Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Escola de Música Carlos Gomes [notification_tip][/notification_tip]
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.


quinta-feira, 29 de março de 2012

Escola de Música Carlos Gomes


Aula de teoria do professor e maestro Silva Novo – Álbum Fortaleza 1931

Em 04 de março de 1928, funda-se a Escola de Música Carlos Gomes, iniciativa dos maestros Edgar Nunes Freire, e Luigi Maria Smido*, na Rua Senador Pompeu nº 202 (antigo, atual 954) Gilberto Câmara fez o discurso inaugural.

No dia 15 de outubro de 1929, a Escola inaugurou festivamente o Salão Alberto Nepomuceno e a Biblioteca Henrique Jorge.

A professora de piano D. Alice Freire , com um grupo de alunas – Álbum Fortaleza 1931

A primeira aluna diplomada pela escola foi a senhorinha Núbia Gomes que realizou na própria escola, um recital no dia 05 de maio de 1934.

Houve no dia 22 de novembro de 1935, uma atraente festa na sede social da Escola de Música Carlos Gomes, em comemoração ao dia de Santa Cecília, a padroeira da música.

Membros da Escola de Música Carlos Gomes – Álbum Fortaleza 1931


Em 04 de março de 1958 foi comemorado o 30º aniversário da Escola de Música Carlos Gomes, mantida, nesta capital, pelo prof. Edgar Nunes, que o comemora com programa artístico apropriado.

O professor de violino e maestro Edgar Nunes e seus alunos – Álbum Fortaleza 1931

*Morre, no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto de 1943, o conhecido maestro Luigi Maria Smido, que morou muitos anos em Fortaleza, onde fundou, com Edgar Nunes, aEscola de Música Carlos Gomes e dirigiu a Banda de Música do Batalhão de Segurança (Polícia Militar).

Fontes: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Nirez e Revista do Instituto do Ceará (histórico, Geográfico e Antropológico).

2 comentários:

  1. Por favor! Sou neto do maestro Euclides Silva Novo, por parte de seu filho Mário da Silva Novo - o menor tenor do mundo, solicito se tiver foto de um ou de outro, ou dos dois se pode me fornecer. Obrigado - Carlos Eduardo da Silva Novo.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: