Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Estação Ferroviária do Mucuripe
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sábado, 3 de setembro de 2011

Estação Ferroviária do Mucuripe


As dunas do Mucuripe e o trilho do trem - Arquivo IBGE

O ramal do Mucuripe foi aberto em 1891, a partir da estação de Parangaba, no tronco da Estrada de Ferro de Baturité. O ramal funciona até hoje, atendendo à CFN. Trens de passageiros acabaram já há muitos anos.

Foto provavelmente da década de 30

Foto de 1989 - Detalhe para o trem passando e por não existir ainda nenhum prédio na frente da mira do fotógrafo Chico Albuquerque

A estação do Mucuripe foi inaugurada como ponta do ramal do Mucuripe, trecho de apenas 15 km, em 1891. Já o que Rios Frota diz é que o ramal foi inaugurado em 28/01/1941, e sua extensão é de 24.869 m. Ali nunca houve operação de trem de passageiros no ramal, salvo algumas composições em caráter especial, para receptivo de autoridades, etc.

Uma locomotiva GE U5B como trem de lastro da RFFSA com 11 containers em Mucuripe, em 1982 (Acervo RFFSA).

Em 1982, foi inaugurado um novo e mais amplo pátio ferroviário, com instalação da balança para vagões, bem como a iluminação em todo seu pátio operacional. Daí saem os trilhos para o porto do Mucuripe. A CFN (hoje Transnordestina Logística) opera normalmente no ramal.

A estação de Mucuripe em 2005. Foto Carlos Alberto Martins da Matta

O velho porto do Mucuripe encontra-se hoje espremido em meio ao crescimento urbano (como em todo o Brasil), mas será dragado para que aporte embarcações maiores, bem como também existe um projeto para fazer circular no ramal um trem específico para passageiros, usando a malha já existente.

Pátio de Mucuripe em maio de 2009. Foto Ney Robinson R. Frota

Inauguração: 07.09.1891 com trilhos
Uso atual: estação da CFN


Foto de Luíz Maron

Foto de R. Nascimento Rocha

Google Earth



(Fontes: Ney R. R. Frota, 2009; Carlos Alberto Martins da Matta, 2005; RFFSA; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) e http://www.estacoesferroviarias.com.br

3 comentários:

  1. Leila, esse é o espírito: decorar gastando quase nada! Volta sim, que tem muita coisa legal!

    Sobre seu Blog, eu amei!!! Também tô fazendo o mesmo: voltando no tempo.Hehehehe. E nos dois sentidos,no Blog e na história. Té que enfim encontrei uma pessoa apaixonada pela Fortaleza antiga assim como eu. Já devorei diversos livros, principalmente com fotos. E cada vez me encanto mais. Estarei por aqui sempre que tiver novidade.

    Bjus
    Vevé

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas do blog, muito útil e o melhor, super fácil, qualquer um pode se aventurar e quem sabe, até ganhar um dinheirinho fazendo trabalhos manuais. huahuhauhauhaha

    Eu tbm já devorei inúmeros e foi exatamente pelos livros que retratavam a Fortaleza antiga, que tive a ideia de criar o blog. Muito bom encontrar alg com o mesmo amor por Fortaleza, assim, teremos vários motivos para viajar juntas rumo ao passado dessa linda cidade.

    Apareça sim, será um grande prazer!

    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá, Onde posso encontrar o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960? Excelente trabalho. Obraigada.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: