Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : 1 década de Fortaleza Nobre
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 29 de janeiro de 2019

1 década de Fortaleza Nobre


Há 10 anos nascia, sem nenhuma pretensão, o Fortaleza Nobre. Resolvi criar o blog apenas para arquivar as fotos que eu tinha da cidade e por sentir na pele a dificuldade que era encontrar algo sobre a história das nossas ruas, dos nossos monumentos, praças, bairros, praias... Tudo era muito escasso e pobre em informação. Por ser nostálgica, eu estava sempre querendo saber mais sobre uma Fortaleza que só ouvia falar das conversas com meu pai ou através dos livros que lia. Achava incrível imaginar como devia ser a vida dos que dependiam dos bondinhos, dos que tiveram o privilégio de conhecer o castelo do Plácido, de estudar na Escola Normal, dos que ainda podiam sentar nas calçadas para ouvir os causos dos mais velhos, que assistiram a construção da catedral da Sé, adentraram no Cine Moderno e Majestic, faziam compras na 'A Cearense', 'A Rainha da Moda' ou na Broadway, em plena "esquina do pecado"... Como devia ser agradável sentar nos bancos da Praça do Ferreira e ainda sentir a brisa que levantava as saias das normalistas e corava as faces... Hoje, só posso agradecer a todos que curtem, compartilham ou estudam pelo Fortaleza Nobre. Obrigada!!!

Me sinto lisonjeada por receber e-mails de professores e alunos e saber da importância do blog para tantas pessoas, que assim como eu, amam a Fortaleza Nobre, a Fortaleza antiga e claro, a Fortaleza de hoje, que apesar dos contratempos, continua sendo a nossa cidade amada!

14 comentários:

  1. Eu conheci seu site para intermédio de uma amiga, joanna Teronne.
    Parabéns você fiz um trabalho exceptionnel.
    Desculpa pelo meu português rudimentares, sou francês e meu português não é perfeito Mas como eu gosto de Fortaleza eu consulte com prazer seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bom dia! :)
      Lhe entendi perfeitamente.
      Que maravilha esse retorno positivo, obrigada!
      A Joanna é uma querida amiga.

      Um forte e caloroso abraço

      Excluir
  2. Muito bom o seu site! É MUITO vasto. Tá de parabéns! Eu estava pesquisando algo no Google que nem mesmo me lembro e o encontrei por acaso, que pra mim foi uma surpresa muito grata mesmo. Eu gosto muito de ver fotos antigas (antes/depois) de cidades.
    Um abraço deste Fortalezense que vive hoje em Terras Mineiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rembrandt, muito obrigada!
      Fico feliz demais em saber. :D

      Forte abraço

      Excluir
  3. Cara senhora, Leila Nobre.
    Cearense, residindo nos Estados Unidos da América por quase 25 anos, mas que nunca esqueceu suas raízes alencarinas, é para mim um motivo de muita satisfação e alegria, não somente visitar nossa Fortaleza pelo menos uma vez por ano, mas também visita-la com mais frequência através do site Fortaleza Nobre. Muito obrigado por seu trabalho em prol da memória de nossa cidade, resgatando não somente sua história, mas também seus aspectos culturais.
    Cordiais saudações
    Sérgio Albuquerque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sérgio!

      Fico extremamente feliz em saber que o Fortaleza Nobre ajuda conterrâneos, que vivem tão longe, a matar um pouco da saudade da terrinha. :)

      Receba um forte e caloroso abraço

      Excluir
  4. Há 10 anos acompanho esse blog. Como professor de Literatura fico muito feliz com trabalhos como esse. Inclusive tem me ajudado bastante o material aqui presente. Parabéns e obrigado por nos presentear com essa Fortaleza Nobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por acompanhar o trabalho desde o início e continuar nos prestigiando! :)

      Um forte e caloroso abraço

      Excluir
  5. Obrigado por nos dar esse blog de presente. Moro há vinte anos em Rondônia. Eu revivi a saga dos cearenses, soldados da borracha, claro, vivendo outros tempos e outras condições. Mas o sentimento foi o mesmo. Tenho amor por Rondônia, mas um dia desejo voltar para Fortaleza. Quando nasci, moravámos na beira da praia, na Beira Mar. Meu desejo é terminar meus dias do jeito que comecei: na beira da praia, em Fortaleza.

    ResponderExcluir
  6. Ah, meu nome é Fernando Machado, o soldado da borracha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Fernando, se o blog é um presente, seu comentário tbm é um presente. Fico feliz em saber da sua vontade em retornar para nossa terrinha, espero que esse desejo se concretize!
      Fortaleza aguarda seus filhos de braços abertos.
      Fico lisonjeada em falar com um soldado da borracha. :)
      Um abraço forte e caloroso

      Excluir
  7. Boa noite Leila, estou feliz em saber que vc continua atualizando o site. Parabéns! Continue sempre

    ResponderExcluir
  8. Olá, Só agora em 2019 conheci seu trabalho. Esplêndido!parabéns. Por favor continue trazendo mais riqueza da nossa gente...você acaba de me inspirar a fazer faculdade...rsrs. Gostaria que me ajudasse descobrir a origem da familia ferreira no Ceará.por favor...zap 85 98597-2457 darlan,desde já obrigado por manter atuAlizado seu trabalho.sucesso.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: