Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Avenida Alberto Nepomuceno - Fatos Históricos
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Avenida Alberto Nepomuceno - Fatos Históricos



Foto do Arquivo Nirez

Ela já foi Rua da Ponte, Avenida Sena Madureira e hoje é Avenida Alberto Nepomuceno.

Fatos Históricos:


03 de novembro de 1842 - O presidente, brigadeiro José Joaquim Coelho, adquire do coronel José Antônio Machado (Comendador Machado), casa, entre a Rua da Ponte (atual Avenida Alberto Nepomuceno), Travessa do Quartel (atual Rua Dr. JoãoMoreira), Rua do Quartel (atual Rua General Bezerril) e Praça Caio Prado - (Praça da Sé), que fora construída por Joaquim Inácio da Costa Miranda, para instalação da Tesouraria Provincial.

Tesouraria Provincial - Arquivo Nirez

Depois da Tesouraria Provincial,  lá estiveram, o Liceu do Ceará (Em 1848), os Correios, A Tipografia do Governo, o Arquivo Público, a Biblioteca Pública, a Secretaria da Fazenda, o Museu Histórico e o Instituto do Ceará.
Era o prédio que foi demolido para construção do Fórum Clóvis Beviláqua que já foi implodido, na Avenida Alberto Nepomuceno nº 272.

07 de setembro de 1886 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará inaugura-se em prédio na Rua da Ponte com Rua da Praia (Avenida Pessoa Anta), pertencente ao negociante José Maria da Silveira, onde depois funcionou a Escola de Aprendizes Artífices e desde 1927 funciona em novo prédio, a Recebedoria do Estado, hoje Secretaria da Fazenda.

01 de outubro de 1908 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, muda-se da Avenida Alberto Nepomuceno para prédio no Jacarecanga, onde funcionou a Fábrica de Curtumes, na hoje Avenida Filomeno Gomes nº 30.

12 de janeiro de 1914 - Inaugurada a linha de bondes de tração elétrica da Linha da Praia, dia em que circulou pela última vez um bonde de tração animal (puxado por burros), sendo o último da linha do Alagadiço, guiado pelo bolieiro Fialho.
O caminho de ida da linha da Praia era pela RuaFloriano Peixoto, Rua Castro e Silva, Praça da Sé, Avenida Alberto Nepomuceno, Avenida Pessoa Anta, Avenida Almirante Tamandaré e Rua Tabajaras, voltando pelas mesmas vias até a Praça da Sé, onde toma a Rua Sobral, Rua General Bezerril e Rua Guilherme Rocha, chegando na Praça do Ferreira.

Foto do Arquivo Nirez

17 de fevereiro de 1923 - Fundado o Centro dos Exportadores, na Avenida Alberto Nepomuceno, nº 77, tendo como primeiro presidente Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado), vice-presidente Adrien Seligman, secretário, Alberto Jacques Klein.
O Centro era formado pelas firmas Salgado, Filho& Companhia; A. D. Siqueira & Filhos; Boris Frères & Cia, G. Gradwohl & Fils; J. Lopes & Companhia; Camilo & Companhia; Myrtil, Lima & Companhia; Arruda & Companhia Ltda.; Ommundsen & Martins Ltda.; Albert Beday; Dugan, Hood & Companhia Inc.; Boris, Siqueira, Lima & Companhia; Rossbach Brasil Company e José Arruda.

A. D. Siqueira & Filho -Foto do Arquivo Nirez

08 de julho de 1924 - Lançada a pedra fundamental do edifício da Secretaria da Fazenda, na Rua da Praia ·  (atual Avenida Alberto Nepomuceno), época em que já estavam concluídas as fundações.

Foto do Arquivo Nirez

03 de agosto de 1924 - Inaugura-se, na Praça da Sé, na esquina da Avenida Alberto Nepomuceno com Rua Rufino de Alencar, no prédio onde funcionou o Hotel Central, o Serviço de Saneamento e Profilaxia Rural.
Funcionou na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar), onde teve um posto profilático.
Em uma sala do mesmo prédio, na mesma ocasião, instalou-se a Liga Cearense Pró-Alfabetismo e Higiene.

27 de julho de 1926 - Preso pelas forças federais o jornalista Álvaro da Cunha Mendes (A.C. Mendes), enquadrado por crime capitulado na Lei de Imprensa, no quartel do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, na Avenida Alberto Nepomuceno, hoje quartel general da 10ª Região Militar - 10ª RM.
Era o governo Artur Bernardes.

23 de março de 1927 - Ocorre um assalto na Avenida Alberto Nepomuceno na hora do almoço, na agência do Lloyde Brasileiro, sendo levada grande importância em dinheiro.

27 de novembro de 1927 - Inaugurado o prédio da Secretaria da Fazenda, na Rua da Praia (hoje Avenida Alberto Nepomuceno), Rua Gerson Gradwohl, Travessa Maranguape e Rua Adolfo Caminha, às 16h, na administração do desembargador José Moreira da Rocha.
O prédio foi benzido pelo monsenhor Antônio Tabosa Braga (Monsenhor Tabosa).
O projeto é do arquiteto José Gonçalves da Justa.

Foto do Arquivo Nirez

03 de janeiro de 1928 - Inaugura-se, em Fortaleza, na Rua da Praia (atual Avenida Alberto Nepomuceno), em frente à Secretaria da Fazenda, o Café Gato Preto.

22 de abril de 1928 - Inaugurado o jardim e bosque construídos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, na esplanada do Quartel do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, atualmente ocupado pela 10ª Região Militar, na Avenida Alberto Nepomuceno.

27 de junho de 1928 - Dado ao jardim recém inaugurado em frente ao quartel do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, na Avenida Alberto Nepomuceno, o nome de Jardim General Tomás Cordeiro.
É onde hoje fica a 10ªRegião Militar.

 Jardim General Tomás Cordeiro em frente ao quartel da a 10ª Região Militar
Foto do Arquivo Nirez

23 de novembro de 1944 - O 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, muda-se, do quartel na Avenida Alberto Nepomuceno (onde hoje fica a 10ª RM) para o novo quartel, na Avenida 13 de Maio nº 1589, esquina com Avenida dos Expedicionários, permanecendo no velho quartel a Banda de Música e a 3ª Companhia.
O novo quartel foi construído pelo engenheiro do Exército capitão Francisco Rodrigues de Castro.

A Avenida Alberto Nepomuceno - Foto do Arquivo Nirez

·         Em alguns momentos, o Livro Cronologia Ilustrada de Fortaleza, se refere a Rua da Praia como sendo a atual Avenida Alberto Nepomuceno. Mas também, como sendo o antigo nome da Avenida Pessoa Anta.
Só mesmo o Nirez para esclarecer ou nos tirar esta dúvida!


Continua...

Saiba mais sobre a Avenida AQUI


Fontes: Livro Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: