 146 Anos




Postal de 1946


O Colégio da Imaculada Conceição, pioneiro na formação intelectual de jovens, foi fundado em 1865. Inicialmente instalado à Rua Formosa, número 28 e 30, com a dupla finalidade de abrigar, educar as meninas órfãs que deveriam receber além da educação o ensino de outras atividades úteis. 






Após dois anos de funcionamento na casa da Rua Formosa, o espaço físico se tornou pequeno devido o aumento do atendimento, ficando o Colégio sem condições de abrigar novos candidatos. Surgiu, então a necessidade de um prédio maior e com melhores acomodações. O então Bispo D. Luís, em comum acordo com a Superiora, transferiu, em 1867, o estabelecimento para o prédio onde até hoje funciona. 


Formandos de 1987 - Crédito:Astânia Magalhães

Crédito:Astânia Magalhães

A Diretora do Colégio foi sempre a superiora das Irmãs, não tendo a princípio mandato determinado. Somente a partir do Concílio Vaticano II é que as superioras passaram a ter um mandato de três anos, renováveis por mais três e, em caso excepcionais, por mais três anos. 



Coube portanto, às Filhas da Caridade, filhas de São Vicente, a grandiosa missão de ministrar a formação moral, religiosa, intelectual bem como orientar socialmente as crianças e jovens cearenses. A semente foi boa e, sob a proteção das Irmãs que pareciam anjos de vestes longas e de cornetas brancas que pareciam asas, desenvolveu-se uma árvore centenária que enriquece a sociedade Cearense. 

As primeiras Irmãs de Caridade do Colégio da Imaculada Conceição eram francesas e constituíam todo o corpo docente e administrativo do estabelecimento de ensino. 



Com o número crescente de alunos surgiu a necessidade de professores leigos que até hoje com muita dedicação participam da evangelização no campo da educação de muitas crianças e jovens do nosso Ceará. 

A primeira diretora foi a francesa Irmã Bazet, sucedida pelas Irmãs Gagné, Henriot e Mahieu, que, durante mais de cinqüenta anos estiveram à frente do Colégio. 



Em 1936 o Colégio passou a direção de Irmã Simas, durante dezessete anos. Após esta longa trajetória o Colégio passou a ser dirigido por Irmã Lima, que celebrou o centenário do Colégio. 

Sucedendo à Irmã Lima, teve a Instituição a direção de Irmã Cola, Irmã Maria Montenegro e Irmã Maria Nilce Costa Lima Ferreira. 


[5.jpg]
Crédito da foto:Astânia Magalhães


[4.jpg]
Crédito da foto:Astânia Magalhães


[3.jpg]
Crédito da foto:Astânia Magalhães

[2.jpg]
Crédito da foto: Astânia Magalhães


Após a gestão de Irmã Maria Nilce, passou o Colégio à direção de Irmã Elisabeth Silveira, a qual, continuando a linha filosófica de suas antecessoras, procurou orientar o trabalho no sentido de desenvolver o educando a fim de torná-lo um agente de transformação da sociedade. 

Em 1995, sucedendo Irmã Elisabeth passa a Instituição novamente à direção de Irmã Maria Nilce, sucedida pela Irmã Rita de Cássia e novamente Irmã Elisabeth Silveira. 

Em 2004, assume a direção do Colégio, a jovem diretora Irmã Ana Amélia Gudes da Cunha, jovem de corpo e espírito que tem aplicado novos procedimentos pedagógicos tanto no campo da aprendizagem como na formação humanística. 

As Irmãs de caridade juntas no labor de cada dia, hora por hora, instante por instante sem pressa mas diligentemente preparam o Colégio da Imaculada Conceição para a travessia de novos tempos, sustentando o vigor e a beleza do espírito vicentino. 

Seus empreendimentos não são gigantescos ou imponentes em construções materiais não constroem para o tempo, mas edificam para a eternidade. 

Suas realizações são sentidas e sempre marcaram a sociedade através das famílias que vivenciam os valores defendidos no colégio. Encontramos ex-alunos destacados em todos os segmentos da sociedade, sobretudo da sociedade cearense, desde as artes às humanidades, as ciências da saúde como também, no campo religioso, tanto na companhia das Filhas da Caridade como em outras congregações e ainda em movimentos leigos. 

Mas, de maneira especial, é o carisma vicentino de amor aos pobres, aos humildes, aos necessitados que desponta, sobretudo nos ex-alunos, sempre que é convocado algum trabalho pela causa do pobre. Pode se dizer mesmo que o amor ao trabalho pela construção de um mundo fraterno e mais humano é um sinal que distingue, na sociedade atual os que passam pelo Colégio da Imaculada Conceição.



Espaço Físico do Colégio: 

30 Salas de Aula
1 Biblioteca
2 salas de leitura
1 Sala de Arte
1 Salas de Vídeo
Laboratório de Química
Laboratório de Informática
Laboratório de Matemática
Laboratório de Língua Portuguesa
Laboratório de Ciências
2 Capelas
2 Cantinas
1 Auditório
6 Quadras Poli esportivas
Sala de Dança
Sala de Karatê
Sala de Teatro
Sala de Cinema
1 Parquinho (playground)
Pátio de Lazer (Educação Infantil)
Sala de Som (estúdio)
Sala de Inglês
Sala dos Professores

Ginásio coberto

1 Quadra Poli Esportiva
1 Piscina Semi Olímpica





21 comentários:

  1. Olá Leila, navegando pelo youtube vi dois vídeos, que na verdade é 1 com continuação e achei que você, se ainda não viu, poderia gostar de ver.
    É um documentário de 1963 com imagens de Fortaleza(1° vídeo), onde o narrador compara a cidade com outro documentário (2° vídeo) feito em 1920.
    vídeo 1
    http://www.youtube.com/watch?v=hsDJbHLZVX8
    vídeo 2
    http://www.youtube.com/watch?v=FT-qt-YnYHw&feature=related

    É um belo documentário, com a narração peculiar da época.

    Abraço
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Paulo!
    Já tive o prazer de
    assistir aos vídeos, são
    maravilhosos realmente, inclusive
    já os coloquei no blog.

    Abraços e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom rever essas fotos. Passei longos anos estudando no CIC! Que saudade!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem,...
    foi maravilhoso ter sido transportada para os meus anos de aluna do "viveiro Adorado" (como é hámuito chamado o CIC).
    Parabéns pelo blog, muito bonito e rico de informações!

    ♦ http://pacientesensinam.blogspot.com/ ♦

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, Audianne, fico feliz que tenha gostado! :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Olhando essas fotos...quantas saudades de minha infância quando estudei nesse maravilhoso colégio.Em um das fotos pude ver minha sala de aula.Eterna saudade. Hoje sou professor e moro em São Paulo. estudei no Imaculado em 1972 até 1978.
    Belo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Como é bom voltar a esses tempos,relembrando do CIC,tudo o que vivi e aprendi lá durante 11 anos!!!!!BELO BLOG:)

    ResponderExcluir
  8. Elmano Ladeia Junior26 de outubro de 2011 15:47

    tenho uma lembrança que jamais esquecerei que até hoje me emociona, falar desse colegio é relembrar de muitas coisas boas e de uma epoca que o mundo era melhor, pelo menos ali dentro. obrigado por tudo Imaculada conceição

    ResponderExcluir
  9. Você não faz ideia do que senti,ao ver essa imgens sem mudanças na estrutura da escola,estude varios anos(os melhores)tenho saudades de todos minhas amigas,as irmãs,em eapecial irmã Elizabete,irmã Maria nilce,irmã Aracy que eu adorava,irmã Suzana minha professora de artes entre outras.Minha tia irmã vicença filgueira(não foi no meu tempo)amo tanto esse colégio que coloquei minhas filhas para estudar no melhor colegio na minha opiniao,pois para mim não foi somente um colegio mas uma lição de vida,pois ai aprendi a bordar ,fazer tapetes,pintar e até cozinhar,sei que hoje não faz parte do curriculo.(Obrigada IRMÃ SUZANA)in memoria.AMO DE CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana Lúcia, bom dia!

    Que comentário bom de ler, cheio de pormenores, amei! :)
    É muito bom quando a época de escola fica para sempre em nossa memória, como um dos melhores anos de nossa vida...sinal que a escolha foi acertada!

    A sua foi tão acertada que vc simplesmente não poderia deixar que suas filhas ficassem fora desse aprendizado maravilhoso, não é? :) rs

    Um forte abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  11. Era de graça pra orfãs?
    Agora o colégio é pago...!?

    ResponderExcluir
  12. Estudo atualmente no CIC e o amo. É o colégio do meu coração. "Salve o excelso viveiro adorado!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que vc sabe do colegio do cic

      Excluir
  13. eu estudo no cic ja fui no museu do cic tem muitas coisa roupas dos papa,antigos fardamentos e etc

    ResponderExcluir
  14. Minha mãe foi aluna do CIC nos anos 40 e escolheu tbm essa escola pra mim.Estudei no Imaculada nos anos 70 e rever o colégio através dessas fotos me emocionaram bastante.Qts lembranças... acabei de me ver correndo por esses corredores pra chegar logo na fila da cantina ou pra jogar na quadra.As aulas de dança,teatro,artesanato...saudades.A diretora na época era a irmã Maria Montenegro que tbm era a nossa professora de religião.Parabéns pelo blog,adorei!

    ResponderExcluir
  15. olá, Leila Nobre! gostaria de saber como faço para conseguir todas as fotos, tanto internas como externas, de aulas, alunos e freiras que você publicou sobre o Colégio da Imaculada Conceição. Sou ex-aluno e essas fotos me trouxeram nostalgia...parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João, qual o seu e-mail?

      Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  16. Oi, Leila Nobre. Só hoje tive conhecimento do blog e foi uma emoção enorme. Também ficaria muito feliz em receber as fotos. Fui aluna do Colégio de 1960 a 1966 e, prá mim, ele é inesquecível, pois fui muito feliz e fiz muitos amigos naquela casa. Ainda hoje dois deles estão sempre em contato. É o professor de inglês Roberto Leão e a Professora Míria Espíndola Chagas, proprietária do Colégio Vital Didonet. Cantei muito no coro em dias de novena do mês de maio e minha 1ª Eucaristia foi no Pequeno Grande.
    Muito obrigada por esse momento. e um grande abraço.
    Meu E-mail é: marusiarodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir