Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Lojas Milano - Meio século no coração da cidade
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sábado, 25 de julho de 2015

Lojas Milano - Meio século no coração da cidade


Em 31 de agosto de 1965, era inaugurada a loja Milano Roupas S/A., dirigida por Oscar Roque Bezerra, presidente; Anselmo Roque Bezerra, Vice-presidente; Expedito Leite de Sousa, diretor comercial; e Venício Prata, diretor financeiro, na rua Major Facundo nº 584, na Praça do Ferreira

É inaugurada em 03 de dezembro de 1971, com bênção de Dom Miguel Câmara, na rua Barão do Rio Branco, sua filial Di Roma. Em nome dos proprietários falou Clóvis Arrais Maia, presidente da Federação do Comércio.



Em 14 de outubro de 1972,
Oscar Roque lança com sucesso em suas lojas Milano e Di Roma, as bolsas capanga (A capanga é um dos mais clássicos modelos de bolsa masculina, que fez bastante sucesso nos anos 70 e 80), para homens. 

Nesse local, seria construído o prédio que abrigou a Lojas Milano durante 50 anos. 
A foto é de 1955

A fachada da Milano. 
Foto de Davi M.

Milano era sinônimo de tradição!
Foto de Igor R.


A Milano foi vizinha da Farmácia Oswaldo Cruz por meio século... É, será difícil olhar naquela direção e constatar que a Milano não estará mais lá... :(

Imagem Google Street

Imagem Google Street

Após 50 anos, Milano fecha as portas


"Inaugurada em 31 de agosto de 1965, as lojas Milano baixaram as portas para sempre. Milano significava seu Oscar, um comerciante respeitado em Fortaleza até os dias de hoje.

Segundo funcionários da Farmácia Oswaldo Cruz, outro comércio do século passado, os proprietários são um casal de idosos. O dono, seu Oscar, está com Alzheimer, a esposa, dona Socorro, é cadeirante. Eles decidiram fechar porque não tem filhos e nem parentes que deem continuidade ao negócio e eles estão muito debilitados.

Milano em seus últimos dias...


"Não é crise econômica, é falta de condições pessoais", comentam os vizinhos. "Não dá para ter certeza se fecharam de vez, pra sempre", comentou um cliente emocionado, com olhos marejados.

Mas eles vão mesmo fechar... Vão mesmo fechar."
Roberto Moreira 
(Diário do Nordeste)


A conceituada loja deixará saudades!!!

"...essa geração de consumidores alienados que consomem marcas na intenção de encontrar espaço em algum grupo social, perdem a oportunidade de consumir qualidade, padrão e estilo que a citada loja oferecia. Fui cliente, tenho uma calça estilo italiana que foi ajustada por um alfaiate da própria loja, que a percepção de valor pela qualidade se tornava bem barata.
É difícil um empresário que tem filosofia de qualidade se render ao consumo descartável que encontramos em modo geral."                    


"... a Milano tinha uma clientela fiel, é que falta a sucessão empresarial, proveniente do vínculo familiar. É uma pena."


"Bom gosto e qualidade são atemporais. Tudo é uma questão de estilo."



"Fez história, assim como a farmácia Osvaldo Cruz e o Cine são Luís fazem parte da praça do Ferreira e de Fortaleza."


"Milano e Di Roma, duas lojas chiquérrimas muito inovadoras para a época!"

"Sou advogado, morei em Fortaleza nos anos 90 e início dos anos 2000, tenho boas recordações desta loja, um senhor vendedor da Milano que me ensinou a dá nó de gravata, no início da minha labuta advocatícia."


"Que pena estou triste eu era cliente da Milano a muitos anos!!!"


"Eu lembro que minha mãe ia comprar meu fardamento num armazém próximo... eu devia ter uns 7 anos, passava por aquela loja bonita não muito grande... eu achava o máximo, vai deixar saudades, só quem é dessa época sabe bem o q falo... É uma pena, uma tradição na cidade passar por isso..."


"Que notícia triste! Meu pai só compra roupas lá, o atendimento era excelente."

Mais comentários AQUI


Fonte: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo e
Portal do Ceará de Gildácio Sá 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: