°°°Fortaleza Nobre°°°: Zoológico Sargento Prata
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


domingo, 6 de março de 2011

Zoológico Sargento Prata



Ambiente repleto de natureza, ocupa um espaço agradável, arborizado e bem tratado. São mais de 300 animais, entre aves, mamíferos e répteis, como macacos prego, aranha, anta, jaguatirica (ou gato-maracajá), tartarugas, jacaré, tucanos, cobras e outras espécies.


[ZOO1.JPG]


Quem começou a criação de animais foi o sargento Prata, do Exército. No  início, o zoológico era instalado no Parque da Criança, no centro de Fortaleza. Nessa época, no atual endereço do zoológico, funcionava o Horto Municipal.
Em 1954, a Prefeitura de Fortaleza adquiriu da viúva do Sargento, sua coleção de animais silvestres, cuidada por muito tempo, pelo professor Onélio Porto, que na época, assumiu a administração do mini-zôo.


Com o passar dos anos, o local ficou sem condições de abrigar o zoológico.  Em 1979, foi transferido para o Horto Florestal, adquirindo sua própria área e estrutura administrativa em 1983.


Crianças brincam no parque infantil, um dos espaços que apresenta melhor infraestrutura no equipamento mantido pela Prefeitura de Fortaleza - Arquivo Diário do Nordeste


Com a reforma da administração do município naquele ano, o zoológico ficou vinculado à Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb).


A biológa responsável é a Dra Renata e a atual diretora é a Dra Virgínia.


O Parque Ecológico do Passaré é um complexo formado por um Horto, um espaço verde e o Zoo Sargento Prato.

Localizado em Fortaleza, em uma área de quatro hectares e meio, conta com mais de 300 animais, entre aves, mamíferos e répteis. A média mensal de visitas ao zoo é de 19 a 20 mil pessoas, sendo que a maioria dos visitantes é formada por estudantes de escolas públicas e particulares, que agendam a visita com antecedência.


Macaco Aranha, Urubu-rei, Jaguatirica, Gavião-pé-de-serra e Araras Vermelhas, são espécies de animais em extinção que podem ser encontradas no zoo. Entre os moradores mais antigos, estão os Macacos-aranhas Chico e Xuxa, que lá estão há pelo menos 40 anos; e o Gavião-pé-de-serra Geraldo, com 25. Mas, são os novos moradores as maiores atrações. O veterinário Leandro Rodrigues disse que o zoo nunca reproduziu tantas espécies como no ano de 2010.

Foto de Camilli Vieira

A Arara-vermelha, por exemplo, que está em extinção, nunca tinha sido reproduzida. No entanto, surpreendendo a todos, em setembro do ano passado duas delas nasceram.

"Foi uma felicidade para todo mundo, tanto para os tratadores, como veterinários e biólogos", comemorou o veterinário Leandro Rodrigues. A partir de incubação artificial, nasceram ainda quatro emas, hoje com três semanas de vida; e dois avestruzes, com três meses. Mas são os macacos os animais preferidos da criançada.

Equipamento mantido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emlurb) ainda deixa a desejar no que se refere à estrutura para os visitantes.



Crédito da foto: Http://cafofo.for.br


A pedagoga Lenilda Rodrigues, de 35 anos, trouxe o sobrinho Lucas, de três anos. Nessa, que foi a sua terceira visita ao equipamento, notou que a quantidade de animais diminuiu. "Da outra vez que viemos, em março, tinha mais variedade de bichos", disse.

Ela também aponta que seria bem melhor se existissem guias para orientar sobre os animais. "Poderíamos saber mais sobre os hábitats e acerca da alimentação dos bichos", destacou.

Já a autônoma Maria de Jesus Silva considera o Zoológico Sargento Prata um dos poucos lugares que aliam diversão e natureza. Porém, ela diz acreditar que o espaço poderia ser mais bem aproveitado se o horário de visitação fosse estendido até mais tarde, pelo menos até as 17 horas. "Encerrar às 15 horas é muito cedo. Nós, que chegamos às 14 horas, não conseguimos aproveitar quase nada", argumentou.

 urubu-rei, a espécie que está em extinção e é uma das atrações do Sargento Prata -Foto arquivo Diário do Nordeste

Eduarda e a irmã Heloísa, de cinco e dois anos, sempre vão ao zoológico nas folgas da mãe, a vendedora Leidiana Benício. Elas moram no Conjunto São Cristóvão, na periferia de Fortaleza, e têm, no equipamento, uma opção de lazer próximo do local onde moram.

Como não sabiam do horário de funcionamento do Zoológico Sargento Prata, tinham programado fazer um lanche ainda durante o passeio, que tiveram de adiar para ser feito apenas no Terminal da Parangaba, já no caminho de casa.

Entre os animais, os que mais chamavam a atenção das crianças eram os dois gatos-do-mato. "Eles são muito bonitos. Eu nunca tinha visto um, nem quando fui à casa do meu vô, no Interior", disse o estudante Mário Caetano, de 10 anos.

Foto de Camilli Vieira

Além dos animais, os brinquedos do parque infantil também eram atração para os pequenos. Multicoloridos e de formas diferentes, são esculturas do artista plástico Dim.

Segurança

De acordo com a assessoria de imprensa da Empresa Municipal de Urbanização, o Zoológico Sargento Prata é fechado às 15 horas para resguardar a segurança dos visitantes, pelo fato de o equipamento estar em um bairro mais periférico da Capital cearense.

Filhotes de Araras e Emas nascem no cativeiro do Zoologico Sargento Prata. Foto: Deivyson Teixeira 

A vigilância do local é feita por guardas municipais. Segundo a assessoria, são dois biólogos e dois médicos veterinários, além de cuidadores, para dar assistência aos 300 animais do Zoológico Sargento Prata.




O zoológico encontra-se na Rua Prudente Brasil, 100 – Bairro Passaré – 
CEP: 60743-770
Telefone: (85) 3105-2001 – (85) 3105-2003 



Créditos: Http://girafamania.com.br, http://diariodonordeste.globo.com

10 comentários:

  1. Acho super importante a divulgação do Zoológico Sargento Prata pra todo mundo. Porque mostra um pouco da diversidade da fauna brasileira.
    As autoridades responsáveis deveriam melhorar sua conservação e realizar divulgações, pois têm pessoas que nem sabem da existência de um zoológico aqui em Fortaleza.
    Adorei a utilização das fotos.
    abraço :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, Camilli!

    O local devia ser mais preservado e eles andam falhando na parte de divulgação, na verdade,
    não vejo propaganda do zoológico em nenhum meio de comunicação.

    As suas fotos estão lindas! Parabéns!:)

    ResponderExcluir
  3. Fortaleza poderia aproveitar o potencial turístico e investir em outras áreas de lazer além dos arredores das praias. O Zoo seria uma excelente opção. Se tem dinheiro para construir um aquário milionário, pq não usar um pouquinho e ampliar o zoológico, ainda que tivesse que mudá-lo de lugar. A quinta maior cidade do Brasil é digna de um zoológico de padrão internacional, deveriam começar pelo menos com reforma da fachada...

    ResponderExcluir
  4. É realmente lamentável esse descaso com o único zoo que temos!

    ResponderExcluir
  5. Alessandra Calheiros7 de maio de 2012 09:40

    Infelizmente, o Zoológico Sargento Prata não oferece segurança NENHUMA! No último sábado (05/05/2012), eu, meu marido e o meu filho - de 1 ano e 5 meses - fomos assaltados à mão armada por três elementos. Não havia nenhum guarda municipal no local. Levaram os nossos pertences, e ficou o trauma. Já procuramos a imprensa, gravamos matéria sobre o assunto, e estamos entrando com uma ação contra a Prefeitura, que tem a OBRIGAÇÃO de oferecer segurança à população, principalmente nos locais "fechados", destinados ao lazer de famílias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, bom dia!

      Fiquei passada com o seu relato, q absurdo! :O Eu sabia q as coisas por lá não estavam nada boas, mas assalto à mão armada? Nossa, q perigos vcs passaram e o pior, com seu filhinho ainda tão pequeno! Lamentável realmente!

      Dou total apoio, a prefeitura tem sim, a obrigação de nos oferecer segurança, principalmente em ambientes fechados e voltados para família!

      Abraços

      Excluir
  6. eu fui visitar o e fiquei imprecionado com o descaso do zoologico uma situação de total precariedade quem disser que aquele local tem lazer me desculpe.....os animais são tão velhos que muitos deles estão cegos ja perderão a visão e não vi nada de diferente.a prefeitura bela como se dizem por ai.EU SENHORA PREFEITA DA SO UMA OLHADINHA PRO ZOOLOGICO,VALE A PENA RESSALTAR QUE E BEM PROXIMO AO CASTELÃO E A COPA TA VINDO AI,JA QUE SO SE FALA DE COPA.....

    ResponderExcluir
  7. Eu estive lá por umas duas vezes achei muito bom e bonito muitas árvores muito tranquilo só esta faltando segurança pois um grupo de estudantes foram assaltados já fazem uns dois anos.

    ResponderExcluir