Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : La Trattoria - Mais de 30 anos de tradição
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

La Trattoria - Mais de 30 anos de tradição


Hoje vou falar do querido La Tratoria, que fez muito sucesso na Praia de Iracema (Rua dos Pacajus), com destaque para a sua primorosa e linda decoração, que proporcionava um ambiente super agradável e aconchegante.

Depois de casar com uma brasileira na Alemanha, onde trabalhou por alguns anos, Giuseppe Franco de Santis, o Alfio desembarcou em Fortaleza em dezembro de 1980. A decisão de iniciar um negócio veio logo quando encontraram uma casa na Praia de Iracema. "Fizemos uma festa de Natal e, no dia seguinte, estava ajeitando umas coisas quando chegou um rapaz que havia me vendido bebidas. Ele insistiu para comer e eu servi a lasanha que tinha sobrado da ceia. Dias depois, com o boca a boca, chegaram outros passantes pedindo pela massa. O plano era inaugurar o restaurante apenas em janeiro de 81, mas o pessoal praticamente invadiu a casa", recorda Alfio. Rapidamente o La Trattoria virou ponto de encontro de amigos e famílias. "A lasanha à bolonhesa virou coqueluche. As massas frescas também vendiam muito. O sucesso foi devido à originalidade do restaurante, tanto em relação à comida quanto à decoração rústica, com móveis de madeira e peças italianas e cearenses", afirma o chef. 

O La Trattoria na Praia de Iracema

Primeiro a trazer a culinária italiana até Fortaleza, Alfio, assim como outros chefs da época, precisou treinar e formar colaboradores. "Quando montei o restaurante, deparei-me com o choque cultural e o despreparo dos funcionários. Os garçons tinham péssimos hábitos, cuspiam no chão, penteavam-se na frente dos clientes", lembra o empresário. "Cheguei a contratar um professor para ensinar alguns a ler". Outra dificuldade era obter alguns ingredientes. "Aqui faltava berinjela, brócolis, chicória. Trazia de São Paulo. Hoje Fortaleza é bem servida de produtos nacionais e importados. Sem falar na vasta gama de vinhos, que antes não existia. O público está mais exigente", comenta o chef. 

O Trattoria do Alfio, foi a primeira casa de massas caseiras

Casa onde funcionou o La Trattoria da Praia de Iracema (O espaço será reformado para abrigar o Centro de Informações Turísticas e a Casa da Lusofonia) - Foto Waleska Santiago


Há 32 anos morando no Ceará, o chef Alfio aprendeu o que sabe sobre cozinha vendo sua mãe preparar uma série de delícias tipicamente italianas. Assim como não perdeu o sotaque de sua terra natal, também não deixou passar cada detalhe do preparo e dos temperos. Ele coloca este conhecimento a serviço do Trattoria do Alfio. Pra quem não sabe, Alfio explica que trattoria é justamente um lugar para receber e tratar bem as pessoas.

Chef Alfio - Foto de Ethi Arcanjo

Após fechar o La Trattoria na Praia de Iracema, o chef passou algum tempo trabalhando na própria residência, mediante reserva antecipada. Em abril do ano passado, o Trattoria do Alfio abriu na Varjota, com o mesmo espírito acolhedor e o sabor que consagraram o primeiro restaurante. No novo Trattoria do Alfio, a lasanha à bolonhesa ainda tem a mesma receita, enquanto outros pratos ganham toques contemporâneos, especialmente graças à influência dos filhos, Paola e Luca, que agora trabalham junto ao pai, além da ex-mulher, Silvia. "Também criei uma lasanha vegetariana, sai muito", gaba-se o chef. Entre uma pergunta e outra, Alfio lembra outros estabelecimentos que marcaram as últimas décadas em Fortaleza. Na lista aparecem o Cirandinha, o Estoril, Agulha Frita, Peixada do Meio e até o Flórida Bar.


Decoração do La Trattoria da Varjota - Foto de Jacqueline Brandão

Álfio foi o pioneiro no lançamento, em restaurante, da culinária tipicamente italiana em Fortaleza. Quando ele instalou o La Trattoria na Praia de Iracema (década de 80) já existiam algumas casas especializadas em pizzas e outras que serviam pratos de massas em suas mesas. Álfio institucionalizou a mesa de repasto com todo o requinte necessário com queijos variados, tomate seco, salames, presuntos, legumes diferenciados pelo preparo e carnes temperadas para composição da degustação inicial do comensal. Álfio permanece com a sua Trattoria e mantém as lasanhas verde e a bolonhesa que são estrelas da casa juntamente com suas massas e pães caseiros.

Foto de Jacqueline Brandão

O La Trattoria marcou época em Fortaleza na década de 80, funcionando na Praia de Iracema. Fechou no endereço original há uns 9 anos e reabriu depois de algum tempo na residência de seu proprietário. No ano passado, ganhou um novo endereço na Varjota, para alegria dos seus clientes.

"Visitar o La Trattoria da Varjota é como entrar num túnel do tempo e lembrar da inesquecível casa da Praia de Iracema, onde era possível ouvir o barulho das ondas quebrando nas pedras e sentir o cheirinho do mar. Nostalgia pura!!"
Helena Demes

Foto do acervo da Fan Page do Trattoria

Fachada do Trattoria na Varjota - Acervo da Fan Page do Trattoria

Dica do Chef: 

Bruschetta...
Antepasto italiano feito à base de pão. Existem diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão.
"Há outras combinações de ingredientes, basta escolher de acordo com seu gosto, como: folhas de rúcula, rodelas de tomate fresco, tomate seco, ricotta, coppa e mussarela de búfala.
Para uma boa bruschetta é imprescindível ingredientes de qualidade, começando pelo pão!" (Chef Alfio)



O Studio Viva conta a história do Alfio e do seu Trattoria

Para quem ficou com água na boca, o Trattoria fica na Rua Professor Dias da Rocha, 303, na Varjota.


Fontes: Guia do Sabor, Jornal O Povo e Diário do Nordeste

3 comentários:

  1. Que saudades do La Trattoria, fez parte da minha juventude. Obrigada pelo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Incrível, eu não conhecia vi alguns pessoas falando jo programa do Dr. Cid Carvalho.

    ResponderExcluir
  3. Frequentei demais o La Trattoria. Era atendido pelo Sr Hélio, garçom absolutamente gentil. Aproveitei demais aquele tempo, mas sinto enorme saudade

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: